Em menos de uma semana o
Corinthians perdeu quatro pontos e permitiu a aproximação do
Atlético Mineiro que agora está a apenas três pontos do time da Fiel na classificação geral do
Brasileirão. Mais uma vez o ataque corintiano fracassou. Fez apenas um gol e empatou com o Grêmio, no Itaquerão. Resultado inesperado, já que o Corinthians contava com esses pontos para manter a confortável situação em que se encontrava antes do jogo.
Corinthians empatou com o Palmeiras e agora com o Grêmio
Agora, com três pontos de diferença entre um clube e outro, a possibilidade do Galo Mineiro igualar e ate ultrapassar o Timão já não é assim uma possibilidade tão difícil. O futebol exibido pelo time de Tite não foi dos melhores. Contra o Palmeiras, nos 3 a 3, até que Jadson e seus companheiros fizeram um bom jogo. Mas diante do Grêmio, o ataque não funcionou e mesmo a defesa permitiu que o Tricolor gaúcho tivesse possibilidade de fazer mais gols. No final, o 1 a 1 foi justo pelo que produziram os dois times.
No clássico paulista, o Santos deitou e rolou em cima do São Paulo. Fez 3 a 0 como poderia ter feito mais. Na Vila, o Peixão é mesmo um time quase imbatível. E olha que Dorival Junior não pode contar com o craque do time, o meia Lucas Lima e também com uma das maiores revelações do clube nos últimos anos, o meia Geuvânio. O São Paulo foi mal escalado e não resistiu ao futebol rápido e bastante ofensivo do time da Vila.
Molecada do Santos não deu espaço para o mal escalado São Paulo
Já o Palmeiras, que esperava ganhar os três pontos diante do Inter, mesmo em Porto Alegre, não conseguiu atingir seu objetivo. Ao contrário. Perdeu o jogo e perdeu a chance de ficar ainda mais perto do G4. Futebol verde foi prejudicado pelo grande número de ausências de seus principais titulares, mas, ainda assim, no segundo tempo da partida, jogou melhor do que o Colorado gaúcho e merecia deixar o gramado com ao menos um ponto.
Faltou mais objetividade ao ataque verde para atingir esse objetivo. Assim, finalizada a vigésima quarta rodada do campeonato, o Corinthians continua líder, o São Paulo caiu para a quinta posição, saindo do G4, por conta do Flamengo, e o Palmeiras deixa para as futuras rodadas a tentativa de ainda integrar o G4. O Santos, ganhou o clássico do São Paulo, e aproximou-se ainda mais dos melhores colocados do campeonato. A continuar assim, em duas ou três rodadas já estará na zona que lhe permitira disputar a Libertadores em 2016. Ótima noticia para o torcedor santista.
C * U * R * T * A * S
* A FIEL já se acostumou. O Corinthians joga feio, todo fechado e quando não vence, empata. Tipo da coisa que o técnico Tite gosta, pois com os pontos faturados a cada rodada seu time lidera o campeonato de forma isolada e, cada vez mais, se aproxima do sonho que é ser campeão brasileiro pela sexta vez. Tecnicamente o Timão é limitado. Mas na raça busca o resultado que precisa.
Grêmio foi melhor que Corinthians no primeiro tempo
* FOI ASSIM diante do Grêmio, que jogou muito mais e mandou na partida do primeiro ao último minuto. Quando percebeu que vencer o time gaúcho era impossível, o Corinthians se acomodou no empate e saiu de campo com mais um ponto no seu ativo. O Grêmio só lamentou não ter transformado sua superioridade em gols. Mas empatar no Itaquerão foi considerado um bom resultado.
* NO TIME da fiel, Jadson e Renato Augusto foram os maiores destaques. Cássio também brilhou. Em compensação, Wagner Love só correu. Rildo, que entrou durante o jogo, fez bem sua parte.
* O GREMIO mostrou que é mesmo um time bem entrosado e de muita raça. Seu técnico Roger explora muito bem o material humano que tem em mãos. Se não for campeão (ele é um dos três que disputa realmente o título), no mínimo estará na Libertadores do ano que vem. É um time difícil de ser batido dentro ou fora de casa. Seu nível iguala Corinthians e Atlético-MG. Está em alta.
