Copa Paulista: Ação social faz Rio Branco ter o maior público na estreia
A estratégica do clube de Americana usou o método de contrapartidas de visibilidade e interatividade com o torcedor
O Rio Branco deu um verdadeiro exemplo de como driblar a crise de público nos estádios
Americana, SP, 20 (AFI) – O Rio Branco deu um verdadeiro exemplo de como driblar a crise de público nos estádios. Na primeira rodada da Copa Paulista, o número de torcedores bateu o recorde da rodada, ultrapassando dois mil pagantes. O departamento de marketing do clube desenvolveu um projeto chamado “Gol Solidário”, onde conseguiu atrair patrocinadores atípicos para participar.
“Geralmente quem patrocina futebol é a empresa onde a linha de atividade é focada no consumidor, o que chamamos de B2C (Business to Consumer), como sabemos do potencial de indústrias da região e o foco é B2B (Business to Business) criamos uma pegada solidária, onde independente do meio da atividade a empresa pratica a responsabilidade social”, explicou o criador do projeto, Alexandre Marcus, diretor de marketing do Rio Branco. A iniciativa deu certo e a empresa patrocinadora do Borussia Dortmund da Alemanha, que inclusive tem unidade em Americana, bancou o primeiro jogo.
A estratégica do clube de Americana usou o método de contrapartidas de visibilidade e interatividade com o torcedor por meio dos ingressos entregues para a empresa que patrocina. No caso do primeiro jogo, foram entregues para a empresa patrocinadora 2.500 ingressos, ela reteve 500 para seus funcionários e 2 mil ingressos disponibilizou para os torcedores do Rio Branco, que para adquiri-los trocou por 01 kg de alimento. Além disso, a marca da empresa foi estampada na camisa do time e placas no estádio.
Como beneficiários da campanha social, o Tigre de Americana convidou o Fundo Social de Solidariedade, que representa diversas entidades assistenciais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Americana.
Além dos alimentos, uma parte do valor patrocinado será revertido para as entidades, que também se beneficiaram com uma ação no intervalo da partida: quatro torcedores foram convidados para chutar a bola do meio do campo e cada gol marcado bonificou em R$ 250,00 as entidades carentes participantes. As Ações não pararam por ai, o final da partida as camisas utilizadas pelos atletas foram disponibilizadas em um leilão online onde 80% do valor arrecadado será destinado às entidades. Os 20% restantes custearão a produção do uniforme e taxas do leilão.
“Foi um patrocínio pontual, mas que deixou uma experiência memorável. Arrecadamos mais de 1 tonelada de alimentos e com o leilão que já está em andamento, a expectativa é de uma arrecadação total acima de R$ 10 mil. Não vamos resolver a necessidade social do município, mas sem dúvidas fica uma iniciativa a servir de exemplo”, finalizou Marcus.





































































































































