Só o Corinthians preocupa de fato o Corinthians no Brasileirão

É impressionante a regularidade do Galo. Seu time fez mais uma boa exibição e venceu sem sustos o São Paulo, que até jogou bem mas foi incapaz de segurar o líder

Pratto, argentino que fala pouco mas faz muitos gols, fez os três que deram a vitória ao time da casa.

0002050100578 img
É impressionante a regularidade do Atlético Mineiro. Na quarta-feira, seu time fez mais uma boa exibição e venceu sem sustos o São Paulo, que até jogou bem mas foi incapaz de segurar o adversário dentro do Mineirão. Pratto, argentino que fala pouco mas faz muitos gols, fez os três que deram a vitória ao time da casa.

Argentino Lucas Pratto marcou três gols no Mineirão para 50 mil pessoas

Argentino Lucas Pratto marcou três gols no Mineirão para 50 mil pessoas

O São Paulo teve ótimos momentos, jogou um futebol de boa qualidade, mas, mais uma vez, teve no seu ataque seu ponto negativo. Luis Fabiano teve pelo menos três ou quatro boas chances de fazer gols, mas foi incompetente. Isso sem contar o grande número de impedimentos em que foi flagrado pela arbitragem. Pato fez o seu, mas foi pouco. Também perdeu gols feitos numa demonstração de que não é muito confiável.

Assim, sem ataque e diante de um adversário que contava com um centro avante inspirado, o São Paulo sucumbiu e perdeu mais um jogo fora (o que já se se transformando numa rotina).

Enquanto isso, o Corinthians, mesmo sem ter bons atacantes, demoliu o Vasco por 3 a 0. Só jogadores da defesa e do meio campo marcaram. Os atacantes nada fizeram. Mas o importante foi que o Corinthians ganhou mais três pontos e manteve a pequena diferença de dois pontos do líder Atlético.

Aliás, o Timão é o único clube que disputa o Brasileirão, que ainda causa alguma preocupação ao Atlético. Os demais estão cada vez mais distantes na pontuação geral do campeonato. Em tese, o Galo é hoje o que foi o Cruzeiro nos dois últimos campeonatos. É o favorito disparado ao título máximo da competição. O resto corre atrás. A regularidade do Galo impressiona e seu bom futebol, mais ainda. Seu time está jogando o fino da bola.

C * U * R * T * A * S
Lucas Pratto superou Rogério Ceni três vezes

Lucas Pratto superou Rogério Ceni três vezes

* NO JOGO do Mineirão Pratto foi a estrela máxima. Fez três gols e teve excelente presença de área. Goleiro Vitor também trabalhou e não deu chance ao São Paulo. O Atlético é hoje um time equilibrado. Todos seus setores funcionam bem. A defesa é firme, o meio campo cria e o ataque é eficiente.

* JÁ O SÃO PAULO continua frágil na defesa. Osório troca jogadores mas a produção do setor defensivo do Tricolor não melhora. Contra o Galo, o técnico utilizou três zagueiros. Mas eles oscilaram demais. Fizeram algumas grandes jogadas e outras bisonhas. Daí a fácil vitória do Atlético MG.
* JUAN Carlos Osorio continua a fazer experiências. Troca jogadores, coloca alguns até fora de posição e observa a reação de cada um. Ou seja. Em pleno Brasileirão, ele faz testes em todos os setores do time. Em razão disso o time tem bons e maus momentos e cai cada vez mais na classificação.
* DIANTE disso, fica evidente que o São Paulo não terá chance de ser campeão brasileiro. Quando muito poderá conseguir uma vaga entre os quatro clubes que vão disputar a Libertadores do ano que vem. E assim mesmo, se der sorte. Porque há times melhores que ele na briga por essas vagas.
* DIRETORIA continua maluca. Quer vender o time inteiro. Falta projeto, falta bom senso. Basta aparecer uma proposta para Carlos Miguel Aidar ficar eufórico. Ele quer vender. Quem segura um pouco é o Athaide, diretor de futebol. Mas ainda assim, aos poucos, o São Paulo faz o seu desmanche.
Levir Culpi: líder e estado zen...

Levir Culpi: líder e estado zen…

* LEVIR Culpi está numa fase zen da sua vida profissional. Fica ao lado do gramado, não se estressa e dirige com competência seus jogadores. O Atlético é um time bem treinado. Que sabe o que fazer com a bola. É firme na marcação, cria muito e sabe concluir. Muito difícil segurá-lo.