*O CLASSICO Santos e São Paulo mostrou que na Vila dificilmente um time vai ganhar do Santos. Seja com sua equipe principal, seja com alguns reservas, o Peixe da conta do recado e não dá oportunidade do adversário reagir. Foi assim contra o São Paulo. O ataque praiano funcionou muito bem, e os três gols saíram sem fazer forca. Na defesa o Peixe também joga com qualidade.
Osorio está fora de sintonia no São Paulo
* JA O SAO PAULO entrou em campo totalmente desfigurado. Mais uma vez o técnico Juan Carlos Osorio fez alterações táticas e técnicas que enfraqueceram o time (exatamente como ocorreu semanas atrás quando o Tricolor também perdeu sem jogar nada). Maior erro de Osorio foi deixar Michel Bastos e Wesley foram do time no primeiro tempo. Os dois fizeram muita falta.
* ALEM DISSO, Osorio jogou aberto contra um time que tem velocidade e um toque de bola de primeira qualidade. Resultado. Os gols foram saindo e o São Paulo nada pode fazer. Quando no segundo tempo Michel e Wesley entraram, já não dava para fazer mais nada. O time melhorou mas não conseguiu sair do zero. Essa derrota, portanto, deve ser creditada ao técnico não aos jogadores.
* ALIAS, já passou da hora de Osorio deixar de inventar. Ele tem de colocar em campo o que tem de melhor. Ainda mais quando enfrenta um time de qualidade e em fase ascensional como o Santos. Ao não respeitar a qualidade do adversário, Osorio entregou o São Paulo as feras e levou seu time a uma derrota humilhante. Será que depois dessa ele aprendeu a lição ou vai errar mais vezes.
* NO PEIXE os melhores foram David Braz, que atravessa fase fantástica, Renato, Longuine e Ricardo Oliveira. Os gols santistas foram marcados por David Braz, de cabeça, Longuine e Ricardo Oliveira que é disparado o artilheiro máximo do campeonato (Dunga deveria olhar seu futebol com maior interesse). No São Paulo só Renan e Thiago Mendes, foram bem. Os demais, decepcionaram.
* EM TEMPO. Pouco mais de cinco mil pessoas foram a Vila assistir esse clássico. Isso apesar do Santos estar bem na Copa do Brasil e no Brasileirão. Ora, nenhum clube suporta os gastos da disputa de um campeonato como o nosso se a torcida não colaborar. Um clássico como o de quarta-feira, era para encher a Vila. Não encheu. Melhor transferir os jogos do clube para o Pacaembu.
Palmeiras foi derrubado pelo Internacional no Beira Rio
* O PALMEIRAS foi todo desfalcado para Porto Alegre e ainda teve um jogador expulso aos três minutos do segundo tempo. Ainda assim, seu time lutou bravamente em busca ao menos de um empate que acabou não acontecendo. O placar final de Inter 1 x Palmeiras 0, deixou o Colorado gaúcho mais perto do G4 e o Palmeiras estacionado entre os sete primeiros colocados.
* NO PRIMEIRO tempo o jogo foi monótono. Só o Inter conseguiu alguma coisa, ao fazer seu gol aos 19 minutos de partida, em cabeçada certeira de Nilton. No segundo tempo, o Palmeiras perdeu Leandro Almeida, que fez falta dura e mereceu o cartão vermelho. Ainda assim, o Verdão manteve sua postura ofensiva e chegou a ameaçar várias vezes a marcação de pelo menos um gol.
* O INTER abdicou de atacar e resolveu segurar o resultado. Aos 38 minutos também perdeu um jogador, o meio campo Nilton, que fez falta feia e levou o vermelho. Com dez de cada lado, prevaleceu a aplicação palmeirense que só não marcou seu gol de empate por muito pouco. Bom lembrar que Jackson, do Palmeiras, perdeu gol certo quase dentro da pequena área do Inter.
* COM TANTOS desfalques, não dá para criticar o Palmeiras. Seu time lutou e fez o que pode para ganhar ao menos um ponto. Não deu sorte. Melhores jogadores da partida foram: pelo lado do Internacional, Nilton e Valdívia. Pelo lado do Palmeiras, Prass e Zé Roberto. Apesar da derrota o Verdão continua no páreo pois ainda faltam quatorze rodadas e há tempo para uma recuperação.
