No último jogo da noite de domingo, o Palmeiras venceu com folga (4 a 1) o Vasco dentro de São Januário e finalmente entrou no G4 do Brasileirão. Foi uma vitória convincente do time de Marcelo de Oliveira que não perde à oito jogos. O Vasco até tentou equilibrar as coisas, mas por não ter um time de qualidade, foi facilmente envolvido pelo belo futebol do Verdão. Aliás, no embalo que vai, não será surpresa se o Palmeiras chegar muito perto do líder Atlético Mineiro dentro de mais algumas rodadas.
Vasco levou de cinco do Palmeiras em São Januário
Outro que se deu bem na rodada foi o São Paulo. Mesmo sem jogar bem, venceu no Morumbi o Cruzeiro por 1 a 0 (outro gol de Pato) e firmou-se na quinta colocação do campeonato.
O Santos também venceu ontem e saiu da incomoda posição em que estava. Ao vencer o Joinville, último colocado do campeonato, o Peixão saiu do Z4 e passou a respirar mais tranquilo (pelo que produziu, o Santos mostrou que dificilmente estará entre os clubes rebaixados no final do campeonato).
Já o Corinthians, não foi o mesmo dos últimos jogos. Marcou primeiro que o Coritiba, mas no final da partida disputada na capital paranaense, permitiu o gol de empate do adversário. O empate acabou sendo justo pelo esforço feito pelo Coritiba (que correu demais) e pela queda de produção dos comandados de Tite.
Importante ainda dizer, que a partir dessa rodada, dois clubes paulistas estão no G4, Corinthians e Palmeiras. O São Paulo é o quinto colocado e com mais um ponto também passará a integrar esse grupo. Prova de que o chamado trio de ferro do futebol paulista recuperou seu futebol e já pode sonhar em brigar pelo título brasileiro ou, no mínimo, por uma vaga na Libertadores do ano que vem. É o que seus fanáticos torcedores esperam
C * U * R * T * A * S
* NO JOGO de São Januário o Palmeiras passeou. Antes dos vinte minutos já vencia pr 2 a 0. Depois fez o terceiro. O Vasco ficou perdido, fez jogadas bisonhas e não teve capacidade para pelo menos equilibrar as coisas com o adversário. Leandro, Egídio, Dudu foram os maiores destaques do jogo.
Celso Roth vai explicar o quê com o Vasco?
* VERDADE é que a contratação de Marcelo de Oliveira foi um achado para o Palmeiras. Em pouco tempo ele conseguiu encaixar as peças e como consequência as vitórias passaram a acontecer em série. Também vale ressaltar que o elenco palmeirense hoje é de qualidade inclusive no banco.
* JÁ O VASCO está descendo a ladeira. É um time medíocre. Seu técnico também não acrescenta nada. O Vasco é um amontoado de jogadores ruins, que entram com vontade de ganhar, mas, por não possuírem competência, quase sempre perdem. Dificilmente o Vasco vai escapar do rebaixamento.
* NA CLASSIFICAÇÃO do campeonato agora estão Atlético Mineiro, que ganhou no sábado e subiu mais três pontos, o Corinthians que agora é vice líder isolado, Palmeiras que ocupa o terceiro lugar e Sport Recife, que conseguiu empatar com o Grêmio em Porto Alegre e firmou=se na quarta colocação.
* ENTRE os quatro últimos colocados estão Goiás, Vasco, Coritiba e Joinville. Cada vez mais esses quatro estão se distanciando dos demais e a tendência é que eles acabem rebaixados. Lógico que ainda faltam muitas rodadas, mas o futebol desses quatro não os credencia a uma reação.
Alexandre Pato fez gol de cabeça contra o Cruzeiro
* NO JOGO do Morumbi, o São Paulo voltou a jogar um futebol de nível baixo. Muito toque de bola, pouca agressividade e várias falhas no setor defensivo. Ainda assim, num cruzamento perfeito de Carlinhos, Pato tocou na bola com a cabeça e a desviou das mãos do ótimo goleiro Fabio.
* COM O GOL, Pato ampliou seu número de gols e firmou-se como grande artilheiro do Tricolor na temporada. Numa analise dos jogadores que defenderam o São Paulo, destaque para Toloi, na defesa, Carlinhos na lateral, Michel Bastos no meio de campo e Pato no setor de ataque.
