O ex-presidente Juvenal Juvêncio, do São Paulo, já morreu como dirigente mas ainda não percebeu. Ele continua a chamar a imprensa para dar entrevistas e para tentar detonar a imagem de seu maior inimigo no momento, Carlos Miguel Aidar. fala até pelos cotovelos e faz declarações totalmente descabidas. Até parece que as doses de uÍsque que dizem, ele toma diariamente, afetaram totalmente seu cérebro e não o deixam mais ter um raciocÍnio limpo e equilibrado. Juvenal em alguns momentos deixa nas entre linhas de suas entrevistas, que “ainda é dono do São Paulo”, mesmo tendo sido substituÍdo no cargo por Aidar, que, por sinal, foi seu indicado.
Juvenal Juvêncio não tem papas na língua e nem mede as consequências…
Na última reunião do Conselho, Juvenal teve alguns entreveros com Aidar e chegou a pedir ao atual presidente Tricolor que “não falasse mais” seu nome. Revoltado com a forma ignorante como Juvenal o tem tratado, Aidar foi a forra. Reuniu-se com a imprensa cercado de alguns de seus diretores e detonou Juvenal como dirigente e como pessoa. Disse que ao receber um levantamento das dívidas do clube assim que assumiu, percebeu que o São Paulo devia muito mais do que Juvenal dizia.
A dívida só no que se refere a emprÉstimos era de 93 milhões. A dívida ativa, de 54. Ou seja, o clube estava com os cofres vazios e não tinha nem como se recuperar à curto prazo porque até as cotas de tv e publicidade, Juvenal havia gasto por antecipação. Ainda assim, Aidar garante que o São Paulo é grande o suficiente para superar essa crise e que vai disputar em 2015 todos os títulos possÍveis.
Por isso ele vai contratar ainda mais alguns reforços para deixar Muricy Ramalho tranquilo para montar seu time titular. Quanto a Under Armour, que Juvenal esnobou quando essa empresa tentou uma aproximação com o São Paulo, ela está sendo contatada pelo departamento de marketing do clube e pode até substituir a Penalty daqui alguns meses. Mesmo porque ela é uma das gigantes entre os fornecedores de material esportivo nos Estados Unidos e tem potencial para atender o São Paulo em todas as suas reivindicações.
Aidar declarou ainda que “o assunto Juvenal morria ali, naquela entrevista dada à imprensa paulistana. Para Aidar, Juvenal está politicamente morto no São Paulo. Seus aliados “não enchem nem uma kombi”. Ele não tem por isso mesmo, nenhuma chance de voltar ao cargo de presidente ou de incomodar Aidar através do Conselho Deliberativo. De presidente, será considerado persona non grata dentro do clube. E ponto final
C * U * R * T * A * S
* CARLOS Miguel Aidar tem razão quando se irrita com as declarações descabidas de Juvenal. O ex-presidente ainda não se acostumou com a ideia de que não é mais nada no clube, exceto, um ex presidente. Presidente que nos últimos anos enterrou o São Paulo financeiramente e não ganhou nenhum título importante. Um dirigente superado que não merecia mais continuar onde estava.
* TRANSPARÊNCIA total. Esse o lema de Aidar no comando do São Paulo. Ele disse que não tem nada a esconder e até o contrato que sua namorada tinha como representante do clube em contratos de publicidade, Aidar suspendeu. Não quer mais saber de desgaste por causa disso. Quer cumprir seu mandato numa boa e, se possível, dar ao torcedor sãopaulino o que ele mais quer: títulos.
* SOBRE a Under Armour, posso afirmar que trata-se mesmo de uma das maiores empresas da área esportiva dos Estados Unidos. Tem lojas próprias nos principais shoppings das grandes cidades norte-americanas, tem contrato com vários clubes estrangeiros, a maioria do futebol ingles e veste alguns dos maiores times de basquete e futebol americano. É financeiramente uma top de linha.
* COM RELAÇÃO a reforços, o presidente do São Paulo confirmou o acerto com Bruno, lateral direito do Fluminense. Assim, em 2015, o São Paulo terá Bruno pela direita e Carlinhos pela lateral esquerda. No miolo de zaga vai ter Rodrigo Caio de volta (ele se recuperou da séria contusão que teve) e Breno, que foi liberado pela Justiça alemã e estará no CT Tricolor dia 8 de janeiro.
* ALEM desses jogadores, São Paulo quer Thiago Mendes, do Goiás. Problema do jogador é que seu atestado liberatório é fatiado entre vários empresários o que dificulta sua contratação, Mas nos bastidores do São Paulo, há quem garanta que esse jogador será tricolor no ano que vem. Com essa contratação, Aidar fecha a relação de reforços de Muricy. Alvaro Pereira é o único que vai sair.
