São Paulo, SP, 19 (AFI) – No sábado à noite, o Corinthians venceu com méritos ao Atlético Mineiro, e igualou em número de pontos o clube mineiro que era até então o líder isolado da competição. A diferença entre os dois é de apenas o saldo de gols. Mas na pontuação, ambos tem 29 pontos ganhos e são, neste momento, os melhores times do Brasileirão 2015.
Outro clube que subiu e encostou no G4 foi o Palmeiras que venceu o Santos ontem na Allianz Arena por 1 a 0. O Verdão tem 25 pontos ganhos e está a apenas dois pontos do Sport, que é o quarto colocado no Grupo 4. O Sport, por sinal, fez bem sua parte na tarde de domingo. Venceu o São Paulo e chegou aos 27 pontos ganhos, o que prova que seu time, ao contrário do que muita gente dizia, não é “cavalo paraguaio”.
Ao contrário. O Sport tem um bom time, faz excelente campanha no Brasileiro e pode ser considerado um dos times que vão brigar até o fim pelo título da temporada. Quem caiu muito foi o São Paulo. Tricolor mereceu perder para o Sport, assim como o Grêmio, que também foi mal nesta rodada do campeonato. Ainda assim, a diferença do Tricolor paulista para os lideres é de apenas cinco pontos, o que não é muito se lembrarmos que ainda estamos na décima quarta rodada do Brasileiro.
Mas se a briga pelos primeiros lugares está acirrada, também nos últimos lugares a luta para fugir do rebaixamento é forte. Entre os quatro últimos colocados estão Santos, Vasco, Coritiba e Joinville. Mas todos eles tem ainda boa chance de fugir da degola se começarem suas reações antes do final do primeiro turno que será disputada daqui cinco rodadas.
C * U * R * T * A * S
* O CORINTHIANS provou no sábado diante do Atlético Mineiro, que é hoje um time confiável, que, mesmo sem jogar bonito, é extremamente eficiente. Em razão disso, pelo menos neste momento, pode ser apontado como uma equipe capaz até de ganhar o título brasileiro, tal é a sua força de conjunto.
* É UMA equipe solidária. Todos se doam o tempo todo em beneficio da equipe. O atacante vira zagueiro e o zagueiro atacante. Depende do momento do jogo. Quando é preciso marcar, todos executam essa função. E quando é preciso atacar, há sempre aqueles que vão à frente ajudar os atacantes.
Jogadores que ficaram no Corinthians estão se dedicando ao máximo
* NÃO É uma equipe de fazer muitos gols. Ele segue o estilo de seu técnico Tite, que tem como primeiro objetivo não tomar gols para depois tentar faze-los. Ou seja. É o mesmo esquema que já levou o Corinthians a vários títulos. Alguns com brilhantismo. O espírito coletivo prevaleceu no jogo.
* VENCER o Atlético Mineiro não é missão fácil para nenhum time no Brasil. O Galo está em grande forma e pode ser considerado o melhor time do País, o melhor armado. Pois foi justamente esse Atlético que o Corinthians soube vencer no sábado. Daí os elogios que fazemos ao seu time nesta coluna.
* NÃO HÁ super craques nesse time do Corinthians. Com a saída de Guerrero e Emerson Sheik, o time perdeu em qualidade. Mas os que ficaram se desdobram para superar as deficiências que por ventura surgem. Vagner Love, por exemplo, não é o centro avante ideal. Mas ele tenta se superar.
* NO JOGO contra o Atlético, por exemplo, foi dele o passe milimétrico para Malcom fazer o único gol da partida. A partir daí, o Corinthians recuou, deu todo o espaço possível ao Atlético e preocupou-se apenas em garantir o resultado. Como time pequeno, na retranca, mas de forma bem eficiente.
* A VERDADE é que dentro desse esquema o Timão já está junto com o Atlético no número de pontos ganhos. Só perde no saldo de gols. Os demais correm atrás. Mérito de Tite que trabalha bem e que consegue tirar o máximo de cada jogador. É um time unido, solidário, que correm o jogo todo.
Walter fez grandes defesas pelo Timão e entrou na Seleção FI da 14.ª rodada
* NA PARTIDA de sábado o goleiro Walter foi um dos responsáveis pela vitória. Fez excelentes defesas e provou que pode ocupar o lugar de Casso sem problemas. Na defesa Gil foi quase intransponível. Em especial, pelo alto. No meio campo Renato Augusto fez muito bem sua parte. Criou, atacou e defendeu eficiência. Elias correu muito, apesar de não estar muito inspirado. Os demais também colaboraram, cada um à sua maneira. Com garra.
* NO ATLÉTICO Mineiro, boa presença do goleiro Victor. Na defesa, Jemerson foi o melhor. No meio campo Giovanni se destacou e na frente o melhor foi Lucas Prato. Atuação do Galo foi boa, mas o Corinthians foi mais feliz porque fez o seu gol. O Galo perdeu muitas chances e por isso perdeu o jogo.
* O ATACANTE Rildo não mostrou um futebol que agradasse a fiel. Foi esforçado, mas mostrou pouco do que sabe. Acabou substituído. Mas há chance dele crescer de produção depois de melhor adaptado. Seu problema é a indisciplina. Se conseguir evitar atritos, pode ser útil ao técnico Tite.
* NO DOMINGO o clássico entre Palmeiras e Santos foi vencido pelo time verde de São Paulo. O placar foi mínimo, apertado. Apenas 1 a 0. Mas o Verdão foi mais time e provou que tem mais recursos para ir mais longe neste campeonato. O Peixão sofre por tem um elenco bastante limitado.
