Série C: Desde 2012, quartos colocados conseguiram cinco acessos e apenas um líder subiu
O único time que se classificou na liderança e conseguiu subir para a Série B foi o Santa Cruz, em 2013
Nas três últimas edições da competição apenas um líder subiu para a primeira divisão, enquanto cinco clubes classificados na quarta colocação conseguiram o acesso
Campinas, SP, 29 (AFI) – Ao contrário do que se pode pensar, a classificação final dos grupos na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro parece não pesar muito nos confrontos de mata-mata. Nas três últimas edições da competição apenas um líder subiu para a primeira divisão, enquanto cinco clubes classificados na quarta colocação conseguiram o acesso. Entre estes cinco, quatro foram finalistas e dois conseguiram se sagrar campeões.
No ano de 2012, primeiro no formato com apenas dois grupos, subiram Oeste e Paysandu, que ficaram na quarta colocação dos grupos A e B. Os outros dois que garantiram vaga na Série B foram Icasa e Chapecoence, terceiros colocados. Na ocasião, o Oeste ainda se sagrou campeão.

Já em 2013, dos quartos colocados, apenas o Sampaio Corrêa conseguiu o acesso. O time do Maranhão também chegou à final, mas perdeu para o Santa Cruz. Em 2014, clubes que passaram na quarta colocação tiveram o melhor desempenho no mata-mata. Paysandu, quarto do Grupo A, e Macaé, quarto do Grupo B, fizeram a final que sagrou o Macaé campeão. O único líder que conseguiu o acesso foi o Santa Cruz, em 2013.
SINA?
Neste ano, os times que mais penaram para conseguir uma vaga e ficaram a última disponível foram o Cofiança, no Grupo A, e Brasil de Pelotas, no Grupo B. Se os dados das edições podem animar os quartos colocados, também podem desanimar os times melhores colocados, principalmente o Fortaleza. O Leão do Pici se classificou com líder, assim como neste, em 2012 e 2014, mas não conseguiu subir para a Série B.
A segunda fase da Série C começa neste sábado, com o confronto entre Tupi e ASA em Juiz de Fora. No domingo, o Confiança enfrenta o Londrina, para completar o final de semana. Na quarta o Vila Nova tem a Portuguesa como adversário e o Brasil pega o Fortaleza.





































































































