* O CORINTHIANS surpreende pela aplicação. Em todos os jogos seus titulares não param um minuto. Correm o tempo todo. Tem raça, tem aplicação. Não é um time tecnicamente bem dotado. Mas compensa na dedicação de todos os seus jogadores. Há um esquema e todos procuram cumpri-lo.
* GANHAR por 3 a 0 foi uma surpresa. O Corinthians não é disso. É um time que procura fazer seu gol e depois segurar o 1 a 0 até o fim. Só que o Vasco é um time muito fraco. Por isso foi fácil fazer três gols e até poderia ter feito mais. O Vasco, por sinal, caminha rápido para o rebaixamento.
* IMPORTANTE lembrar que esse time bem armado e raçudo que é vice-líder do campeonato, enfrenta daqui dez dias o São Paulo, em mais um clássico do futebol brasileiro. Jogo será no Morumbi onde o São Paulo está invicto.Será um bom clássico, mas pelo retrospecto, o Timão é o grande favorito.
* OS JOGOS Atlético x São Paulo e Corinthians x Vasco, disputados quarta-feira, foram antecipados à pedido da TV. Eles pertencem a 16ª rodada do primeiro turno do Brasileirão. Os jogos que vão complementar essa rodada começam no sábado quando o Fluminense vai enfrentar o Grêmio.
* POR SER no Rio, é de se esperar que o Tricolor carioca leve vantagem. Mas o Tricolor gaúcho apesar de algumas oscilações nos últimos jogos, tem um bom time e pode chegar ao final da partida com os três pontos. É jogaço. Um verdadeiro clássico. Eu não indicaria um favorito antecipado.
Leandro Pereira: de repente virou artilheiro do Palmeiras

Leandro Pereira: de repente virou artilheiro do Palmeiras

* NO DOMINGO a Allianz Arena estará cheia mais uma vez. Jogam Palmeiras x Atlético Paranaense. O Verdão está embalado e, em seu campo, tem tudo para vencer. Só que não será um jogo fácil. O Furacão paranaense tem um ótimo time. Tem futebol para se impor. Verdão precisa ter muito cuidado.

