Segundona: Portuguesa Santista dança o "vira" para cima do Guarulhos
Briosa não desistiu e conseguiu virar o jogo após começar perdendo por 2 a 0
Briosa não desistiu e conseguiu virar o jogo após começar perdendo por 2 a 0
Santos, SP, 26 (AFI) – A Portuguesa Santista venceu seu segundo jogo na temporada. Em partida disputada contra a AD Guarulhos, no estádio Ulrico Mursa, na manhã deste domingo (26), a Briosa esteve, até os 18 minutos do 2º tempo, perdendo por 2 a 0. Mas a equipe rubro-verde fez jus à sua alcunha de “a mais briosa” e conseguiu virar o jogo. O placar final foi de 3 a 2 para equipe santista, com gols do atacante Guilherme e do meia Ricardinho, que marcou duas vezes. Com a vitória, a Briosa é líder isolada do Grupo 3, com seis pontos.
O próximo adversário da Portuguesa Santista é o Manthiqueira, no próximo domingo (3), às 10h, em Ulrico Mursa.
O jogo
O primeiro tempo começou muito truncado. A Portuguesa Santista iniciou a partida propondo o toque de bola, mas logo recorreu aos lançamentos de longa distância para furar o bloqueio da AD Guarulhos, que avançou a marcação e dificultou o toque de bola da Briosa.
A partir dos 15 minutos, as faltas passaram a ser recorrentes dos dois lados. E foi num lance de bola parada que, aos 31 minutos, o Garulhos fez o gol que tirou o zero do palcar. Carlos Eduardo completou de cabeça uma bola alçada na área, aproveitando uma falha da marcação da zaga da Briosa, e acertou no contrapé do goleiro Gustavo: 1 a 0 Guarulhos.
Depois do gol, a Portuguesa Santista se lançou ao ataque, mas, mesmo com várias chances em jogadas de linha de fundo, não conseguiu chegar ao gol de empate.
Muito equilíbrio
No segundo tempo, o jogo permaneceu muito disputado, com o Guarulhos mantendo a mesma proposta: jogar em bloco e avançar a marcação.
De tanto recorrer às faltas para parar o ataque do Guarulhos, a Briosa acabou cometendo um pênalti, quando o zagueiro Guilherme Henrique derrubou o atacante Lucas e recebeu cartão amarelo. Roberto Mário bateu à meia altura, no canto direito do goleiro Gustavo, que acertou o canto, mas não alcançou a bola: 2 a 0 Guarulhos.
Serginho mudou
O técnico Serginho optou por mexer na equipe, sacando o zagueiro Guilherme Henrique e promovendo a entrada do atacante Guilherme Silva. A alteração surtiu efeito e a Briosa passou a pressionar o Guarulhos.
E foi o próprio Guilherme que, aos 18 minutos, num escanteio cobrado pelo lateral-direito Julio César, escorou de cabeça para fazer o primeiro gol da Briosa: Portuguesa Santista 1 x 2 Guarulhos.
A partir daí o que se viu foi a Portuguesa se lançando ao ataque e fazendo jus ao apelido de Briosa, buscando incessantemente o empate. E num lance em que Kaique Marques entrou na área e foi derrubado, o árbitro assinalou pênalti. Ficou a cargo do meia Ricardinho, capitão do time, cobrar e converter: Portuguesa Santista 2 x 2 Guarulhos.
Pressão no final
Depois do empate, o Guarulhos ficou perdido em campo, enquanto a Portuguesa Santista crescia na partida e acreditava na virada do placar. E ela veio aos 42 minutos, quando o lateral-direito Júlio Cesar cruzou na área e, em uma bola rebatida, o meia Ricardinho completou para o gol. Portuguesa Santista 3 x 2 Guarulhos.
Ao final da partida, já no banco de reservas, o zagueiro Guilherme Henrique recebeu o segundo cartão amarelo por reclamação e foi expulso.
“Foi uma vitória no brio, a luta vem sendo muito grande. Foram poucas as vezes em que um time meu conseguiu reverter um placar assim. Foi uma glória muito grande, estou muito satisfeito com a determinação dos jogadores, pois eles estavam cansados. Temos tido dificuldades no treinamento, precisamos melhorar a condição física e isso possivelmente aconteça somente depois da quinta ou sexta rodada”, declarou o técnico Serginho.





































































































































