ESPECIAL COPA SÃO PAULO: Santos tricampeão, decepção alviverde e surpresa japonesa

Liderados por Stéfano Yuri, os meninos da vila bateram o Corinthians na final e sagraram-se tricampeões do torneio. O Palmeiras sucumbiu na 2ª fase e o Kashiwa surpreendeu

Com um capacidade imensa para revelar talentos para o futebol, o Santos foi tricampeão do Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014 em cima do rival Corinthians

0002050050855 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – Com umA capacidade imensa para revelar talentos para o futebol, o Santos foi tricampeão do Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014 em cima do rival Corinthians. Com a conquista, o Peixe igualou ao Atlético-MG e São Paulo com três títulos.

0002050050860 img

Mesmo com a derrota por 2 a 1 para os “novos meninos da vila” o Corinthians segue como o principal clube do torneio, já que já o conquistou oito vezes – o último título foi em 2012 – e ainda foi vice-campeão em outras oito oportunidades, totalizando 16 finais.

SUPRESA JAPONESA

A 45ª edição da Copinha reservou uma surpresa em 2014. O Kashiwa Reysol, time japonês, participou do torneio, chegando até à segunda fase da competição, quando foi eliminado justamente para o campeão, o Santos, por 4 a 0 e se despediu da Copinha.

0002050050855 img

O time japonês caiu no grupo do São Paulo e não fez feio na primeira fase em Barueri, sede do grupo. O Kashiwa goleou o Auto Esporte por 5 a 1 e empatou com as promessas do São Paulo por 1 a 1. Com os resultados, o time japonês quebrou a escrita de um time estrangeiro nunca ter chegado às oitavas de finais da Copinha e fez história.

O Kashiwa alcançou um feito que times de tradição do futebol europeu e sul-americano como o Bayer de Munique e os argentinos Vélez Sarsfield e Boca Júniors, que participaram do torneio em 1985, 1981 e 1993, respectivamente, não conseguiram.Antes do Kashiwa, a última vez que um clube estrangeiro havia participado da competição foi em 2010, com a presença do Al Hilal, da Arábia Saudita.

O Kashiwa Reysol até surpreendeu com um bom futebol e uma campanha histórica na primeira fase, mas não resistiu ao Santos, atual campeão e um dos grandes favoritos a ficar com o título novamente: 4 a 0. Stéfano Yuri, Serginho, Jorge Eduardo e Daniel Guedes marcaram o gol da goleada alvinegra.

NEM NA SEGUNDA FASE

A participação de Guarani e Ponte Preta na 45ª edição da Copinha foi um fiasco. A Ponte empatou com o CRB em 2 a 2 na última rodada da primeira fase e foi eliminada do torneio com quatro pontos ganhos.

0002050050857 img

A participação do Bugre na competição foi mais vergonhosa ainda. Pelo grupo M, o Guarani foi facilmente batido pelo Desportivo Brasil por 3 a 0, no estádio do Sindicato dos Metalúrgicos, emTatuí, e se despediu da competição com nenhum ponto ganho.

DECEPÇÃO PALMEIRENSE

O Palmeiras, o único clube grande que nunca conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, decepcionou também em 2014. Neste ano, a participação alviverde foi tão decepcionante que se limitou a não passar nem da segunda fase do campeonato.

0002050050856 img

Apontado como um dos favoritos pela boa geração de talentos revelados, o Verdão foi eliminado na segunda fase da competição pelo Flamengo de Guarulhos. Em um jogo movimentado, o time de Guarulhos saiu perdendo mas buscou o resultado e virou pra cima do Alviverde.

Erik , Christopher e Mateus Gonçalves marcaram para o Verdão. Carioca duas vezes, Guaxupé e Fabrício Mamão fizeram os gols que levaram o flamengo às oitavas. No final, 4 a 3 para o Flamengo de Guarulhos, que avançou às oitavas diante do Atlético-MG.

TRICOLOR CAI NAS QUARTAS

Sem piedade, o Atlético-MG eliminou a garotada do São Paulo com um sonora goleada por 5 a 1, na Arena Barueri e avançou às semifinais. Mateus Nolasco e Carlos inauguraram o placar. O Tricolor até esboçou uma reação, com o gol do sul-africano Ty logo no começo do segundo tempo, mas foi só.

0002050050858 img

Muito forte ofensivamente, os mineiros aproveitaram os espaços que o Tricolor deixava e Yago, Eduardo e Dodô – o último está integrado hoje ao elenco profissional do Galo – foram responsáveis por fechar o placar e eliminar o São Paulo com ares de crueldade.

Na semifinal, o Galo sucumbiu diante do Santos, que viria a ser o campeão do torneio mais uma vez.

SANTOS TRICAMPEÃO

Diferentemente dos rivais, Santos e Corinthians não deram chances para os adversários e chegaram à decisão da 45ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.Na decisão, que acontece tradicionalmente no estádio do Pacaembu, o jogo foi muito pegado.

0002050050861 img

Comandado pelo atacante Stéfano Yuri, um novo modelo de craque, detentor de muita habilidade e velocidade mas também muito forte e resistente, os meninos da vila se impuseram desde o início e levaram o título para a Baixada Santista.

Além de Stefáno Yuri, o volante Lucas Otávio também mereceu destaque no time santista. Pelo lado do Corinthians, o capitão e lateral-direito Lucão e o meia Zé Paulo foram os grandes destaques do time na competição.

0002050050863 img

Com um ótimo início do primeiro tempo, o Santos abriu o placar logo aos 21 minutos e ampliou aos 30. Na segunda etapa, o Corinthians melhorou, mas conseguiu apenas diminuir aos 26 minutos. Após um acréscimo de seis minutos, a equipe santista conquistou seu terceiro título do maior torneio das categorias de base do país e o segundo consecutivo.