Cruzeiro é o legítimo campeão brasileiro de 2014

Bom lembrar que o Cruzeiro ganhou seu segundo título consecutivo no Brasileirão. Foi campeão no ano passado e confirmou em 2014. No total, no entanto, ele é tetracampeão do Brasil.

O Cruzeiro, de Belo Horizonte, é o grande campeão brasileiro. A conquista aconteceu em jogo disputado em BH contra o Goiás, O título não podia ficar em outras mãos.

0002050045181 img

Agora não há mais dúvida. O Cruzeiro, de Belo Horizonte, é o grande campeão brasileiro da temporada. A conquista aconteceu em jogo disputado em BH contra o Goiás, e onde o time de Marcelo de Oliveira mesmo com dificuldades soube como vencer por 2 a 1. O título não podia ficar em outras mãos.

Bom lembrar que o Cruzeiro ganhou seu segundo título consecutivo no Brasileirão. Foi campeão no ano passado e confirmou em 2014. No total, no entanto, ele é tetracampeão do Brasil. Merecidamente!

Cruzeiro tem um elenco unido e que

Cruzeiro tem um elenco unido e que “reza a cartilha” do técnico Marcelo Oliveira

Foi o Cruzeiro quem praticamente ponteou o campeonato do começo ao fim. Teve uma ou outra oscilação, mas, na média, esteve sempre muito à frente dos demais concorrentes. Tanto é verdade que o título veio com duas rodadas de antecedência e com números fantásticos de um digno campeão. Em trinta e seis jogos disputados o time estrelado de Minas ganhou 23, empatou 7 e perdeu apenas 6. Teve 70.4 por cento de aproveitamento. Uma média histórica.

A diferença do Cruzeiro para o atual vice-líder do campeonato (o São Paulo) é de sete pontos, o que demonstra sua superioridade sobre o segundo melhor time do campeonato até agora. O São Paulo, que se manteve isolado em segundo lugar, com a vitória de domingo em Cuiabá contra o Santos, não tem mais nenhuma chance de título no Brasileirão, mas já conquistou sua classificação para a Copa Libertadores de América.

Essa vaga ninguém lhe tira. E ainda pode alcançar esse privilegio se ganhar a Copa Sulamericana que também dá vaga na Libertadores ao seu campeão.

Mas se há o lado positivo a ser destacado, também há o negativo, desta que foi a trigésima sexta rodada do campeonato. O Criciúma, que fez um péssimo campeonato, oficializou na tarde de domingo seu rebaixamento para a Série B do Brasileiro. O time catarinense só empatou com o Flamengo por 1 a 1 e perdeu qualquer chance de ainda escapar da degola.

C * U * R * T * A * S

* A VITÓRIA do São Paulo sobre o Santos foi legítima. Foi o time mais objetivo e a equipe que jogou um futebol de melhor qualidade. No primeiro tempo do jogo houve empate sem gols e um futebol pobre. Mas no segundo período a partida pegou fogo e o São Paulo fez seu gol através Boschilia, aos 9 minutos. Depois disso, colocou a bola no chão e segurou a vantagem. Placar magro mas justo.
* NESTA partida Muricy Ramalho resolveu poupar boa parte dos titulares. Colocou quase todos os seus reservas e, ainda assim, dominou a partida para delírio de boa parte dos 34.147 pagantes que era constituída por sãopaulinos daquela região do Brasil. No final do jogo quando o São Paulo tocou bola para passar o tempo, a torcida se divertiu e não se cansou de gritar olé. Foi uma festa.
São Paulo venceu o Santos na Arena Pantanal e manteve a vice-liderança

São Paulo venceu o Santos na Arena Pantanal e manteve a vice-liderança

* MELHOR jogador do São Paulo foi Luiz Fabiano. Ele não fez gols mas correu o tempo todo e colaborou com o time na defesa e no ataque. Rogério Ceni fez boas defesas e foi decisivo para o São Paulo segurar o resultado. Edson Silva brilhou na defesa e Boschilia no meio campo. Decepções foram Ademilson e Oswaldo que produziram muito pouco. Paulo Miranda também errou demais.