* SEGUNDO dizem, o lateral uruguaio tem proposta do Palmeiras. Aidar não vai colocar empecilhos e deixará o jogador sair. Quanto a Pato, ele tem contrato com o São Paulo até o fim de 2015. Mas, se aparecer proposta do Exterior, o Corinthians está disposto a vende-lo. Pato, por sua vez, diz que não quer deixar o São Paulo. Quer ficar no mínimo até o final de 2015. Mas precisa jogar mais.
* O PALMEIRAS, como dissemos, quer Alvaro Pereira. Deve também acertar com o meia Zé Roberto, que rompeu com o Grêmio. Oswaldo de Oliveira foi ouvido e concordou com a vinda desse veterano jogador. Paralelamente, o técnico começa a fazer um estudo sobre o elenco e em curto espaço de tempo pode listar os primeiros atletas que serão liberados. Lucio pode estar entre eles.
* HÁ TAMBÉM uma carência de goleiros. Na verdade, o Palmeiras só tem um que é confiável, Prass. Os reservas são todos inseguros e, se o titular se machucar ou for suspenso, Oswaldo terá dificuldades para substitui-lo. Daí o interesse da diretoria verde em contratar um bom goleiro. Para não prejudicar as negociações, o clube prefere esconder a lista com os nomes que interessam.
* ASSIM que o Campeonato Brasileiro terminou, a informação que corria solta no Parque Antártica era a de que os jogadores argentinos contratados pelo técnico Gareca seriam todos dispensados. Oswaldo de Oliveira chegou e desmentiu a informação. Disse que antes de mais nada quer ver como os argentinos se comportam no grupo e nos treinos. Só depois dirá se vai dispensar algum.
* OUTRA providência de Oswaldo será conversar com os técnicos das divisões menores do Palmeiras. Ele promete dar chance aos garotos que estão eufóricos com a possibilidade de brigar por um lugar no time de cima. Quem acompanha de perto, garante que o clube tem vários bons jogadores nas equipes menores. Oswaldo soube disso e promete convidar alguns deles para o time de cima.
* OBJETIVO inicial de Oswaldo será brigar logo por um título. Ele terá duas oportunidades para atingir esse objetivo. O mais próximo seria vencer o Paulistão, que começa dia primeiro de fevereiro. A outra chance será ganhar a Copa do Brasil que começa em fevereiro e termina em Novembro. Se for bem nesta Copa e chegar ao título, o Palmeiras estará na Copa Libertadores do próximo ano.
* O CAIXA do Palmeiras está vazio, mas Paulo Nobre garante que vai contratar reforços e vai atender as necessidades de Oswaldo na montagem de uma boa equipe para a próxima temporada. Se necessário, o próprio Nobre vai investir dinheiro nas contratações e depois criar uma fórmula do clube lhe devolver o dinheiro. Para tanto, acertar bons patrocinadores é prioridade do presidente.
* O CORINTHIANS segue no mesmo ritmo de seus adversários. Já contratou Tite, para dirigir seu elenco de profissionais e corre atrás de reforços que virão antes mesmo das eleições no clube que estão marcadas para o dia 6 de fevereiro. À principio Tite acha que com o atual elenco dá para montar um bom time. Mas ele insiste que vai precisar de alguns reforços antes da Copa Libertadores.
* A ESTRÉIA corintiana nesta Copa será no final de janeiro. Será a chamada pré Libertadores. O adversário será um clube colombiano, que sempre exige muito dos brasileiros nessas competições internacionais. Tite já teve uma experiência altamente negativa quando foi desclassificado pelo Tolima, numa Libertadores que disputou. Escolado, ele não quer que esse fato venha a se repetir.
* UM DOS objetivos de Tite será fazer do Corinthians um time mais ofensivo. O técnico não aceita a fama de retranqueiro nem o de um técnico que só luta por um empate ao invés de procurar vitórias com placar mais elástico e mais convincentes. A imprensa dizia que o Corinthians tinha “empatite” no passado, imagem que Tite quer destruir criando um esquema bem mais ofensivo.
* UMA DAS preocupações do novo técnico corintiano é a renovação de contrato de Guerrero. Ele está disposto até a conversar pessoalmente com o jogador para convence-lo a ficar. Mas Guerrero, que agora curte suas merecidas férias, diz que não vai abaixar sua proposta. Quer 5 milhões de dólares só de luvas e salários mensais de 800 mil. Mario Gobbi garante que não vai pagar isso.
* ENQUANTO Gobbi procura reforços, o clima eleitoral ferve no Parque São Jorge. Roberto Andrade, candidato que tem apoio de Gobbi, começou bem mas parece ter perdido terreno nos últimos meses. Paulo Garcia, candidato mais forte da Oposição cresceu nas pesquisas. Ilmar Schiavinatto corre por fora e Roque Citadini iniciou sua campanha com muito apoio da imprensa esportiva.