*NO MESMO horário de Inter e Palmeiras, jogaram Atlético Mineiro 2 x Avaí 0, em Minas e Ponte Preta 0 x Vasco 1, em Campinas. Esse ultimo resultado foi uma autentica zebra porque a Ponte tem mais time que o Vasco e ainda jogou em casa.Mas o time de Eurico Miranda fez seu gol e soube como segurar o resultado que lhe da alguma esperança de não ser rebaixado na atual temporada.
Leandrão fez o gol da vitória que complicou situação da Ponte Preta
* BOM DESTACAR a surpreendente vitória do Vasco sobre a Ponte Preta, em Campinas. Com esse resultado, situação da Macaca começou a ficar muito difícil. Se não se cuidar, cai. Estão no G4 do Brasileiro o Corinthians com 51 pontos ganhos, o Atlético Mineiro com 48, o Grêmio com 45 e o São Paulo com 38. No R4 estão Goiás com 25, Avaí com 23, Joinville com 21 e Vasco com 16.
*A RODADA deste final de semana será a vigéssima quinta do campeonato. Jogam no sábado Coritiba x Internacional e Palmeiras x Figueirense. Nos dois jogos podem ocorrer surpresas. No domingo pela manha o Corinthians enfrenta o Joinville como franco favorito no Itaquerão e a Ponte Preta recebe o Santos, em Campinas. Peixão deve vencer porque tem muito mais time que a Macaca.
*AINDA no domingo jogam Vasco x Atlético-PR (equilíbrio), Grêmio x São Paulo (time gaúcho é favorito), Cruzeiro x Atlético MG (clássico mineiro está mais para o Galo), Chapecoense x Flamengo (Mengão deve dar as cartas), Avaí x Goiás (jogo equilibrado e Sport Recife x Fluminense (tudo pode acontecer). Encerrada esta rodada vão faltar 14 para o final do Campeonato Brasileiro 2015.
* POUCAS VEZES eu vi uma seleção norte americana de futebol tão frágil. É um time que não sabe driblar, que não tem forca ofensiva, que tem uma linha de zagueiros bastante limitada e um meio campo que não cria nada. Em razão disso, a Seleção Brasileira venceu fácil por 4 a 1 o amistoso marcado para a última terca-feira, em Boston. Placar final mais do que justo. Poderia ter sido mais.
* NO PRIMEIRO tempo o time brasileiro não foi bem. Jogo muito burocrático. Bola de pé para pé, mas sem objetividade. Ainda assim, devido a fragilidade do adversário, o time de Dunga fez 1 a 0, gol do incrível Hulk. No segundo tempo no entanto, com a entrada de Neymar, as coisas mudaram. Ele deu outro ritmo ao time e além disso fez dois gols (um de pênalti claro sobre ele mesmo).
Neymar entrou com vontade de jogar bola contra os americanos
* NEYMAR entrou com vontade. Com fome de bola. E deu o espetáculo que o público esperava. Estádio não encheu, como já havia ocorrido no amistoso contra Costa Rica. Prova de que o Brasil, gradativamente, vai perdendo seu prestígio. De qualquer forma, independente da fragilidade do time americano, o teste foi valido para Dunga ver como se comportam seus jogadores atuais.
* DIZER QUE esse time já está preparado para enfrentar o Chile, em Santiago, pelas Eliminatórias da Copa é ser precipitado. Não, não dá. O time, apesar dos quatro gols, não produziu um futebol digno das tradições do Brasil. Ainda falta muito para Dunga chegar ao ponto ideal. Acho até que ele não vai conseguir. Considero a Seleção Chilena favorita no jogo de outubro contra o Brasil.
*DESTAQUE do jogo foi mesmo Neymar (que nao vai enfrentar o Chile). No mais, uma producao aceitavel dos zagueiros, que tambem nao tiveram um bom ataque pela frente. No meio campo Lucas Lima mostrou de novo sua competencia. Hoje j[a eh titular absoluto do time de Dunga. Nas outras posicoes, acho que Hulk merece ser titular. Assim como Marcelo, na lateral esquerda do time.
