Portuguesa 2 x 1 Guaratinguetá - Lusa sofre, mas vence 2ª seguida e fica no G4
Hugo e Dieguinho, este com um belo gol, marcaram na vitória sofrida que levou a Lusa ao G4 da Série C
Hugo e Dieguinho, este com um belo gol, marcaram na vitória sofrida que levou a Lusa ao G4 da Série C

São Paulo, SP, 23 (AFI) – A Portuguesa sofreu mas, neste domingo de manhã, derrotou o Guaratinguetá por 2 a 1, no Canindé, pela 13ª rodada da Série C, e se manteve no G4, à frente do Juventude. Hugo e Dieguinho, com um golaço, marcaram os gols da segunda vitória consecutiva da Lusa.
O triunfo consolidou o time de Estevam Soares no G4 do grupo B, com 21 pontos, dois a mais que o Juventude, que conseguiu um empate neste sábado diante do Guarani, em Campinas. Já o Guaratinguetá estacionou nos seis pontos, na vice-lanterna do grupo, à frente apenas do Caxias, que ainda joga na rodada.
HUGOL
O primeiro tempo da partida entre Lusa e Guaratinguetá no Canindé pode ser dividido em três fases. Na primeira parte da etapa inicial, quem começou melhor, dominando as ações, foram os visitantes, que marcou bem e, com mais posse de bola, não deixava a Lusa jogar, mas também não conseguiu dar trabalho ao goleiro Tom.
Após os vinte minutos de jogo, a Lusa passou a se impor, com mais volume de jogo, pressionando o adversário mas sem precisão nas finalizações. Fechado para sair nos contra-ataques, o Guará teve a chance de abrir o placar com Juninho, que desviou o cruzamento de Guilherme. A bola passou próxima à trave e assustou a torcida da Portuguesa, que compareceu em bom número neste domingo de manhã no Canindé.
Depois de ser ameaçada, a Lusa transformou seu volume de jogo em chance de gol e assustou com Guilherme, que, após boa tabela com Hugo, ficou de frente para o gol, mas errou o alvo. Mas não fez falta. Um minuto mais tarde, o gol veio com Hugo. O atacante viu Cascardo invadir a área, recebeu ótimo passe e, livre, só de teve o trabalho de empurrar para o gol.
O sexto gol de Hugo na Terceirona deu tranquilidade à equipe e a terceira fase da primeira etapa, dos 30 minutos em diante, teve os dois times procurando o gol, deixando o jogo aberto e bom de se assistir. Porém, sem mais nenhum gol, a Lusa desceu ao vestiário em vantagem.
JOGO DECIDIDO? LEDO ENGANO
A história de que a Portuguesa melhora seu rendimento na etapa final se repetiu mais uma vez neste domingo. Em vantagem no placar, o time da capital paulista não voltou tão bem, sofrendo certa pressão do Guará, que sofria em quebrar a barreira defensiva da Lusa. Contudo, logo o time de Estavam Soares se reencontrou no jogo e conseguiu ampliar o placar em um lance inusitado.
Dieguinho subiu bem ao ataque e, em vez de cruzar, optou pelo chute. Mesmo sem ângulo, a bola entrou no gol e surpreendeu o goleiro Lucas. Mesmo com uma vantagem mais confortável, a Lusa não conseguiu controlar o jogo por muito tempo. Aos 30 minutos, a Garça voltou a pressionar e, na bola parada, conseguiu diminuir o placar com Juninho, após bate e rebate na área.
Com o gol, o time do Vale do Paraíba cresceu na partida e o goleiro Tom, da Portuguesa, transformou-se em um dos nomes do jogo com grandes defesas. O goleiro apareceu bem para salvar a Lusa em dois chutes de fora da área na sequência. O jogo que parecia decidido ganhou contornos de drama e a Garça pressionou até o fim, mas o máximo que o time visitante conseguiu foi causar a expulsão de Cascardo, já nos acréscimos da partida.
Aos 50 minutos, o árbitro encerrou a partida e a Portuguesa venceu a segunda seguida, se consolidando no G4.
Próximos jogos
Na próxima rodada, a Portuguesa tenta se manter no G4 da Série C contra o Tupi, em Juiz de Fora. O duelo acontece no próximo sábado, às 19 horas. Estacionado na vice-lanterna, o Guaratinguetá tem um confronto direto para sair das última colocações contra o Caxias, lanterna. Os times se enfrentam no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Centenário, no Sul.





































































































