* O CORITIBA pega o Goiás em Curitiba. Deve vencer. Já o Flamengo vai passar apertado diante do Santos que voltou a jogar bem. O Mengão vai contar outra vez com Guerrero que até agora não perdeu com sua camisa. Emerson Sheik também volta. Parada dura. Mas o Santos merece respeito.
* O INTER tenta recuperar os pontos que perdeu enquanto disputava a Libertadores. Desta vez encara a Chapecoense, um time traiçoeiro. Ainda assim, se fosse apostar, cravaria Colorado. Respeito o time de Chapecó, mas não o vejo em condições de surpreender o Inter dentro do moderno Beira Rio.
* O FIGUEIRENSE costuma jogar fechadinho e fazer seus gols nos contra ataques. Um time perigoso. Ele recebe a Ponte Preta, que luta ainda para conseguir um lugar de maior destaque na classificação geral. É jogo igual. Não há diferença entre um time e outro. Figueira tem vantagem do mando.
* O JOINVILLE é o pior time do campeonato mas como faltam muitos jogos para o final, ele tenta começar a recuperar os pontos que já perdeu. Neste domingo pega o Avaí em casa. São dois times do sul. Eles se conhecem. É quase um clássico regional. Em tese, o empate é o resultado mais provável.
* O SPORT continua sendo um dos melhores times do Brasileirão. Neste domingo vai receber o Cruzeiro que tem oscilado muito e não é mais aquela equipe quase imbatível. Como o Sport não perde em casa, apostamos que seu time vai ganhar mais três pontos. Mesmo que por contagem mínima.
* É DE impressionar. Nunca em toda a minha carreira como cronista esportivo vi um presidente de clube tão confuso e desarticulado como Carlos Miguel Aidar, do São Paulo. Ele já ocupou o cargo no passado e até fez bom trabalho. Mas voltou trinta anos depois totalmente perdido e descontrolado.
* QUASE todos os dias surge uma noticia dizendo que Aidar iniciou um contato para vender um jogador. Seja ele titular ou reserva, promessa ou já consagrado. Paralelamente ele já quer lotear Cotia e dar cada revelação que surgir por lá nas mãos de um investidor que fará dinheiro com ele.
* EM CURTO espaço de tempo ele fez uma verdadeira liquidação de atletas. E promete mais. Tudo sem planejamento, sem base nenhuma e sem verificar se o clube não está perdendo dinheiro ao invés de recebe-lo. E para piorar, ainda chegam inúmeras cobranças de dívidas do antecessor, o JJ.
* SE SEUS parceiros não entrarem no circuito para segurar um pouco o ímpeto de vendedor de Aidar, o clube vai chegar a um ponto em que o pedido de impeachement do presidente será muito fácil de ser conseguido pelo grupo de Oposição. E isso será ruim para todos, em especial, para o clube.
* EM TEMPO. As atitudes de Aidar me parecem tresloucadas. Parecem partir de alguém que não está bem da cabeça e que faz tudo no impulso sem medir as consequências. Talvez fosse caso até de indicar um psicólogo para o atual presidente sãopaulino. Parece exagero mas acho que é o caso.
* ZICO pediu apoio de Marco Polo Del Nero para ser candidato à presidência da Fifa. Marco nem respondeu. Algo normal, já que Zico já fez duras criticas a CBF no passado e Marco deve considera-lo um inimigo que poderia até prejudica-lo se um dia presidir a maior entidade do futebol mundial.
* O QUE posso dizer sobre o assunto é que Marco Polo está queimado como dirigente esportivo. Se tinha planos, pode enterra-los porque não há mais clima para ele fazer qualquer coisa boa pelo futebol brasileiro ou pela CBF. Prova disso é que ele nem pode viajar com medo da Justiça norte americana.
* MELHOR seria ele promover logo uma eleição na CBF e indicar o novo presidente da entidade. Depois, tirar férias e ficar longe do futebol por um bom tempo. Até porque, ele já está rico e ainda conta com excelente escritório de advocacia que deve lhe render alguns milhões de reais todos os meses.
* ÚNICA coisa que ele precisa ter cuidado é quem ele vai indicar para substitui-lo. Precisa ser gente de sua confiança. Caso contrário, podem abrir uma auditoria na CBF e na FPF e até deixa-lo numa tremenda saia justa quando o resultado desse trabalho for divulgado. Não dá para correr esse perigo.
* SE HÁ um apresentador de televisão que não sabe nada da profissão, esse cidadão é Neto, da TV Bandeirantes. O cara fala errado, dá opiniões ridículas, tenta se auto promover como se tivesse sido um dos maiores jogadores do futebol brasileiro em todos os tempos e é um poço de arrogância.
* NÃO ENTENDO como é que uma emissora qualificada como a Band, aceita um apresentador de tão baixo nível no comando de alguns de seus programas. E o que é pior. Nas transmissões da Champion League, ele foi escalado para fazer dupla com Teo José, um narrador formidável.
* TEO FORMAVA uma dupla inigualável com Mauro Betting. Eu não deixava de ouvi-los. Mas a Bandeirantes, ao invés de demitir Neto, preferiu mandar Betting embora (por sinal ele está arrebentando na Fox). A partir daí, desisti de ouvir o Teo José. O Neto destoa e prejudica o trabalho do narrador.
* MUITO bom o especial que a ESPN fez sobre Osmar Santos, que completou mais um ano de vida. Boas entrevistas e uma homenagem digna de um dos maiores narradores que o rádio esportivo brasileiro já teve em todos os tempos. Nota mil para a turma da ESPN. Boa ideia e uma excelente produção.
* MICHEL Platini é candidato à presidente da Fifa. Gostei da ideia. Me parece um homem e um dirigente com o perfil ideal para dirigir a entidade que comanda o futebol mundial. Hoje Platini dirige a UEFA com muita competência. Se assumir a Fifa, tem tudo para fazer um trabalho de excelente nível.
* IMPORTANTE é que Platini já é dirigente e tem feito ótimo trabalho à frente da UEFA. Além disso, por ser ex jogador, conhece como poucos o futebol por dentro e por fora. Pelo que sei à respeito dele, é uma pessoa correta, honesta, de personalidade. Ótimo nome para substituir Joseph Blatter.
* TIGRES empatou com o River Plate da Argentina, lá no México, no primeiro jogo pelas finais da Copa Libertadores de América. Um mal resultado para o clube mexicano. Agora a decisão será no campo do River, quarta-feira que vem, lá em Buenos Aires. Chances do River ser campeão são grandes.
* O JOGO de ida não foi dos melhores tecnicamente, Os ataques foram anulados pelas defesas. Para o River, esse era o objetivo. Se não desse para vencer, o empate estaria bom. E foi o que ele conseguiu. Agora é preparar-se para o jogo decisivo. Tigres tem mais time, mas River em casa é forte.