Criciúma 0 (3) x (4) 1 Grêmio - Tricolor caça fantasma de 91 com classificação nos pênaltis
O clube gaúcho quebrou uma sequência invicta do Tigre desde a chegada do técnico Petkovic
O Tricolor quebrou uma sequência invicta do Tigre desde a chegada do técnico Petkovic

Criciúma, SC, 21 (AFI) – O Grêmio exonerou de vez o fantasma de 91 – quando perdeu o título da Copa do Brasil diante do próprio Criciúma. Na noite desta terça-feira, o Tricolor derrotou o Tigre pelo placar de 1 a 0 no tempo normal – e como havia perdido em Porto Alegre pelo mesmo placar, levou a disputa para as penalidades. Da marca do cal, Marcelo Grohe defende duas cobranças, uma do goleiro Luiz, e garantiu o time gaúcho nas oitavas de final.
Com a classificação, o Grêmio proporcionou a primeira derrota do técnico Petkovic como treinador. O comandante do Tigre estava invicto há sete partidas, sendo seis pelo Campeonato Brasileiro da Série B, porém, em sua primeira decisão, levou a pior.
O Grêmio é o quinto time classificado às oitavas de final da Copa do Brasil, tirando o Fluminense e aquelas que disputaram a Libertadores. Além do Tigre, já garantiram suas respectivas vagas: Palmeiras, Figueirense, Ituano e Flamengo.
Com a classificação do Grêmio, os cabeças de chaves da Copa do Brasil foram definidos. São eles, Internacional, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo e o próprio Tricolor. Os confrontos serão conhecidos através de sorteio.
O GRÊMIO ACORDOU!
Faltou sorte ao Criciúma no primeiro tempo no Heriberto Hulse. O clube catarinense esteve muito melhor, perdeu chances incríveis e ainda mandou uma bola na trave. Fábio Ferreira é prova disso. Após confusão dentro da área gremista, Marcelo Grohe trombou com Giuliano e deixou a bola viva nos pés do defensor, que chegou chutando e mandou para fora. O Grêmio, por sua vez, não fez um bom primeiro tempo, mas aproveitou a chance que teve. Aos 22 minutos, Douglas armou a jogada e rolou para Luan. O atacante foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Pedro Rocha mandar para o fundo das redes.
Antes, a pressão era total do Criciúma. Aos 24 minutos, Lucca fez fila na zaga do Grêmio, invadiu a área e chutou. Grohe se esticou e desviou o suficiente para tirar a bola da reta do gol e mandar na trave. Logo no lance seguinte, Rodrigo Andrade recebeu dentro da área e com o gol escancarado, buscou o ângulo, mas a bola carimbou em Galhardo, que salvou acabou salvando o Tricolor.
Com exceção do gol, Luiz foi pouco acionado. O goleiro do Criciúma fez apenas uma grande defesa. Aos 42 minutos, Luan dominou, a bola ainda bateu nas suas mãos, foi desviada pela zaga adversária e sobrou para Pedro Rocha. O atacante chutou de fora da área para grande defesa do goleiro do Tigre.
TEVE QUE SEGURAR, TIGRE?
O jogo estava bom para o Criciúma. Apesar de jogar contra um dos favoritos ao título, o clube catarinense foi melhor também no segundo tempo, até que aos 36 minutos Guilherme Santos foi expulso, após cometer uma falta em Fernandinho. Depois tudo mudou, o Grêmio partiu para cima e viu seu adversário recuar drasticamente. Petkovic colocou seus 10 jogadores atrás da linha da bola para levar a partida para as penalidades máximas.
Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Criciúma voltou a desperdiçar chances claras. Aos 19 minutos, Paulo Sérgio aproveitou a sobra dentro da área e arriscou o chute. Grohe defendeu e chegou até Lucca. O atacante estava livre, mas isolou. O Grêmio também teve sua oportunidade. Luan invadiu a área, saiu na cara do gol, porém, parou no goleiro Luiz.
Nos minutos finais, o Grêmio ficou perto de aproveitar a superioridade numérica e sair de campo classificado. A última boa chance aconteceu aos 42 minutos. Pedro Geromel colocou a bola na área, Luan pegou mascado e sobrou livre para Braian, que mandou longe, fazendo com que a partida fosse para as penalidades máximas.
AQUI É GRÊMIO!

Nos pênaltis, o Grêmio já fez explodir os seus torcedores. Maicon deslocou Luiz, enquanto que Paulo Sérgio facilitou a vida de Grohe e mandou nas mãos do goleiro. Fernandinho converteu. Nervoso, Maurinho bateu rente à trave, o goleiro do Tricolor chegou, mas a bola morreu nas redes. Rafael Galhardo e Fábio Ferreira converteram, um para cada lado, sem maiores problemas.
Na quarta cobrança do Grêmio, Braian Rodríguez foi para bola, soltou o pé, mas Luiz defendeu e recolocou o Criciúma no jogo. Cristiano bateu, na sequência, e deixou tudo igual. Douglas fez o quarto para o Tricolor e provocou a torcida depois de marcar. O quinto do Tigre ficou por conta do goleiro Luiz. O arqueiro bateu e também parou em Marcelo Grohe, que saiu de campo como herói.
PRÓXIMOS JOGOS
No final de semana, os dois clubes sulistas voltam à dura rotina do Campeonato Brasileiro. O Grêmio, que perdeu para o Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã, vai tentar a reabilitação diante do Sport, sábado, às 19h30, no Olímpico, em Porto Alegre, pela 15.ª rodada do Brasileirão. O Criciúma também vai jogar em casa, sábado, mas às 16h30, diante do Santa Cruz, em duelo válido pela 14.ª rodada da Série B. O time catarinense vai defender uma série invicta de seis jogos – três vitórias e três empates.






































































































































