São Paulo, SP, 5 (AFI) – Desde que estreou no
Palmeiras o atacante
Dudu jamais fez uma exibição que justificasse os milhões que o clube investiu para contratá-lo. Domingo, no entanto, na
Arena Pantanal, em Cuiabá, contra a Ponte Preta, ele fez dois gols além de outras boas jogadas e pode ser considerado o melhor jogador do time (afinal, com seus gols o Palmeiras venceu).
Dudu recebeu dois passes perfeitos de Rafael Marques e fez dois gols pelo Palmeiras. Foto: Chico Ferreira
O futebol palmeirense não foi tão bonito por exemplo como no clássico contra o São Paulo. Mas foi eficiente o necessário para se impor sobre a Macaca de Campinas e chegar a uma merecida vitória por 2 a 0 que o levou a sétima colocação na classificação geral do Brasileirão. Por falar no campeonato, o Atlético Mineiro conseguiu vencer o Inter, em Porto Alegre, e, com o resultado, assumiu a liderança ao lado do Sport (que empatou ontem de manhã com o Avaí) e Grêmio (que derrotou o Santos).
O São Paulo que jogou em casa diante do Fluminense ficou no zero a zero e chegou a sua quarta partida sem vitória. O Corinthians correu muito, mas não conseguiu vencer o limitado Goiás, em Goiânia. Ficou também no zero a zero numa demonstração de que Tite ainda não conseguiu dar regularidade ao seu ataque.
O Santos, por sua vez, foi decepcionante. Perdeu para o Grêmio, na Vila, por 3 a 1 e entrou no Z4 como um dos clubes mais ameaçados pelo rebaixamento. Aliás, não será surpresa se nas próximas horas o técnico Oswaldo de Oliveira, o preferido do presidente Modesto Roma Junior, seja convidado para assumir a preparação do time. Marcelo Fernandes está totalmente perdido e já não passa confiança nem à diretoria nem à fanática torcida santista.
C * U * R * T * A * S
* A PONTE não conseguiu segurar o Palmeiras. Time de Marcelo de Oliveira provou que encontrou mesmo seu equilíbrio tático e emocional e que daqui para frente vai ser um time difícil de ser batido. A Macaca até procurou segurar, mas o Verdão se impôs e já no primeiro tempo ganhava por 2 a 0.
* NO SEGUNDO tempo o Verdão foi mais cauteloso e a Ponte não conseguiu criar grandes oportunidades para marcar. Por isso o placar favorável ao Palmeiras foi mantido e chegou ao final da partida sem alterações. Uma vitória merecida do Palmeiras, que agora já é o sétimo melhor do campeonato.
* O SÃO PAULO decepcionou seu público torcedor. Aliás, o sãopaulino no geral, parece ter percebido que seu time não tinha futebol para vencer, e preferiu ficar em casa. O Morumbi teve publico pequeno. O São Paulo, como sempre, teve maior domínio de bola, mas concluiu pouco durante o jogo.
* CAVALIERI e Rogério Ceni foram privilegiados espectadores da partida. Nenhum dos dois teve grande trabalho. Uma prova de que os dois ataques não funcionaram, apesar de Fred e Luis Fabiano, dois consagrados centroavantes, estarem em campo. O placar final foi justo. O jogo foi decepcionante.
* O CORINTHIANS até conseguiu jogar alguma coisa no primeiro tempo do jogo contra o Goiás. No segundo período, no entanto, foi decepcionante. Desta vez nem Vagner Love conseguiu ameaçar. A verdade é que faltam bons atacantes ao Timão, Os garotos, que eram esperança, decepcionaram.
* PARA O GOIAS que vinha numa queda vertical, até que foi um bom resultado empatar com o Corinthians. Mas para o time de Tite o resultado foi bastante negativo, porque a diferença técnica dos dois times é grande em favor do Corinthians. Com o empate o Timão ficou fora do chamado G4.
* DOS CHAMADOS grandes do futebol paulista, o Santos foi o que mais decepcionou. Perdeu dentro da Vila Belmiro por 3 a 1 para o Grêmio, que jogou muito mais futebol do que os parceiros de Geuvânio. Com o resultado, o Peixe passou a integrar o Z4 de onde terá serias dificuldades para sair.
