Valmir Louruz, técnico do Juventude em 99, morre em Porto Alegre

O treinador também levou o Brasil de Pelotas ao terceiro lugar do Brasileirão em 1985

No início da tarde desta quarta-feira, Valmir Louruz faleceu após sofrer um mal súbito em Porto Alegre

0002050075595 img

Caxias do Sul, RS, 29 (AFI) – No início da tarde desta quarta-feira, Valmir Louruz faleceu após sofrer um mal súbito em Porto Alegre. Apesar de ter passagens por inúmeros clubes brasileiros, o treinador ficou marcado por ser o responsável pela principal conquista do Esporte Clube Juventude: a Copa do Brasil em 1999.

O time formado por Capone, Mabília, Márcio Mixirica e Mário Tilico, entre outros, surpreendeu a todos ao vencer o Botafogo na grande decisão da Copa do Brasil. Na primeira partida, no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude contou com o apoio da torcida e venceu por 2 a 1. Depois, no Rio de Janeiro, o clube gaúcho segurou a pressão dos cariocas e, com o empate sem gols, conquistou o inédito título.

Por volta das 12h50 desta quarta-feira, Valmir Louruz sofreu um mal súbito enquanto caminhava pelas ruas de Porto Alegre, chegou a ser encaminhado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, mas acabou não resistindo. A informação foi confirmada pelo seu próprio filho através do facebook. No mesmo instante, o Juventude soltou uma nota oficial lamentando a morte do ex-treinador.

Valmir Louruz foi o treinador responsável pelo principal título do Juventude: a Copa do Brasil de 1999

Valmir Louruz foi o treinador responsável pelo principal título do Juventude: a Copa do Brasil de 1999

“O Esporte Clube Juventude lamenta profundamente o falecimento de Valmir Louruz, 71 anos, em Porto Alegre. Ex-treinador do Juventude, foi o grande responsável pela maior conquista do clube em toda a história: a Copa do Brasil. Profissional de fino trato e respeitadíssimo em todos os lugares e, que passou, deixa um legado inesquecível no futebol, especialmente no Esporte Clube Juventude. clube que sempre lembrará e saudará seu nome, seus atos e suas conquistas. A tristeza toma conta do Jaconi e a direção do Juventude se colocará à disposição dos familiares, desejando força e condolências. Justamente por isso, o presidente Raimundo Demore decreta luto oficial de três dias, com a bandeira alviverde a meio mastro”, disse a nota.

Natural de Porto Alegre, Valmir Louruz foi zagueiro e começou a carreira no Internacional, onde conquistou o tricampeonato gaúcho. Depois, passou por Hercílio Luz, Pelotas, Palmeiras, Caxias, CSA e Juventude, onde encerrou a carreira. Após pendurar as chuteiras, iniciou a jornada como treinador e trabalhou em diversos clubes, como Pelotas, CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Londrina, Vitória, Náutico, Santa Cruz, Tuna Luso, Paysandu, Jubilo Iwata-JAP, Internacional, Figueirense, Vila Nova, São José, Duque de Caxias e CRB.

Além de ter sido campeão da Copa do Brasil pelo Juventude, Valmir Louruz também se destacou no comando do Brasil de Pelotas ao ficar na terceira colocação do Campeonato Brasileiro de 1985, ficando atrás de Bangu e Coritiba, vice e campeão, respectivamente.