* SÓ NOS últimos dias, Citadini participou de pelo menos quatro programas esportivos de TV e quatro de rádio. Deu também várias entrevistas para jornais. Seu prestigio cresce, mas por enquanto, parece que a candidatura de Paulo Garcia, de quem Citadini era parceiro, tem mais força. Mas como faltam ainda cincoenta e poucos dias para o pleito, é possível que surpresas venham a ocorrer.
* SENADO Federal aprovou projeto que dará a Las de Souza, ex-ginasta brasileira, uma pensão vitalícia. É uma homenagem justa a essa atleta que deu muitas alegrias ao povo brasileiro. Agora só falta a assinatura da presidente Dilma para que esse dinheiro seja pago mensalmente a Laís que perdeu os movimentos depois de levar um tombo durante seu periodo de descanso no Exterior.
* FPF RESOLVEU fazer uma homenagem a Osmar Santos no próximo Campeonato Paulista. A bola do torneio ganhará o nome de “Gorduchinha”, que era como o narrador chamava a bola durante o período em que transmitia futebol pela Rádio Globo. Uma boa ideia de Marco Pollo Del Nero, que deve ser aplaudida por todos porque Osmar foi mesmo um ícone do rádio esportivo brasileiro.
* NO PARQUE Antártica as noticias fervem. A todo momento surgem nomes de jogadores que o Palmeiras poderá contratar. A foco agora está no elenco do Santos, que precisa vender jogadores para equilibrar seu caixa. O nome mais cobiçado é o de gabigol. Outro que vem sendo monitorado é Arouca, que ganha muito e a ordem no clube é diminuir a folha de pagamento até o fim das férias.
* PROPOSTAS tem surgido no Morumbi para a compra de Alvaro Pereira. Clubes do Exterior (dois da Argentina) e do Brasil (o Palmeiras é um deles) estão de olho no atleta. Pereira entrou em contato com a diretoria do clube para saber o que o São Paulo pensa sobre o assunto. A resposta não foi a que Pereira esperava ouvir. A diretoria tricolor o liberou para procurar clube. Ele não vai ficar.
* JADSON, que foi trocado por Pato, numa transação feita entre São Paulo e Corinthians, não aprovou no Timão. Aliás, eu já previa que isso iria acontecer, porque Jadson é um jogador que até tem alguma qualidade técnica, mas não tem regularidade. Ele oscila demais entre um jogo e outro. Por isso, Mano não o efetivou como titular e hoje ele é um jogador em disponibilidade no Corinthians.
* NA PROJEÇÃO feita pela diretoria corintiana, o clube deverá ter receita aproximada de 234 milhões de reais no ano que vem. Pouco para quem tem uma dívida já calculada em quase 400 milhões de reais. Alias, só neste ano, o déficit corintiano foi de 60 milhões de reais, um absurdo. Uma prova da incompetência diretiva de Mario Gobbi, que vai deixar o clube em péssima situação financeira.
* VOCES sabiam que até hoje Ronaldo Fenômeno recebe um milhão de reais por mês do Corinthians sem fazer nada? Pois é, essa é uma informação que a atual diretoria corintiana procura esconder mas veio à tona nesse período pré eleitoral. Esse contrato de Ronaldo com o clube vem desde Andres Sanchez, que fez muitos negócios com o jogador e resolveu recompensá-lo dessa forma.
* UMA BOA sugestão para Mario Gobbi seria romper esse contrato, já que o Fenêmeno nada faz para o clube e investir essa quantia na reforma do contrato de Guerrero, que não renovou até agora por falta de dinheiro. Agora, o que não dá para entender, é quais foram os motivos que levaram Sanchez a firmar um contrato tão dispendioso com Ronaldo? Será que eles dividiam esse dinheiro?
* ILIDIO Lico, presidente da Portuguesa, ignora as criticas e continua com seu projeto de negociar o atual estádio do clube com empresas particulares. Com o negócio concluído, seria construído no local um hotel e vários outros empreendimentos que gerariam renda extra para o clube. Também seria construido um novo estádio com capacidade para 20 mil pessoas de frente para a Marginal.
* O PROJETO foi levado ao prefeito Haddad que gostou da ideia e prometeu ajudar a Portuguesa a viabiliza-la. Uma parte do terreno onde está o Canindé é da Prefeitura e Haddad já garantiu que vai aprovar as mudanças no local porque elas trarão benefícios a região onde o novo estádio será construido. Ou seja: Ilidio caminha para ganhar mais dinheiro em cima da Lusa? E o CD vai deixar???