Pela primeira vez na história grandes de São Paulo passam ano em branco. Confira!
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos não conquistaram nenhum título na temporada
Quando se pensa em um campeonato estadual com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, logo se imagina que um destes quatro grandes times do Estado será campeão.
São Paulo, SP, 27 (AFI) – Quando se pensa em um campeonato estadual com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, logo se imagina que um destes quatro grandes times do Estado será campeão. Este ano não foi bem assim, e pela primeira vez na história, os quatro grandes do Estado de São Paulo passaram a temporada em branco.
Os estaduais realizados no Brasil são uma forma dos grandes times conquistarem uma taça no ano, mas em São Paulo a concorrência é maior. Neste ano quem ficou com o título foi o Ituano, que desbancou o Palmeiras na semifinal e o Santos na decisão, além de ficar com uma das vagas do grupo do Corinthians, que sequer avançou de fase.
Porém, não é normal que os quatro times passem a temporada sem nenhum título, tanto que em 2014 é um fato inédito. Nas outras quatro oportunidades que um time foi campeão estadual – Inter de Limeira em 1986, Bragantino em 1990, Ituano em 2002 e São Caetano em 2004 –, pelo menos um grande acabou vencendo outro campeonato.
Em 1986, quando a Inter foi campeã estadual e o Palmeiras ficou com o vice, o São Paulo acabou sagrando-se campeão Brasileiro e colocando o estado no topo mais uma vez. Já em 1990 foi a vez do Corinthians conquistar o título nacional enquanto o Bragantino ficava com o título do Paulistão.
Nas outras duas oportunidades quem atraiu os olhares de volta ao futebol paulista foi o Santos, campeão Brasileiro tanto em 2002, como em 2004. Nestes anos, nenhum grande disputou a final estadual. Quando o Ituano foi campeão, a final foi contra o União São João, enquanto São Caetano e Paulista fizeram a decisão conquistada pelo Azulão.
Em 1925, quase 90 anos atrás, o São Bento foi o campeão paulista organizado pela APEA (Associação Paulista de Esporte Atléticos). No mesmo ano o Corinthians foi campeão, mas do campeonato organizado pela LPF (Liga Paulista de Foot-Ball). Naquela época o futebol brasileiro ainda era amador e não existia Campeonato Brasileiro.
CORINTHIANS E TEMPORADA PÍFIA!
O Corinthians iniciou o ano principalmente visando a inauguração do seu estádio, que só ficara pronto em julho, e acabou esquecendo do que acontecia dentro de campo. Mano Menezes chegou para substituir Tite e acabou passando em branco no alvinegro.
No Campeonato Paulista o time sequer conseguiu avançar as quartas de final, terminando a primeira fase apenas na terceira posição do grupo. No Campeonato Brasileiro o time está prestes a conquistar a vaga na Libertadores, mas não era esse o objetivo principal. Muito inconstante, o “Robin Hood”, assim denominado por ganhar dos grandes e tropeçar contra pequenos, o Corinthians acabou vendo o Cruzeiro deslanchar e o título ficar para a próxima.
A grande esperança de salvar o ano era a Copa do Brasil. O time fez boa campanha nas primeiras fases da competição e, nas quartas de final teve pela frente o Atlético-MG. Em casa, já no seu estádio, vitória por 2 a 0 e vaga bem encaminhada. Porém, no Mineirão uma das partidas mais vergonhosas do time, que marcou um gol logo no começo do jogo, mas acabou sofrendo a virada por 4 a 1 e, consequentemente, foi eliminado.
PALMEIRAS E O CENTENÁRIO PARA ESQUECER!
Outro time grande que teve um ano péssimo foi o Palmeiras. No ano do seu centenário o alviverde esperava, assim como o Corinthians, a inauguração de seu estádio, que veio a acontecer no começo de novembro. Porém, diferentemente do rival, o Verdão começou a temporada bem.
No Campeonato Paulista, o Palmeiras passou da primeira fase sem dificuldades, apresentando um belo futebol e passando por cima dos rivais. Porém, quando precisou mostrar a força de um grande time, não o fez. Resultado: eliminação para o Ituano na semifinal e primeiro título perdido no ano.