* MAIS UMA vez o Morumbi teve bom público. Mais de vinte e nove mil sãopaulinos foram ver o jogo contra o Cruzeiro. Um Cruzeiro que está em péssima fase e que, não demora muito, vai dispensar o arrogante Wanderley Luxemburgo, que até agora não fez nada para melhorar seu time.
Gabigol fez dois gols com marca de artilheiro
* O SANTOS fez 2 a 0 contra o Joinville. O heroi do jogo foi Gabigol, que fez os dois gols do Peixe. O artilheiro, por sinal, acabou por se contundir e até deixou o time antes do final do jogo. Mas sem dúvida, foi um dos melhores em campo enquanto esteve no gramado. Vitória justa e merecida do Peixe.
* QUEM assistiu a partida, notou uma diferença do Santos de algumas semanas atrás e o dos últimos dois jogos. Fica claro que a contratação de Dorival Junior melhorou a produção do time da Vila. Ele arrumou a casa, mesmo não tendo nenhum reforço a mais. Provou ter competência.
* É POR essas e outras que não tenho medo de afirmar que o Santos não será rebaixado. Essa ameaça já passou, mesmo o time ainda estando alguns pontos apenas acima dos últimos colocados. Mas nota-se que a confiança e a mentalidade é outra. A tendência é que o Santos suba de produção.
* CONFESSO que esperava uma vitória tranquila do Corinthians lá em Curitiba. Afinal, o time da casa está mal e o Timão vinha de ótimos resultados e inclusive dividia a liderança com o Atlético Mineiro. O inicio do jogo até foi bom para a equipe dirigida por Tite que abriu o placar com Felipe.
Felipe marcou o gol e ofereceu a Gil
* A PARTIR do gol, o Corinthians adotou o esquema Tite de ganhar pontos. Voltou todo para a defesa e procurou segurar o resultado. Essa postura animou o Coritiba que foi à frente com raça a procura de seu gol de empate. E foi feliz. Evandro no final da partida igualou o placar para o Coritiba.
* ALIAS, o elenco atual do Corinthians não é dos melhores. Se não contratarem reforços e Tite não usar um esquema mais ousado, não demora muito e o Timão estará fora do G4. Digo isso agora, quando o alvinegro paulista ainda é vice líder. Se não houver mudança, esse time vai rolar pela tabela.
* O BRASILEIRÃO foi desdobrado e terá jogos neste meio de semana, talvez a pedido da televisão. Na quarta feira, o Corinthians, por exemplo, recebe o Vasco no Itaquerão. Se levarmos em consideração que o Vasco foi goleado pelo Palmeiras ontem, já podemos prever vitória corintiana neste jogo.
* TAMBÉM na quarta feira o São Paulo visita o Atlético Mineiro, atual líder do campeonato. O Galo está embaladíssimo e, no momento, tem jogado um futebol muito mais eficiente que o São Paulo. Normalmente o Atlético ganha essa. Se der São Paulo, será uma das maiores zebras do campeonato.
* NO SABADO o Fluminense encara o Grêmio, no Rio. Jogo difícil para o Tricolor carioca, mas sua chance de vencer é boa. No domingo, o Palmeiras recebe um adversário que atravessa ótima fase, o Atlético Paranaense. Jogo será na Allianz Arena. Verdão leva ligeiro favoritismo nesta partida.
* O INTERNACIONAL que foi desclassificado da Libertadores, inicia sua reação no Brasileiro. No domingo recebe a Chapecoense com boas possibilidades de vitória (porque é tecnicamente superior). O Figueirense recebe a Ponte. Jogo equilibrado. O Joinville encara o Avaí em jogo onde não há favorito.
* NO RECIFE, o Sport enfrenta o Cruzeiro. Tem tudo para vencer, já que, em seu estádio, ainda não perdeu para ninguém. No Rio o Flamengo enfrenta o Santos. Jogo difícil para os dois. Não dá para indicar um vencedor. O Coritiba recebe o Goiás. Em tese, time do Paraná deve vencer a equipe goiana.
