Copa Paulista: Em confrontos diretos, Bentão está na frente do União Barbarense
O São Bento leva uma ligeira vantagem sobre o Leão da Treze, com dez vitórias do Bentão, oito do União e seis empates.
O São Bento leva uma ligeira vantagem sobre o Leão da Treze, com dez vitórias do Bentão, oito do União e seis empates.
Sorocaba, SP, 29 (AFI) – Nesta temporada completam três décadas e meia de enfrentamento entre São Bento e União Barbarense. Segundo dados oficiais fornecidos pelo site do Leão da Treze, de autoria do jornalista, radialista e historiados esportivo de Santa Bárbara D´Oeste, J. J. Bellani, em 36 anos foram 24 jogos entre azuis de Sorocaba e alvinegros barbarenses, entre os anos de 1979, quando os duelos começaram, até 2014.
Segundo o historiador de SBO, foram realizados 24 partidas, das quais, 20 jogos por competições oficiais e quatro amistosos. E o São Bento leva uma ligeira vantagem sobre o Leão da Treze, com dez vitórias do Bentão, oito do União e seis empates. Nestas mais de três décadas, o São Bento leva vantagem nos gols marcados, 28 contra 25 do alvinegro de Santa Bárbara.
Um duelo cheio de “tabus”, segundo dados do historiador. Um duelo que começou em 1979, com um amistoso que terminou 0 a 0 em Sorocaba. Somente sete anos depois, eles voltarias a jogar: em 1986 em outro amistoso, e novo empate na Manchester Paulista, 2 a 2. No duelo de 1979 a 1996, o São Bento impôs um tabu de seis jogos ao Leão, que somente terminou, e em grande estilo, em 1997, com uma goleada marcante do União por 5 a 0 , aliás, a maior goleada de historio do duelo entre ambos.
Aí foi a vez do São Bento experimentar pelo mesmo “veneno”, e ficou dez anos sem saber o que era vencer o alvinegro. Segundo informações do historiador esportivo barbarense, foram dez jogos e domínio do Leão da Treze nos duelos. “Jejum” que terminou apenas em 2007 com um magro 1 a 0 para os azuis, em um amistoso.
De lá pra cá, foram onze partidas e mais um domínio do time de Sorocaba, com seis vitórias, quatro empates e apenas uma vitória do Leão da Treze, que não vence o São Bento desde 2011, quando emplacou 1 a 0 na Copa Paulista.





































































































