* NO SANTOS o destaque vai para Robinho enquanto teve pernas. Acabou substituído por cansaço porque o calor em Cuiabá estava muito forte. Na defesa Edu Dracena mostrou a competência de sempre. O jovem Geuvânio também brilhou com dribles desconcertantes e bons arremates. Lucas Lima foi o melhor no meio campo. O pior voltou a ser Leandro Damião que errou tudo que fez.
* FOI O OITAVO jogo seguido sem derrota do São Paulo no Brasileiro. São seis vitórias e dois empates. Já o Santos completou seu sétimo jogo sem vencer. Foram cinco derrotas e dois empates. Dizem que a diretoria do Peixe só espera o final do campeonato para demitir o técnico. Eleições no Peixe serão dia 6 de dezembro. Cinco chapas vão concorrer. No Santos todo associado vota.
* AGORA faltam apenas duas rodadas para o Campeonato Brasileiro de 2014 terminar. A trigésima sétima será disputada no próximo final de semana. No sábado, Inter x Palmeiras (colorado busca firmar-se no G4 e Verdão em escapar do rebaixamento), Criciúma x Sport e Flamengo x Vitória. No domingo, mais sete jogos, alguns, muito importantes para o futuro de alguns dos participantes.
Guerrero fez seu 11.º gol pelo Corinthians no Brasileiro Chevrolet

Guerrero fez seu 11.º gol pelo Corinthians no Brasileiro Chevrolet

* FLUMINENSE e Corinthians, por exemplo, jogam no Rio. Ambos precisam vencer porque brigam pelo mesmo objetivo. Uma vaga no G4 e, por consequência, na Libertadores do ano que vem. O São Paulo recebe o Figueirense, no Morumbi. Dependendo do cansaço, Tricolor tem tudo para ficar com os três pontos. Santos x Botafogo é jogo importante só para o time da Estrela Solitária, do Rio.

* O SANTOS não tem mais objetivos neste campeonato. Em Chapecó, Chapecoense x Cruzeiro. Em Curitiba, Atlético Paranaense x Goiás. Em Minas, Atlético Mineiro x Coritiba e em Salvador, Bahia x Grêmio. Depois dessa rodada, apenas a trigésima oitava e o campeonato terá chegado ao seu final. A partir daí o futebol brasileiro vai entrar em férias até a segunda quinzena de janeiro.
* O CORINTHIANS fez prevalecer o seu mando de campo e venceu o Grêmio, de Felipão, por 1 a 0 (gol contra de Rodolfo em chute de Guerrero). O resultado foi justo, porque, mesmo sem jogar um futebol de alto nível o time de Mano Menezes fez o necessário para merecer a vitória. O Grêmio até foi bem na marcação, mas errou quase tudo no ataque. Mais de 36 mil pessoas viram o jogo.
* NO PRIMEIRO tempo o Grêmio só se defendeu. O Corinthians teve maior posse de bola mas quase não arrematou. No segundo período houve uns vinte minutos de domínio gremista. Domínio estéril, porque o time gaúcho quase não chutou a gol. Casso foi o privilegiado espectador da partida. Já Marcelo Grohe trabalhou bastante, em especial, no segundo período. Foi destaque da partida.
* NO TIME da Fiel o maior destaque foi Renato Augusto, seguido do zagueiro Gil. Na lateral, bom trabalho de Fábio Santos. No ataque só Guerrero brilhou. Em compensação, alguns jogadores estiveram abaixo do nível da partida. Cito Elias, que não jogou nada, Petros, que só reclamou e Malcon que não acertou nenhuma boa jogada. Jadson, que entrou no segundo tempo, nada fez.
Alguns garotos do Corinthians não foram bem contra o Grêmio

Alguns garotos do Corinthians não foram bem contra o Grêmio

* NO GREMIO foi boa a atuação dos zagueiros. Rhodolfo só teve um senão: enrolou-se num chute de Guerreiro e colocou a bola para dentro de seu gol. Ou seja: deu a vitória ao Corinthians. No resto do time, o Tricolor gaúcho também deixou a desejar. Em especial no ataque, onde ninguém brilhou. Todos os atacantes gremistas foram anulados pela defesa corintiana. Nem Barcos se salvou.

