Série C: Londrina é absolvido em caso de suposto racismo e Brasil perde mando de campo
STJD julgou os casos da confusão no duelo válido pela quinta rodada
STJD julgou os casos da confusão no duelo válido pela quinta rodada
Brasil, RS, 14 (AFI) – Menos de um ano depois de sentarem no banco dos réus pela confusão na semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro de 2014, Brasil e Londrina voltaram a ficar frente a frente dos auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Desta vez, pelo confronto da último dia 28, pela quinta rodada da Série C. O time paranaense foi absolvido de um suposto caso de racismo, enquanto os gaúchos perderam mando de campo por uma cusparada em jogadores do adversário.
Os dois casos foram denunciados pela Procuradoria da Justiça Desportiva, com base em imagens feitas pelo canal Esporte Interativo. O Londrina corria o risco de ser excluído da Série C pelas acusações de racismo. Para evitar complicações, a defesa do time paraense levou o autor dos supostos gestos racista. O torcedor do Tubarão disse que fez o gesto para ironizar as pessoas sentadas uma árvore do lado de fora do estádio.

“O torcedor foi mal interpretado. Conseguimos comprovar que não houve injúria racial”, afirmou o advogado Osvaldo Sestário, que foi contratado para defender o Londrina. A Procuradoria vai recorrer a decisão e promete levar o caso para o Pleno do STJD.
No intervalo do jogo, um integrante de Falange Azul imitou um macaco na área destinada aos visitantes e, como defesa, a torcida organizada do Londrina disse que era uma resposta as provocações feitas por torcedores do Brasil que assistiam ao jogo em cima de uma árvora ao lado de fora do Bento de Freitas.

BENTO DE FREITAS VAZIO?
O Brasil, por outro lado, acabou punido e perdeu um mando de campo porque nao tomou providências de prevenção ou repressão contra uma cusparada de um torcedor que atingiu o atacante Patrick no segundo tempo da partida contra o Londrina. A diretoria pelotense vai recorrer ao caso. Mesmo assim, caso não haja recurso julgado, a partida contra o Tupi, marcada para dia 26 de julho, deve acontecer longe de Pelotas.
O Brasil entrou em campo quatro vezes como mandante na Série C do Brasileiro, mas atuou no Bento de Freitas apenas duas vezes, nas vitórias contra Londrina e Madureira. Os outros dois jogos aconteceram no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, pois o Bento de Freitas estava em obras.





































































































