* A REGULARIDADE do Atlético Mineiro é de chamar a atenção. Seu time consegue manter o mesmo ritmo dentro ou fora de casa. Levir Culpi tem muito a ver com essa regularidade e com esse bom futebol. Cada vez mais o Galo se firma como maior favorito ao título brasileiro desta temporada.
* A VITÓRIA do último final de semana foi contra o Figueirense, um time bem armado e que exige o máximo de seus adversários. Enquanto isso o Sport Recife foi a Porto Alegre e arrancou um empate diante do bom time do Grêmio. É outro clube que mantém o ritmo e pode brigar pelo título máximo.
* A DÉCIMA sexta rodada do Brasileirão foi desmembrada, certamente para atender os interesses da televisão. Dois jogos foram antecipados para quarta feira. O Corinthians vai receber o Vasco como franco favorito no Itaquerão. E o São Paulo vai visitar o Atlético Mineiro em Belo Horizonte.
* O VASCO entra nesse jogo diante do Timão como zebra. De repente, pode até surpreender. Mas se prevalecer o momento e o fato de ter a vantagem de jogar em casa, o Corinthians tem tudo para faturar esses três pontos. Em BH o Galo é favorito. Cabe ao São Paulo tentar reverter essa situação.
* NO SABADO apenas um jogo programado. O Fluminense, que faz boa campanha, recebe o Grêmio que começou a oscilar de algumas semanas para cá. Em tese, o favoritismo é do Tricolor carioca, mas o tricolor gaúcho tem time para surpreender e até de voltar para Porto Alegre com os três pontos.
* NO DOMINGO o complemento da rodada. O Palmeiras recebe o Atlético Paranaense, na Allianz Arena. É favorito, apesar do bom futebol que o Furacão vem exibindo. O Internacional encara o Chapecó. Precisa vencer, porque perdeu muitos pontos quando se dedicava apenas a Copa Libertadores.
* EM FLORIANÓPOLIS, o Figueirense pega a Ponte Preta. Macaca tem altos e baixos. De repente, pode entrar em campo inspirada e surpreender o time da casa. O Joinville recebe o Avaí. Jogo bastante equilibrado. Já o Sport pega o Cruzeiro no Recife. Tudo indica, mais uma vitória do time recifense.
* COMPLETAM a rodada, Flamengo x Santos, no Rio. Mengão terá como arma principal o atacante Guerrero, melhor centroavante do campeonato. Um perigo para a irregular defesa santista. Em Curitiba, o Coritiba encara o Goiás, que caiu demais de produção. Time paranaense por isso é favorito.
* BRASIL estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo em outubro, contra o Chile, em Santiago. Jogo difícil para os comandados de Dunga, já que, além de ser no campo do adversário o Brasil vai enfrentar a melhor seleção de futebol da América do Sul, já que os chilenos ganharam a Copa América 2015;
* SEGUNDO adversário do Brasil será a Venezuela, também em outubro. Só que este jogo será disputado em nosso País em local ainda a ser definido. O terceiro jogo será em Buenos Aires, diante da Argentina, num clássico sulamericano que vai exigir o máximo de Dunga e seus comandados. Um perigo.
* O SORTEIO foi feito no sábado, na Rússia. Mais uma vez, Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, não esteve presente, o que prova seu medo de ser preso e extraditado para os Estados Unidos. Aliás, ao evitar sair do Brasil, Marco deixa claro que tem culpa no cartório. Não demora e ele será preso.
* FINALMENTE o Brasil conseguiu ficar à frente de Cuba nos Jogos Panamericanos. Desta vez os brasileiros ganharam 141 medalhas (41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze) e os cubanos, 97. Estados Unidos foram os primeiros com 265 medalhas e o Canadá, país sede, ganhou 217 medalhas.
* BOM LEMBRAR que o nível técnico do Pan é bem inferior ao das Olimpíadas, Por isso, não dá para se entusiasmar muito com essa atuação da equipe brasileira. Certamente, nos jogos do Rio no ano que vem, os índices conquistados no Pan estarão bem longe daqueles alcançados nas Olimpíadas.
* DETALHE: maior decepção dos brasileiros foi no atletismo. Nossos atletas estiveram abaixo da crítica. Nenhum deles brilhou como o esperado. E como falta apenas um ano para os Jogos do Rio, não haverá tempo para melhorar os índices dos atletas brasileiros. É preciso saber de quem é a culpa.