* COM A VITÓRIA o Corinthians deu mais um passo para a Libertadores. Está em terceiro lugar, à frente de Internacional, Atlético Mineiro e Grêmio, que são seus adversários mais diretos nesta briga. Pelo andar da carruagem, acredito que Mano Menezes vai conseguir classificar seu time para a Libertadores. Se conseguir, pode até ter seu caso analisado e um novo contrato assinado. É possível.
* QUANDO o jogo estava muito perto de seu final, um grupo de torcedores do Corinthians acendeu sinalizadores. O árbitro parou o jogo e deu mais seis minutos de acréscimo. E se o Grêmio fizesse o gol de empate neste período acrescentado pelo juiz? A reação foi imediata. Torcedores próximos desse grupo praticamente expulsaram a todos do local onde estavam. Mas o ato irá para a súmula.
* O G4 DA Série A conta agora com Cruzeiro, que tem 76 pontos ganhos e já é o campeão. O São Paulo, que é vice-líder com 69. O Corinthians tem 66 e o Inter está com 63. Na zona de rebaixamento estão Vitória, com 38, Bahia com 34, Botafogo com 33 e Criciúma, que já caiu, com 31. O Palmeiras que tem 39 pontos, foi superado pelo Coritiba que nesse momento tem 41 pontos.
* PRÓXIMOS jogos da Série A. No sábado, Internacional x Palmeiras, Criciúma x Sport e Flamengo x Vitória. No domingo jogam Fluminense x Corinthians, São Paulo x Figueirense, Santos x Botafogo, Chapecoense x Cruzeiro, Atlético Paranaense x Goiás, Atlético Mineiro x Coritiba e Bahia x Grêmio. Será a trigésima sétima rodada da competição. Vai faltar apenas uma para chegar ao seu final.
* PELA SÉRIE B a tabela de jogos prevê mais dez jogos pela última rodada do campeonato. Os jogos serão todos no sábado desta semana. Jogam Oeste x Joinville, Portuguesa x Vila Nova, Paraná x América RN, Náutico x Ponte Preta, Luverdense x Ceará, Icasa x Boa Esporte, Avaí x Vasco da Gama, Atlético GO x Santa Cruz, ABC x Bragantino e América Mineiro x Sampaio Correia.
América Mineiro venceu a Ponte Preta, em Campinas e continua na briga pelo G4 - Foto: Uéber Fernandes - AFI

América Mineiro venceu a Ponte Preta, em Campinas e continua na briga pelo G4

* NA RODADA do último final de semana, a Ponte Preta perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato ao perder para o América MG, em casa. O Joinville que disputa o titulo com a Macaca empatou com o Luverdense em casa e perdeu a chance de ganhar o título por antecipação. No momento, o G4 tem Joinville com 70 pontos, Ponte com 68, Vasco com 63 e o Boa Esporte com 59.

* O VASCO empatou em casa mas ainda assim garantiu seu acesso a primeira divisão. No ano que vem, o time de Eurico Miranda vai disputar a Série A. O gol do Vasco foi de Kleber. Ainda tem chance de subir o Atlético Goianiense e o Avaí que têm 59 pontos e o América-MG que está com 58. O título será decidido sábado que vem. O Joinville e a Ponte jogam fora. Tudo pode acontecer.
* NA ZONA do rebaixamento estão Bragantino com 43 pontos ganhos, Icasa com 40, Vila Nova com 29 e Portuguesa de Desportos com 25. Braga e Icasa ainda têm alguma chance de não serem rebaixados (ou um ou outro). Acima deles está o América-RN que também tem 43 e pode ser superado pelo Bragantino que sábado enfrenta o ABC, em Natal. É difícil, mas pode se salvar.
Arnaldo Branco: trabalho de jornalista garantiu título ao Palmeiras

Arnaldo Branco: trabalho de jornalista garantiu título ao Palmeiras

* A FIFA reconheceu oficialmente que a Copa Rio 51 que foi conquistada pelo Palmeiras, foi equivalente a um Mundial Interclubes. Como consequência, o Palmeiras pode acrescentar ao seu currículo um título mundial, oficializado pela Fifa, o que ele não tinha. Agora só falta a Fifa fazer o mesmo com todas as finais de mundiais disputadas no Japão pela famosa Copa Toyota de Futebol.

* SE ELA fizer isso, os títulos mundiais conquistados por Santos, São Paulo, Inter, Grêmio e outros clubes do mundo, passarão a ter a mesma validade daquele que hoje é disputado no torneio anual organizado pela Fifa. E ninguém mais irá discutir se os clubes que disputaram a famosa Copa Toyota no passado, ganharam um titulo tão valioso quanto aquele que é disputado no modelo atual.
* GOSTARIA ainda de acrescentar que o responsável direto por mais esse título do Palmeiras, foi o jornalista Arnaldo Branco Filho. Foi ele quem, ao lado de um diretor do Palmeiras, percorreu vários países da Europa tempos atrás e colheu dados importantes junto a ex atletas que participaram da Copa Rio e criou o dossiê que o Palmeiras enviou à Fifa para reconhecimento e homologação.
* ACHO QUE com essa decisão da Fifa, que só aconteceu por causa do excelente trabalho realizado por Branco Filho, o Palmeiras fica em débito com esse jornalista. Se houver justiça, o Conselho Deliberativo do clube deveria convocar o Arnaldo proximamente e fazer-lhe uma homenagem de agradecimento. Mesmo porque, sem o dossiê, esse título nunca seria entregue ao clube pela Fifa.
* NA COLUNA passada falei do Marcos Falopa, que hoje é técnico da Seleção de Barbados. Ele acabou de me informar que dia 11 de dezembro estará em Geneva, onde participará de uma Conferência promovida pela ISC – International Sports Convention. Serão 18 grupos discutindo esportes. Falopa está no grupo The International Coaching Expo e vai falar sobre o que mais sabe: futebol.
São Paulo, de Ganso, tenta vaga na final da Sul-Americana