* PIOR DE TUDO é que o Santos está em grave crise financeira.Não há dinheiro para nada. Só que para se recuperar, o Santos vai precisar de dinheiro. Se não vierem reforços a possibilidade do Peixe cair esse ano é grande. Mesmo sabendo-se que ainda estamos no inicio do Brasileirão de 2015.
* O CAMPEONATO Brasileiro continua no próximo meio de semana. Quarta feira jogam Coritiba x Ponte Preta, Goiás x Santos, Chapecoense x Grêmio, Palmeiras x Avaí, Figueirense x Joinville, Vasco x São Paulo, Internacional x Flamengo e Atlético Mineiro x Sport. Na quinta feira mais duas partidas.
* O CORINTHIANS recebe o Atlético Paranaense e o Fluminense pega o Cruzeiro. No momento ocupam o G4 – Atlético Mineiro, Grêmio e Sport Recife com 23 pontos ganhos. O Fluminense é o quarto com 21. No Z4 estão Santos com 10, Vasco com 9, Coritiba com 8 e Joinville com 5 pontos ganhos.
* DOIS clubes conseguiram maior número de vitórias em onze jogos disputados. Atlético Mineiro e Grêmio ganharam sete partidas. O Atlético Mineiro tem o melhor ataque da competição até agora com 24 gols marcados. Corinthians e Palmeiras têm as defesas menos vazadas do torneio – 8 gols.
* JUAN CARLOS Osorio, técnico do São Paulo, ficou frustrado com o desmanche promovido pelo clube nas últimas semanas. Mas, ao contrário do que alguns companheiros disseram, ele não pensa em deixar o cargo. Vai continuar e tentar montar um time competitivo com os jogadores que sobraram.
* NA SUA entrevista de sexta-feira, afirmou que como Rogério Ceni, ele também tem um prazo para ficar no São Paulo. Seria no mês de dezembro deste ano, caso ele não consiga transformar seu time numa equipe competitiva e respeitada. Fica claro, portanto, que até dezembro Osório ficar no cargo.
* PARECE que o volante Rodrigo Caio vai continuar no São Paulo. Ele acabou não se acertando com o Valencia e com o Atlético de Madrid. Ao ficar, dá excelente opção para o técnico Osorio, já que atua tão bem como volante ou como zagueiro de área. É melhor do que todos que estão no elenco.
* A CADA dia surgem novas dívidas para o São Paulo pagar. Tudo da época em que o presidente era Juvenal Juvêncio. Seria o caso de Carlos Miguel Aidar fazer um levantamento detalhado das dívidas e divulga-las para o público torcedor. Seria a prova maior de que Juvêncio foi péssimo presidente.
* ENTRE os chamados grandes clubes paulistas só o Palmeiras está com seus pagamentos em dia. Seja para credores normais, seja com o elenco de profissionais. Mais uma prova do que sempre disse nesse espaço. Paulo Nobre é hoje o melhor presidente de clubes do Estado. Só não sei até quando.
* O SANTOS tem dívidas e ainda não sabe como pagá-las. Mesma situação do São Paulo. Já o Corinthians parece ter mesmo apertado o cinto e aos poucos começa a pagar o que é prioritário. Ainda assim, como suas dívidas são muito altas, vai demorar um bom tempo para conseguir quita-las.
* PRESIDENTE do Peixe, Modesto Roma Junior, ou é muito sensível e emotivo ou está velho demais para dirigir um clube como o Santos. Quando anunciou a morte de Zito, quase não conseguiu falar de tanta emoção. E mais recentemente quase chorou quando disse que Robinho não ficaria mais.
* A VERDADE é que Modesto assumiu um clube caindo aos pedaços. Sobrou muita coisa ruim para ele resolver. Os presidentes que o antecederam só fizeram besteiras e enterraram o clube em dívidas cada vez mais altas. O pior, no entanto, é que não há de onde tirar. Não entra dinheiro no caixa.
