Luto! Morre ex-presidente da Federação Paulista, Alfredo Metidieri, eleito com "Movimento do Interior" nos anos 70
Morreu nesta segunda-feira, Alfredo Metidiéri que nos anos 1970 assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol, impondo uma abertura para que os times do interior paulista
O ex-dirigente está sendo velado no Cemitério Memorial Park, em Sorocaba e, às 13 horas de terça-feira, haverá a celebração da cremação de seu corpo.
Sorocaba, SP, 17 (AFI) – O futebol paulista está de luto. Morreu nesta segunda-feira, Alfredo Metidiéri que nos anos 1970 assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol, impondo uma abertura para que os times do interior paulista crescessem. Metidiéri tinha 96 anos e faleceu em seu casa na cidade de Sorocaba. O ex-dirigente está sendo velado no Cemitério Memorial Park, em Sorocaba e, às 13 horas de terça-feira, haverá a celebração da cremação de seu corpo. A Federação Paulista e a Prefeitura de Sorocaba decretaram luto de três dias.
Para quem está acostumado com esta geração de dirigentes medrosos e covardes, Alfredo Metidieri pode ser um exemplo para novos dirigentes. O futebol paulista deu uma guinada em 1976 com a eleição de Alfredo Metidieri para a presidência da FPF.
Até então somente os times grandes tinham espaço na política do futebol de São Paulo, mas os dirigentes das equipes do interior se rebelaram, se organizaram criando um grupo de 13 clubes do interior e elegeram Alfredo Metidieri como presidente da FPF.
A presença de Reinaldo Carneiro Bastos no comando da FPF, neste momento, é uma esperança de mudança. Ele é um dirigente oriundo de Taubaté, onde atuou em várias funções por muitos anos, antes de adquirir muita experiência na parte administrativa da FPF como vice-presidente e agora como seu principal mandatário.
ABERTURA PARA OS CLUBES
Metidieri abriu a Federação para os clubes, fez aumentar o público nos estádios e deu espaço para o fortalecimento dos times do interior. Quando o Guarani foi campeão brasileiro, em 1978, Metidieri era o presidente da FPF e, em sua época, além de Guarani, times do interior ganharam espaço nacional como Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão Preto, Ferroviária, América de Rio Preto, XV de Piracicaba e vários outros.
Outro fator positivo na gestão de Metidieri na FPF foi que ele abriu a entidade para novos dirigentes como Eduardo Farah, ex-dirigente do Guarani, e José Ferreira Pinto, ex-presidente do Juventus, ambos falecidos. Depois, já no final dos anos 1980, Farah iria assumir a Federação e revolucionar o futebol paulista, fortalecendo as competições do interior.
Nascido em Votorantim no dia oito de março de 1919, Alfredo Metidieri foi industrial na Região de Sorocaba e era um apaixonado pelo futebol, sempre acompanhando e torcendo pelo São Bento, clube que presidiu por mais de 15 anos. Da gestão no São Bento foi escolhido para assumir a Federação em 1976, onde ficou até 1978. Sem habilidade política suficiente para administrar vaidades de dirigentes sem escrúpulos, acabou se afastando do futebol, mas continuou torcendo pelo São Bento e tendo um conceito de excelência como dirigente esportivo.





































































































































