Pela primeira vez na história grandes de São Paulo passam ano em branco. Confira!

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos não conquistaram nenhum título na temporada

Quando se pensa em um campeonato estadual com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, logo se imagina que um destes quatro grandes times do Estado será campeão.

0002050045870 img

São Paulo, SP, 27 (AFI) – Quando se pensa em um campeonato estadual com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, logo se imagina que um destes quatro grandes times do Estado será campeão. Este ano não foi bem assim, e pela primeira vez na história, os quatro grandes do Estado de São Paulo passaram a temporada em branco.

Os estaduais realizados no Brasil são uma forma dos grandes times conquistarem uma taça no ano, mas em São Paulo a concorrência é maior. Neste ano quem ficou com o título foi o Ituano, que desbancou o Palmeiras na semifinal e o Santos na decisão, além de ficar com uma das vagas do grupo do Corinthians, que sequer avançou de fase.

Ituano ficou com o título do Campeonato Paulista 2014

Ituano ficou com o título do Campeonato Paulista 2014

Porém, não é normal que os quatro times passem a temporada sem nenhum título, tanto que em 2014 é um fato inédito. Nas outras quatro oportunidades que um time foi campeão estadual – Inter de Limeira em 1986, Bragantino em 1990, Ituano em 2002 e São Caetano em 2004 –, pelo menos um grande acabou vencendo outro campeonato.

Em 1986, quando a Inter foi campeã estadual e o Palmeiras ficou com o vice, o São Paulo acabou sagrando-se campeão Brasileiro e colocando o estado no topo mais uma vez. Já em 1990 foi a vez do Corinthians conquistar o título nacional enquanto o Bragantino ficava com o título do Paulistão.

Nas outras duas oportunidades quem atraiu os olhares de volta ao futebol paulista foi o Santos, campeão Brasileiro tanto em 2002, como em 2004. Nestes anos, nenhum grande disputou a final estadual. Quando o Ituano foi campeão, a final foi contra o União São João, enquanto São Caetano e Paulista fizeram a decisão conquistada pelo Azulão.

Em 1925, quase 90 anos atrás, o São Bento foi o campeão paulista organizado pela APEA (Associação Paulista de Esporte Atléticos). No mesmo ano o Corinthians foi campeão, mas do campeonato organizado pela LPF (Liga Paulista de Foot-Ball). Naquela época o futebol brasileiro ainda era amador e não existia Campeonato Brasileiro.

CORINTHIANS E TEMPORADA PÍFIA!

O Corinthians iniciou o ano principalmente visando a inauguração do seu estádio, que só ficara pronto em julho, e acabou esquecendo do que acontecia dentro de campo. Mano Menezes chegou para substituir Tite e acabou passando em branco no alvinegro.

Guerrero até tentou ajudar o Timão na temporada, mas time foi muito irregular

Guerrero até tentou ajudar o Timão na temporada, mas time foi muito irregular

No Campeonato Paulista o time sequer conseguiu avançar as quartas de final, terminando a primeira fase apenas na terceira posição do grupo. No Campeonato Brasileiro o time está prestes a conquistar a vaga na Libertadores, mas não era esse o objetivo principal. Muito inconstante, o “Robin Hood”, assim denominado por ganhar dos grandes e tropeçar contra pequenos, o Corinthians acabou vendo o Cruzeiro deslanchar e o título ficar para a próxima.

A grande esperança de salvar o ano era a Copa do Brasil. O time fez boa campanha nas primeiras fases da competição e, nas quartas de final teve pela frente o Atlético-MG. Em casa, já no seu estádio, vitória por 2 a 0 e vaga bem encaminhada. Porém, no Mineirão uma das partidas mais vergonhosas do time, que marcou um gol logo no começo do jogo, mas acabou sofrendo a virada por 4 a 1 e, consequentemente, foi eliminado.

PALMEIRAS E O CENTENÁRIO PARA ESQUECER!

Outro time grande que teve um ano péssimo foi o Palmeiras. No ano do seu centenário o alviverde esperava, assim como o Corinthians, a inauguração de seu estádio, que veio a acontecer no começo de novembro. Porém, diferentemente do rival, o Verdão começou a temporada bem.