*AGORA a selecao volta para casa e so se reune em outubro para iniciar as eliminatorias. Dia 10 de outubro o time sera convocado. Provavelmente, sem surpresas. Dunga costuma ser fiel aos jogadores que atuam sob seu comando. So dispensa por motivos de contusao ou indisciplina. Assim, o time que pega o Chile deve ser praticamente o mesmo que enfrentou os americanos terca.
*RESOLVI dar uma olhada nas classificacoes das series B e C. Vamos la. Na B, o Botafogo carioca eh o grande lider com 45 pontos ganhos. Caminha firme para sua volta a primeira divisao e ate ao titulo da serie que disputa. O Paysandu esta em segundo lugar com 43. O Vitoria tem 41 e o Bahia tambem 41. Ou seja. Os dois grandes clubes do futebol baiano tem chance de subir neste ano.
*EM COMPENSACAO ha quatro clubes desesperados porque estao fortemente ameacados de cair. Sao eles, Ceara, com 26 pontos, Boa Esporte com 23, Mogi Mirim com 22 e ABC com 21. Esses sao os quatro clubes mais ameacados pelo rebaixado da serie B. O Ceara, eh entre os quatro, o que ainda tem chance de se recuperar, porque tem uma torcida forte. Os outros caminham para a degola.
*NA SERIE C, ha dois grupos. No grupo A o lider eh o Fortaleza, que tem 21 pontos ganhos e faz excelente campanha. Em segundo lugar vem o Vila Nova, de Goias, com 27. Em terceiro o ASA, de Arapiraca com 26 e em quarto lugar, o America RN, com 25. Nos ultimos lugares do grupo estao o Agua Maraba com nove pontos e o Icasa com sete. Curioso? nunca ouvi falar do Agua de Maraba.
*NO GRUPO B da serie C do Brasileirao, o Tupi lidera com 30 pontos. O Londrina, que pode subir, esta com 27. O Brasil de Pelotas soma 25 pontos e a |Portuguesa de Desportos tem 25 pontos. Os dois ultimos colocados do grupo sao o Madureira, do Rio de Janeiro e o Caxias, de Caxias do Sul. No final do campeonato, os dois do grupo A caem com os dois do grupo B. A Lusa pode subir.
*ATACANTE Dudu, do Palmeiras, que havia sido suspenso por seis meses, teve sua pena reduzida para seis jogos. Ele ja cumpriu dois. Faltam, portanto, mais quatro. Curioso eh que ele agrediu um arbitro pelas costas e merecia a punicao inicial. Mas como nossos Tribunais Desportivos estao desmoralizados, os advogados do Palmeiras trabalharam bem e evitaram punicao alta para Dudu.
*SELECAO Olimpica do Brasil perdeu para a Franca por 2 a 1, de virada. Prova que o time eh limitado e, mais uma vez, nao devera brigar pelo titulo olimpico. O tecnico desta selecao sera Dunga que so assumira o cargo pouco tempo antes do torneio de futebol olimpico que sera disputado no ano que vem no Rio de Janeiro. Bom lembrar que o Brasil jamais ganhou uma medalha de ouro.
*BRASIL ganhou dos Estados Unidos por 4 a 1 mas pouca gente viu. A Globo teve apenas 13 pontos no Ibope, pior indice de um jogo de selecao nos ultimos tempos. Como disse, o brasileiro perdeu a tesao pela amarelinha. Hoje o torcedor so quer ver jogo de seu clube de coracao. A Selecao Brasileira deixou de ser atracao. Resultado de um pessimo trabalho realizado pelos dirigentes da CBF.
*O CLUBE que mais deve no Brasil segundo o Itau BBA eh o Flamengo, com 625 milhoes. O Botafogo carioca deve 624. Entre os clubes paulistas estao Corinthians com 288 milhoes, Sao Paulo com 272 e Santos com 262. So deixo uma pergunta no ar. Como eh que o Corinthians so deve 288 milhoes, se sua divida do estadio chega a mais de um bilhao e 200 milhoes de reais? Explica BBA!!!