Ex-jogadores se especializam para o futuro no Curso de Treinadores do Sindicato de São Paulo
Dos 90 participantes do 45.º Curso denominado “José Teixeira”, perto de 20 alunos estão nesta condição de ex-jogadores
Um dos objetivos do Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo – o Sitrefesp – presidido pelo ex-lateral do Corinthians, Wladimir, é qualificar ex-jogadores
São Paulo, SP, 28 (AFI) – Um dos objetivos do Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo – o Sitrefesp – presidido pelo ex-lateral esquerdo do Corinthians, Wladimir, é qualificar ex-jogadores ou profissionais que já tenham tido, ou tenham, uma ligação direta com o futebol. Dos 90 participantes do 45.º Curso denominado “José Teixeira”, perto de 20 alunos estão nesta condição.
“É claro que é importante que ex-jogadores sejam treinadores. Eles já entram com a vantagem de terem tido uma longa experiência como atletas profissionais, tendo passado por várias situações. Mas é preciso que eles tenham conhecimento técnico, tático, teórico e até mesmo prático da nova profissão que vai abraçar”, analisa o presidente do Sitrefesp, Wladimir.
LISTA EXTENSA
Na lista de ex-jogadores aparece muita gente conhecida, inclusive com passagens por grandes clubes.
Veja a lista:
Paulo César – ex-lateral e meia do Fluminense e Santos; Victor, ex-lateral do Palmeiras, Fabinho, ex-Corinthians, Alex Alves, do Cruzeiro, Jamelli, ex-São Paulo e Santos; Luciano Moraes (Vasco da Gama), Tales (Goiás), Paulão (São Paulo), Júlio Santos (Vasco da Gama), Douglas (Penapolense), André Veras (São Bernardo), Nivaldo Anardoni (Atlético-PR).
Alguns alunos e futuros treinadores têm experiência em outras áreas ou outros países como Alex, que atuou em duas Copas do Mundo, mas pelo Japão – 2002 e 2006. Julio Arêa, ex-Liga do Equador e Nacional, da capital.
Destaque feminino para Indianara, ex-jogadora da Seleção Brasileira Feminina, e presença marcante também de Cossa, que já trabalhou na Seleção da Coréia do sul como preparador físico.
AULAS DE FISIOLOGIA E DE BASE
Na quarta-feira aconteceram pelo período da manhã aulas didáticas de fisiologia com Gustavo Jorge, fisiologista do Santos Futebol Clube. Após o almoço houve aula sobre como organizar e comandar as categorias de base. O orientador foi Orlando Oliveira, atualmente no comando técnico da categoria Sub-17 do São Paulo.
Nesta quinta-feira, dia 28, as aulas teóricas e práticas serão realizadas em dois períodos, das 8 até as 18 horas. O local é o Centro de Prática Esportiva da USP – Universidade de São Paulo – (CEPEUSP), na Cidade Universitária.
O curso é dedicado para as seguintes pessoas:
1 – Atletas e ex-atletas de futebol profissional;
2 – Professores e alunos de Educação Física;
3 – Estrangeiros com alguma especificação acima.
Segundo o professor José Teixeira, que leva o nome do curso “o curso tem como foco principal, promover e disseminar conhecimentos aos participantes, através da exposição e relatos de experiências vividas por profissionais experientes do Futebol Brasileiro”.





































































































































