Só falta chamar dona Lucia e o futebol estudar no Pronatec com suas comissões
A Comissão de Notáveis tem peso, mas também apresenta déficit de qualidade. Reúne nomes que treinaram a seleção, alguns foram vencedores - Parreira e Scolari - mas perdedores
Essa proposta de Comissão de Notáveis é complicada. Como conciliar ideias e propostas num grupo em que cada um quer ser o latifundiário da verdade ? O que falta mesmo é um líder.
São Paulo, SP, 6 (AFI) – Do alto do Everest de sua experiência política, Ulisses Guimarães tinha uma sugestão quando lhe apresentavam um problema de difícil solução:
“Formem uma comissão e tragam uma proposta”.
Claro que a comissão terminava em água de bacalhau. É o que vai acontecer com essa Comissão de Notáveis , sugerida por Gilmar Rinaldi para tentar tirar do abismo o futebol brasileiro.
A Comissão de Notáveis tem peso, mas também apresenta déficit de qualidade. Reúne nomes que treinaram a seleção, alguns foram vencedores – Parreira e Scolari – mas a maioria fracassou. Já que está na moda indicar nomes, essa lista contempla uma injustiça: por que não incluíram nela aquela senhora Lucia, que escreveu uma carta a Parreira em apoio à seleção em 2014 quando muita gente já sentia que ficaríamos na fila em mais uma Copa ?
Afinal, se Parreira deu crédito e importância à dona Lucia, por que não pedir sua colaboração agora que a seleção se afundou diante do Paraguai e o futebol está no apogeu da lona ?
PROPOSTA COMPLICADA
Essa proposta de Comissão de Notáveis é complicada. Como conciliar ideias e propostas num grupo em que cada um quer ser o latifundiário da verdade ? O que falta mesmo é um líder. O ex-presidente da CBF está preso e, pelo jeito, será alojado num San Quentin ( presídio) nos Estados Unidos e de onde não será fácil sair. O atual presidente da CBF equilibra-se num fio de seda sobre as cataratas do Niágara. Se o vento for forte o homem cai.
O pior de tudo são os Sassás Mutemas midiáticos. São os çábios (sic) da bola nacional. E daí surgem surrados argumentos e soluções que não passam de placebos da hipocrisia. Falam em clubes-empresas, com profissionais remunerados etc. Isso não passa de uma fantasia.
Os clubes paulistas, por exemplo, tiveram e têm em seus comandos homens que vieram da iniciativa privada. O Santos está mais quebrado que arroz de terceira e por lá passaram no Comitê Executivo homens do alto mundo das finanças. Resolveram ? Não.
CASOS PAULISTAS
O Corinthians teve duas parceiras internacionais. Rolou dinheiro à vontade. Hoje, o clube tem mais de R$ 300 milhões de dívidas e um estádio para pagar. Não será fácil. O Palmeiras doou 50 mil m² para que fosse construída sua arena (daqui a 30 anos será do clube). O presidente Paulo Nobre é credor de mais de R$ 100 milhões no clube no acerto bancário que fez, como avalista que era e ainda é do Palmeiras. O São Paulo está passando o chapéu para pagar salários, direitos de imagem e de arena.
Não bastasse, a formação de jogadores não é a mina de ouro que se esperava. Os empresários estão felizes da vida. Sugam os clubes nas transferências de jogadores, graças à Lei Pelé que todo mundo apoiou. O pior é que alguns acham que isso é bom para o futebol. Os clubes, com a Lei Pelé, vendem seus ativos para o Exterior. Os empresários ficam com a parte do leão e os clubes recebem uma merreca.
Imaginem uma multinacional vendendo seus ativos ? Como sobreviveria ? Com a Lei Pelé tiraram os ativos dos clubes e nosso futebol virou exportador de commodity. Perdemos qualidade e a formação de novos valores é absorvida por empresários que querem ganhar dinheiro fácil. Com essa insegurança jurídica, a formação de garotos diminui e a qualidade também.
A crise do futebol não se resolve com Comissão de Notáveis, nem com ideias mirabolantes como essa de adaptação de nosso calendário ao calendário europeu. Subserviência como essa é coisa de subdesenvolvido ou puxa-saco de plantão. As ideias são tão ridículas que corremos o risco de termos a dona Lucia na Comissão Técnica e alguém pode mandar o nosso futebol fazer curso no Pronatec.





































































































