* PODEM anotar aí; Não demora muito e Oswaldo de Oliveira vai assumir o comando técnico do Peixe. Esse é o desejo de Modesto Roma. Bastarão mais alguns tropeços do time de futebol para que Oswaldo seja chamado para dirigir a equipe. Acho uma boa. Oswaldo é competente e gosta do Santos.
* NEYMAR agrediu algumas mulheres em sua noitada de quinta-feira à noite. O fato confirma a nossa impressão de que o jogador anda muito agressivo e precisa de um acompanhamento psicológico. Ele não consegue dominar sua irritabilidade. Por qualquer coisa, explode. Neymar precisa de ajuda. Já.
* NA DECISÃO do terceiro lugar da Copa América o Peru venceu o Paraguai por 2 a 0 na sexta feira à noite. Uma vitória justa de um time que foi mais consistente e que soube se impor ao rival. Guerrero voltou a fazer gol e já tem dez nesta competição. Terça-feira ele se apresenta no Flamengo.
* VEJAM só como o futebol brasileiro está mesmo em fase decadente. Time de Dunga não conseguiu ficar nem entre os quatro primeiros colocados. No passado isso era quase impossível. Diante de tamanha incompetência, torcedor brasileiro já está preocupado com as Eliminatórias da Copa 2018.
* MANO E FELIPÃO já disseram que não atenderão o chamado da CBF para falar sobre o que falta ao futebol brasileiro ou à nossa Seleção. Eles não gostam de Marco Polo Del Nero e se negam a colaborar com a Seleção no quer que seja. Já Emerson Leão disse que tem boas sugestões a dar.
* GILMAR Rinaldi, como não poderia deixar de ser, defende com unhas e dentes seu parceiro Dunga como técnico da Seleção Brasileira. Chega ao cúmulo de afirmar que Dunga no momento é o treinador ideal para comandar a Seleção. Na verdade, não é. Dunga não tem competência para esse trabalho.
* O CHILE é o digno campeão da Copa América. A Argentina até segurou bem o jogo mas na cobrança de pênaltis entregou o troféu para o time chileno. Uma vitória justa, porque, mesmo não tendo conseguido fazer gols com bola correndo, o Chile foi superior a Argentina durante a partida.
* MESSI mais uma vez mostrou que quando o assunto é Seleção ele não consegue mesmo reeditar suas brilhantes exibições do Barcelona. É um jogador de clube. Em Seleção jamais vai brilhar tanto quanto seu conterrâneo Diego Maradona. Este ganhou um mundial sozinho. Messi jamais fará isso.
* CURIOSO é que a atual Seleção Argentina é integrada por um grupo de excelentes jogadores. O nível técnico é alto. Mas eles vão bem até a final. Quando chega a hora de decidir não mostram competência para chegar lá. Uma pena. Será uma geração de astros que não será nunca campeã.
* O CHILE jamais havia conquistado um título internacional de Seleções. O tabu foi quebrado. O atual time chileno é individualmente bom e mesmo no que se refere ao coletivo, também é uma equipe confiável. Técnico Sampaoli, que é argentino, deu esse presente a fanática torcida chilena.
* VALDIVIA chorou muito depois do jogo. Carregando seu filho no colo, andou pelo gramado e agradeceu o aplauso da torcida chilena. Durante o tempo em que esteve em campo, mostrou excelente futebol. Agora deve seguir para o futebol árabe onde tem uma proposta irrecusável. Vai ficar rico.
* UM ERRO grave do treinador da Argentina no jogo contra o Chile. Colocou Higuain no time, quando o certo seria escalar Tevez. Higuain não jogou nada e ainda perdeu um pênalti. Tevez certamente teria feito melhor papel. Aliás, Tevez merecia ser titular do time argentino. Sua fase atual é ótima.
* TERMINADA mais uma Copa América o Chile merece os maiores aplausos porque foi o melhor time, foi o campeão. A Argentina ficou em segundo lugar. O Peru, do excelente Guerrero, ficou em terceiro lugar. E o Paraguai ficou com a quarta colocação apesar de ter um time tecnicamente bem limitado.