Palmeiras x Santos - Equilíbrio, dúvidas e mistério na escalações marcam o primeiro jogo da final

Os dois times treinaram com portões fechados e o mistérios nas escalações marcaram a semana que antecedeu ao clássico. Robinho e Valdivia foram relacionados e podem jogar

Os dois times treinaram com portões fechados e o mistérios nas escalações marcaram a semana que antecedeu ao clássico. Robinho e Valdivia foram relacionados e podem jogar

0002050074919 img

São Paulo, SP, 25 (AFI) – Em meio a estratégia de esconder o time, dúvidas por lesões e muita ansiedade, Palmeiras e Santos fazem a primeira partida da final do campeonato paulista neste domingo, às 16 horas, na Arena Palmeiras. Ingredientes para que seja uma final emocionante não faltam.

Enquanto o Verdão volta a disputar uma final de Paulistão após sete anos – a última, em 2008, culminou em título, na goleada por 5 a 0 sobre a Ponte Preta (Valdívia e Cleiton Xavier são osremanescentes do elenco) – O Santos chega à 7ª final seguida do Estadual, sendo que sagrou-se campeão três vezes das últimas seis que disputou.

Todos os ingressos para a primeira partida da final na Arena do Palmeiras estão esgotados

Todos os ingressos para a primeira partida da final na Arena do Palmeiras estão esgotados

Do lado do Alviverde a trajetória de evolução até a final passa, especialmente, pela reformulação do elenco, incluindo o treinador, Oswaldo de Oliveira. O clube contratou 21 reforços para a temporada de 2015, com alguns nomes de peso, como Arouca, Cleiton Xavier e Dudu. Boa parte dos reforços vem correspondendo às expectativas e até surpreendendo, como é o caso de Robinho e Rafael Marques, artilheiros do time na competição com seis gols cada.

Após um ano para se esquecer, o time cresceu e reconquistou a torcida, que vem comparecendo em peso à nova Arena, que tem a segunda média de público do Estadual, atrás apenas do rival Corinthians, eliminado no último domingo.

Pelos lados da Baixada Santista, o Peixe, que entrou na competição desacreditado, dado como “azarão”, principalmente pela crise financeira que acometeu o clube, o que fez com que vários atletas entrassem na justiça pedindo rescisão de contrato, como aconteceu com Leandro Damião e o volante Arouca, que agora veste as cores do rival Alviverde. O clube também teve outras perdas sensíveis, como o lateral Mena, hoje no Cruzeiro, e o zagueiro e ex-capitão Edu Dracena, reserva do time de Tite.

No entanto, reforços pontuais como o goleiro Vanderlei, o zagueiro Werley, o lateral/ meia Chiquinho e, principalmente, o centroavante Ricardo Oliveira, artilheiro do Paulistão, com 11 gols, vêm suprindo as ausências dos que saíram e, junto com o principal nome de peso da equipe, Robinho, levaram o Peixe à mais uma final de campeonato Paulista.

Valdivia pede para treinar e é relacionado para a decisão

Valdivia pede para treinar e é relacionado para a decisão

VAI TER MAGIA?

Durante a semana, Valdivia sentiu dores no joelho esquerdo por conta de um edema e tudo levou a crer que desfalcasse o Palmeiras em mais um momento decisivo. Porém, o meia pediu para treinar com o elenco na manhã deste sábado, foi relacionado para o duelo e virou opção de Oswaldo para a primeira partida da final.

A tendência é que, como não está 100% e não participou de todas as atividades com o elenco durante a semana, o chileno comece a partida entre os reservas. Oswaldo preferiu aderir ao mistério, mas é provável que Cleiton Xavier comece a partida.

VOANDO

Quem também foi relacionado mas não tem presença certa entre os titulares neste domingo é o veterano Zé Roberto. O lateral, que ficou de fora da semifinal contra o Corinthians em virtude de uma lesão muscular na coxa esquerda, se recuperou e, pelas redes sociais”, afirmou que “é hora do sacrifício”.

0002050074923 img

“Vamos pro jogo! Essa é a hora do sacrifício, da garra, da força de vontade e da superação.
Não chegamos até aqui por acaso, tivemos dificuldades e lutas, mas estamos com nossas armas lapidadas e prontos! “O Palmeiras é Grande” por causa de cada torcedor que estará lá no apoiando e gritando”, escreveu Zé Roberto.

MISTÉRIO

Com Valdivia e Zé Roberto relacionados e com as voltas dos zagueiros Tóbio e Vitor Hugo, do lateral-esquerdo Victor Luís e dos atacantes Cristaldo e Leandro Pereira, o técnico Oswaldo de Oliveira tem força máxima para a decisão. Isso não quer dizer que todos os que estão de novo à disposição devem voltar ao time titular.

Oswaldo adota mistério na escalação do Palmeiras

Oswaldo adota mistério na escalação do Palmeiras

Com a boa atuação da zaga palmeirense na semifinal diante do Corinthians, Victor Ramos e Jackson devem permanecer no time, assim como Rafael Marques, que fez o gol do empate que levou à decisão para os pênaltis. Dessa forma, Tóbio, Vitor Hugo e Leandro Pereira devem figurar entre os reservas.

Devem porque o Oswaldo preferiu adotar mistério em relação à escalação para o clássico e não confirmou a presença de nenhum titular. Certo é que o Verdão terá o elenco reforçado e casa cheia – todos os ingressos foram vendidos – para a decisão deste domingo.

PEDALA?

Diferente do rival, o Santos sofre com lesões de alguns jogadores do elenco. O mistério do técnico Marcelo Fernandes tem relação, principalmente, com os problemas musculares de alguns jogadores. A principal dúvida é a presença do craque Robinho. O atacante sofre com dores na coxa esquerda, que o tiraram do segundo tempo da vitória sobre o São Paulo, na semifinal.

0002050074920 img

No entanto, tudo indica que ele deve jogar o clássico, já que treinou na manhã deste sábado no CT Rei Pelé e foi relacionado para a partida. O camisa 7 fez um trabalho de movimentação leve, mas suficiente para dar sinais de que pode entrar em campo neste domingo.

Antes deste sábado, nos demais treinos da semana, Robinho havia permanecido apenas na parte interna do CT Rei Pelé, fazendo tratamento intensivo para enfrentar o Palmeiras.

DESFALQUE NA ZAGA E DÚVIDAS

As dúvidas pairam no CT Rei Pelé. Às vésperas do clássico contra o Palmeiras, a única certeza é que o zagueiro Werley, com dengue, não joga. Seu substituto natural, Gustavo Henrique, sente dores na coxa e não tem presença confirmada, assim como Valencia, que tem um problema na panturrilha.

Com muitas dúvidas, o técnico Marcelo Fernandes comandou treino na manhã deste sábado no CT Rei Pelé

Com muitas dúvidas, o técnico Marcelo Fernandes comandou treino na manhã deste sábado no CT Rei Pelé

Paulo Ricardo e Lucas Octávio são as opções na ausência de Gustavo Henrique e Valencia, que, assim como Robinho, foram relacionados apesar de não saber se terão condições físicas de atuar.