* O JOGO da Arena verde foi corrido e apresentou muitos lances de emoção. Esperava-se pela diferença de qualidade dos elencos, um placar mais elástico para o Palmeiras. Mas o Santos teve garra, teve vontade para impedir seu adversário de fazer mais gols. Perdeu mas soube cair de pé.
* LEANDRO Pereira, mais uma vez fez o gol palmeirense. Gosto deste jogador. Ele tem presença de área e se houve justiça, ele será titular do ataque do Palmeiras ainda por muito tempo. No Santos faltou poder ofensivo. A defesa até que se portou bem mas foi pouco para chegar a um bom resultado.
* ALLIANZ ARENA esteve quase superlotada. Aliás, essa foi uma rodada de excelentes públicos. Foi assim na Allianz, no Maracanã, no Recife e no Itaquerão (no sábado). Parece que o povão começa a voltar aos estádios. Tomara continue, porque a media de torcedores vinha sendo ridícula.
* O SÃO PAULO caiu no Recife merecidamente. Juan Carlos Osório fez uma tremenda bagunça na escalação de seu time. Escalou três zagueiros mas seus laterais não apoiaram. Michel Bastos, que odeia jogar na lateral esquerda, começou o jogo nesta posição. Talvez por isso tenha jogado mal.
* NO MEIO campo faltou criatividade. Ganso, mais uma vez, pouco fez. Rodrigo Caio e Hudson só se preocuparam com a marcação. Talvez por isso, Toloi tentava à todo momento lançamentos diretos da defesa para o ataque, o que, na maioria das vezes, favoreceu bastante a zaga do Sport.
Até Osorio perdeu paciência com o São Paulo
* NA FRENTE Osorio escalou Pato, como falso ponta e Centurion. Nenhum dos dois fez nada. Mesmo porque faltaram lançamentos pra eles. No segundo tempo entrou Luiz Fabiano porque a torcida pediu. Outro erro. Fabiano errou quase tudo, reclamou demais e acabou expulso. Como sempre ocorre.
* OUTRO que foi expulso por reclamação (mais uma vez), foi Ganso. Ele não aprendeu ainda que hoje em dia é proibido reclamar com os árbitros. Em especial fazendo gestos. Ele insistiu e ganhou o vermelhinho. No final, até Osorio acabou sendo expulso numa confusão feita pelo juiz da partida.
* ALIAS é bom dar o nome do árbitro da partida. André Luiz Freitas. Ele é ruim demais. É muito confuso. Não deu um pênalti claro a favor do Sport. Errou uma porção de vezes, em especial, na expulsão do técnico do São Paulo. O Sport não teve nada com isso. Venceu e convenceu. Jogou bem.
* NO MOMENTO os quatro primeiros colocados do campeonato são Atlético Mineiro e Corinthians com 29 pontos ganhos, Fluminense e Sport com 27. Esses formam o G4. Na sequência está o Grêmio com 26, o Palmeiras com 25 e o São Paulo com 24. Esta foi a décima quarta rodada do Brasileiro.
* JOGOS da décima quinta rodada do Brasileirão serão disputados no próximo final de semana. No sábado, três jogos – Avaí x Atlético Paranaense, Grêmio x Sport e Atlético Mineiro x Figueirense. No domingo jogam Santos x Joinville, Chapecoense x Fluminense, São Paulo x Cruzeiro, Ponte Preta x Internacional, Coritiba x Corinthians, Goiás x Flamengo e Vasco da Gama x Palmeiras. No meio da semana não haverá nenhum jogo do campeonato.
Valdívia continua marcando gols sem querer pelo Internacional
* NO MEIO desta semana o Internacional vai ao México para enfrentar o Tigres pelas semifinais da Copa Libertadores. No primeiro jogo deu Inter, 2 a 1. Como marcou um gol fora, o Tigres pode vencer por 1 a 0 e a vaga nas finais será sua. Particularmente acredito que o Inter vai sair da Libertadores.
* A ARBITRAGEM brasileira passa por um péssimo momento. Os erros são constantes e agora com esse negócio de impedir que jogadores e treinadores não podem mais se dirigir ao arbitro, virou bagunça. Há um excesso de cartões vermelhos, inadmissíveis num campeonato como é o Brasileiro.
* A COMISSÃO de Arbitragens da CBF é uma vergonha. Não sabe nada de arbitragem. Não dá preparo para seus juízes. Não dá orientação e não determina normas a serem seguidas. Cada árbitro apita como quer e mostra cartões quando quer, mesmo quando comete uma injustiça com isso.
* MARCO Polo Del Nero deveria preocupar-se com isso mas pressionado pelos escândalos da Fifa e da própria CBF, ele só se preocupa em se defender e em se esconder. Deixa os campeonatos correr à revelia, não dá bola para o nível das arbitragens e não dá um sinal que seja que indique mudanças.
* JÁ PASSOU da hora de se fazer uma limpeza na arbitragem brasileira. A começar pela demissão daqueles que comandam o setor. Eles demonstram que nada entendem de arbitragem mas ainda assim são mantidos em seus cargos. E o que é pior. Ganham bom dinheiro para fazer esse trabalho medíocre.
* CURIOSO é que os clubes que são prejudicados pelos árbitros, não reclamam. Ficam quietos. Talvez porque tenham rabo preso. Eu não entendo como é que se pode administrar futebol dessa forma. Devido a essa falta de comando, temos o pior campeonato nacional do mundo. É uma vergonha total.
* DUAS dicas para a diretoria do São Paulo. 1 – aceitem a proposta do Cruz Azul e deixem o Luis Fabiano ir embora. Ele não faz mais nada de útil para o clube. Não quer mais vestir aquela camisa. Mandem ele embora. 2 – Façam o mesmo com Ganso. O Orlando o quer. Façam o negócio. Ganso acabou.