Segundona: Portuguesa Santista aposta na prevenção para evitar lesões no elenco
Trabalho consiste em avaliar equilíbrio e força muscular dos atletas para evitar lesões nas coxas
Visando prevenir problemas musculares decorrentes da disputa de um campeonato longo como o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Portuguesa Santista.
Santos, SP, 16 (AFI) – Visando prevenir problemas musculares decorrentes da disputa de um campeonato longo como o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Portuguesa Santista tem realizado um trabalho específico com seu elenco, que consiste em avaliar o equilíbrio e a força muscular dos atletas para evitar lesões nas coxas.

“O André [Carlos André Barros de Souza], que foi fisioterapeuta da base, está desenvolvendo um projeto de mestrado e aproveitamos esse link. Já fizemos o trabalho com metade do elenco. Quando fizermos com a outra metade, a gente consegue criar um cronograma de prevenção com os atletas para evitar lesões musculares na coxa. Nenhum clube da Segunda Divisão tem isso, pelo que a gente saiba. Essa parceria foi perfeita”, explicou o fisioterapeuta da Briosa, Pedro Rodrigues.
Conforme detalha o fisioterapeuta, a Portuguesa Santista utiliza a estrutura disponibilizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para a realização do trabalho, que é composto de diversas etapas.
“A gente utiliza o laboratório de biomecânica deles. Avaliamos o equilíbrio muscular entre os [músculos] posteriores e anteriores da coxa; a flexibilidade dos [músculos] posteriores da coxa e do tronco; a amplitude de movimento das articulações do quadril e joelho; a composição corporal, o percentual de gordura, a massa muscular e o líquido do corpo; a circunferência da cintura, coxa, pescoço e a força”, detalhou Rodrigues.
O trabalho, segundo ele, é feito em parceria com a comissão técnica da equipe em todas as fases da preparação.
“O Juliano [Regaçoni, preparador físico] faz um trabalho preventivo no aquecimento e durante a fase do treinamento. Isso ajuda a fisioterapia porque evitamos lesões decorrentes do campeonato”, concluiu.





































































































