Porém, o pior ainda estava por vir. Na Copa do Brasil mais uma vez o Atlético-MG foi a pedra no sapato de um grande de São Paulo. No jogo de ida, no Pacaembu, vitória do Galo por 1 a 0 e vaga praticamente assegurada. No Independência, mais um triunfo, dessa vez por 2 a 0.
A esperança do Palmeiras era o Brasileiro. Mas não esperança de título ou de vaga na Libertadores, e sim de evitar o rebaixamento. Após conquistar o acesso à Série A em 2013, o Verdão mais uma vez decepcionou seu torcedor e passou boa parte da competição na parte de baixo da tabela. Ao que tudo indica, brigará até a ultima rodada para não ser rebaixado.
NEM OS MENINOS DA VILA SALVARAM!
Vivendo tempos de crise financeira e imbróglios presidenciais, o Santos teve uma temporada para se esquecer. Chegou na final do Paulistão, é verdade, mas acabou perdendo para o Ituano nos pênaltis em pleno Pacaembu lotado à espera do 21º título estadual, que não veio.
Engana-se quem pensa que o Santos não investiu pesado no elenco para a temporada. O principal nome contratado pela diretoria foi Leandro Damião, ex-Internacional, que chegou ao clube por cerca de R$ 45 milhões. Um fiasco total. O atacante de longe foi aquele jogador que marcou belos gols no time gaúcho e muitos dizem que foi a pior contratação da história do alvinegro praiano.
Sem brigar por nada no Campeonato Brasileiro, onde ficou boa parte da competição estacionado no meio da tabela, a expectativa era o título da Copa do Brasil. Porém teve logo o Cruzeiro, melhor time da temporada, pela frente. Perdeu no Mineirão por 1 a 0. Na Vila, vencia por 3 a 1 até os 40 minutos, quando a Raposa correu atrás do resultado e empatou por 3 a 3. Mais uma vez um grande de São Paulo decepcionando.
PATO, GANSO, KAKÁ… FIASCO!
O São Paulo começou a temporada recheado de craques. Ganso, Pato, que foi trocado com o Corinthians no começo do ano por Jadson, mas nem isso adiantou. Kaká chegou em julho, mas também não levantou nenhuma taça no Tricolor. A primeira queda foi no estadual para o modesto Penapolense, em pleno Morumbi.
A grande esperança de salvar o ano era o Campeonato Brasileiro. Agora com Kaká e Michel Bastos, o time de Muricy Ramalho fez boa campanha, assegurou a vaga na Libertadores, mas sofreu da mesma inconstância do Corinthians e viu o Cruzeiro arrancar na liderança.
O que restou foi a Sul-Americana. Mas rapidamente o segundo título da competição virou sonho com a queda, novamente no Morumbi, dessa vez para o Atlético Nacional, da Colômbia. No jogo de ida, o São Paulo perdeu por 1 a 0. Na hora da decisão, de virar a partida em casa, acabou derrotado. Outro grande que se despede de 2014 de mãos vazias.
O QUE ESPERAR EM 2015?
Após um ano muito fraco dos grandes times de São Paulo, o que a torcida espera é 2015 com, pelo menos, um título. Além do Campeonato Paulista, onde entram como francos favoritos, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo também vão disputar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores – por enquanto apenas Tricolor já está garantido, enquanto o Timão precisa de um ponto em duas rodadas .
O Santos estará na Sul-Americana e tenta, pela primeira vez, conquistar tal competição. Já o Palmeiras, de estádio novo e com uma torcida que, apesar da má fase do time, parece não desistir nunca, tenta se reerguer e mostrar que ainda é um time forte no cenário nacional.





































































































