Valdivia pouco fez para ajudar o Verdão

Valdivia pouco fez para ajudar o Verdão

No Campeonato Paulista, o Palmeiras passou da primeira fase sem dificuldades, apresentando um belo futebol e passando por cima dos rivais. Porém, quando precisou mostrar a força de um grande time, não o fez. Resultado: eliminação para o Ituano na semifinal e primeiro título perdido no ano.

Porém, o pior ainda estava por vir. Na Copa do Brasil mais uma vez o Atlético-MG foi a pedra no sapato de um grande de São Paulo. No jogo de ida, no Pacaembu, vitória do Galo por 1 a 0 e vaga praticamente assegurada. No Independência, mais um triunfo, dessa vez por 2 a 0.

A esperança do Palmeiras era o Brasileiro. Mas não esperança de título ou de vaga na Libertadores, e sim de evitar o rebaixamento. Após conquistar o acesso à Série A em 2013, o Verdão mais uma vez decepcionou seu torcedor e passou boa parte da competição na parte de baixo da tabela. Ao que tudo indica, brigará até a ultima rodada para não ser rebaixado.

NEM OS MENINOS DA VILA SALVARAM!

Vivendo tempos de crise financeira e imbróglios presidenciais, o Santos teve uma temporada para se esquecer. Chegou na final do Paulistão, é verdade, mas acabou perdendo para o Ituano nos pênaltis em pleno Pacaembu lotado à espera do 21º título estadual, que não veio.

Robinho chegou para ser o cara do Santos

Robinho chegou para ser o cara do Santos

Engana-se quem pensa que o Santos não investiu pesado no elenco para a temporada. O principal nome contratado pela diretoria foi Leandro Damião, ex-Internacional, que chegou ao clube por cerca de R$ 45 milhões. Um fiasco total. O atacante de longe foi aquele jogador que marcou belos gols no time gaúcho e muitos dizem que foi a pior contratação da história do alvinegro praiano.

Sem brigar por nada no Campeonato Brasileiro, onde ficou boa parte da competição estacionado no meio da tabela, a expectativa era o título da Copa do Brasil. Porém teve logo o Cruzeiro, melhor time da temporada, pela frente. Perdeu no Mineirão por 1 a 0. Na Vila, vencia por 3 a 1 até os 40 minutos, quando a Raposa correu atrás do resultado e empatou por 3 a 3. Mais uma vez um grande de São Paulo decepcionando.

PATO, GANSO, KAKÁ… FIASCO!

O São Paulo começou a temporada recheado de craques. Ganso, Pato, que foi trocado com o Corinthians no começo do ano por Jadson, mas nem isso adiantou. Kaká chegou em julho, mas também não levantou nenhuma taça no Tricolor. A primeira queda foi no estadual para o modesto Penapolense, em pleno Morumbi.

Rogério Ceni deve se aposentar no final do ano sem nenhum título em 2014

Rogério Ceni deve se aposentar no final do ano sem nenhum título em 2014

A grande esperança de salvar o ano era o Campeonato Brasileiro. Agora com Kaká e Michel Bastos, o time de Muricy Ramalho fez boa campanha, assegurou a vaga na Libertadores, mas sofreu da mesma inconstância do Corinthians e viu o Cruzeiro arrancar na liderança.

O que restou foi a Sul-Americana. Mas rapidamente o segundo título da competição virou sonho com a queda, novamente no Morumbi, dessa vez para o Atlético Nacional, da Colômbia. No jogo de ida, o São Paulo perdeu por 1 a 0. Na hora da decisão, de virar a partida em casa, acabou derrotado. Outro grande que se despede de 2014 de mãos vazias.

O QUE ESPERAR EM 2015?

Após um ano muito fraco dos grandes times de São Paulo, o que a torcida espera é 2015 com, pelo menos, um título. Além do Campeonato Paulista, onde entram como francos favoritos, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo também vão disputar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores – por enquanto apenas Tricolor já está garantido, enquanto o Timão precisa de um ponto em duas rodadas .

O Santos estará na Sul-Americana e tenta, pela primeira vez, conquistar tal competição. Já o Palmeiras, de estádio novo e com uma torcida que, apesar da má fase do time, parece não desistir nunca, tenta se reerguer e mostrar que ainda é um time forte no cenário nacional.