São Paulo, de Ganso, tenta vaga na final da Sul-Americana

* A COPA Sulamericana de Futebol terá sequência no meio desta semana. O São Paulo, que perdeu para o Atlético Nacional, em Medellin, Colômbia, no meio da semana passada, vai voltar a campo para disputar o segundo jogo das semifinais, desta vez, no estádio do Morumbi. Como perdeu lá por 1 a 0, o Tricolor vai precisar vencer por dois gols sem tomar nenhum para se classificar.

* SE O RESULTADO for de empate, o Atlético Nacional se classifica. Se a vitória tricolor for por 1 a 0, a decisão irá para os pênaltis. E se o Atlético fizer gols no Morumbi, o São Paulo vai precisar fazer ainda mais gols para conseguir a vaga. Pelo que vi no primeiro jogo, o São Paulo é tecnicamente superior do adversário. Se jogar o que sabe, tem condições de fazer 2 a 0 em cima do Atlético.
* O PROBLEMA é o cansaço. Muricy Ramalho disse que boa parte de seus jogadores está estressada. Já não conseguem correr durante o jogo todo. Isso pode atrapalhar, e muito, os planos de classificação do São Paulo. A diretoria do clube já começou a fazer campanha para superlotar o Morumbi na quarta feira. Ela acredita que, empurrado pela sua torcida, o São Paulo se classifique.
* SE CLASSIFICAR, o São Paulo vai pegar o vencedor de River Plate e Boca Juniores. No jogo de ida, deu empate sem gols no La Bombonera. Neste meio de semana, os dois grandes clubes argentinos disputam a segunda partida. O vencedor vai para a decisão final. Em tese, por ter conseguido empatar no campo do adversário, o River tem mais chance de conseguir essa vaga.
* SE NÃO conseguir a classificação, o São Paulo vai terminar o ano sem conquistar um título sequer. Mais um ano de vacas magras para o torcedor são-paulino. Daí o trabalho que diretoria, comissão técnica e jogadores do clube vem fazendo para ao menos ser campeão da Sulamericana, titulo que o Tricolor já ganhou uma vez no passado. Se ganhar essa, será bicampeão da Sulamericana.
* COM esse título, estará classificado para disputar a Libertadores 2015. A outra forma de disputar esse torneio está garantida com a vice-liderança Campeonato Brasileiro. O projeto Libertadores, por sinal, já começou a ser discutido pela diretoria tricolor com o técnico Murici Ramalho. O clube promete investir em reforços para entrar forte em busca desse título.
* IMPORTANTE destacar que as finais da Sulamericana desse ano serão disputadas nos dias 3 e 10 de dezembro. A Comebol promete definir locais e horários assim que as semifinais chegarem ao seu final. Se o São Paulo chegar a essas finais, terminará a temporada três dias depois dos demais clubes brasileiros. A temporada do futebol nacional termina no dia 7 de dezembro, um domingo.
Cruzeiro, campeão brasileiro, vai tentar reverter vantagem de 2 a 0 do rival Atlético

Cruzeiro, campeão brasileiro, vai tentar reverter vantagem de 2 a 0 do rival Atlético

* CRUZEIRO e Atlético Mineiro decidem nesta quarta-feira, em Minas, o título da Copa do Brasil 2014. No jogo de ida deu Atlético, por 2 a 0. Uma vantagem que poderá levar o Galo mineiro ao titulo e a vaga direta para a Libertadores. O Cruzeiro tem time e futebol para desfazer essa diferença. Mas não será fácil. O Atlético atravessa ótima fase e tem até condições de vencer essa partida.

* TRATA-SE DE um clássico regional de enorme rivalidade. E, como se diz no futebol, clássico é clássico e não tem favorito. Por isso, inicialmente, nem os 2 a 0 que o Atlético tem de vantagem o coloca como grande favorito dessa partida. Ele vai precisar lutar muito para se impor e não pode dar sopa para o azar, ou o Cruzeiro vira essa vantagem e acaba levantando mais essa taça.