Desse jeito o Brasil não chega à Copa de 2018 na Rússia

Uma exibição fraca na derrota para o Chile, por 2 a 0, que deixa a torcida brasileira preocupada com o futuro do Brasil nas Eliminatórias.

O que posso antecipar é que, se jogar como o fez diante do Chile, o Brasil não conseguirá se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

0002050120246 img
Não gostei da exibição brasileira diante do Chile. Faltou mais cobertura dos volantes que ficam à frente da zaga, faltou criatividade no meio campo e faltou principalmente força ofensiva. A Seleção tocava bola até a entrada da grande área chilena mas, a partir daí, não sabia mais o que fazer. Uma exibição fraca, que deixa a torcida brasileira preocupada com o futuro do Brasil nas Eliminatórias.

William fica muito preso no esquema de Dunga

William fica muito preso no esquema de Dunga

O que posso antecipar é que, se jogar como o fez diante do Chile, o Brasil não conseguirá se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Neste jogo foi quebrado um tabu de quinze anos que o Chile não conseguia vencer o time brasileiro. Mais uma prova de que decaímos tática e tecnicamente e que nossos adversários cresceram, ganharam um novo status.

A vitória chilena foi mais do que justa. Além de duas bolas na trave, o time de Sampaoli conseguiu fazer dois gols. Teve mais poder ofensivo e soube como anular as tentativas de chegar ao seu gol feitas pelo time brasileiro.

A verdade é que os times dirigidos por Dunga são bons em amistosos quando o resultado não vale nada. Bastou ser jogo oficial e o Brasil mostra suas deficiências e é derrotado. Foi assim na Copa América e voltou a ser assim no primeiro jogo pelas Eliminatórias da Copa 2018. A situação é preocupante. Não sei o que Dunga vai fazer.

No próximo jogo contra a Venezuela ele precisa vencer e ganhar bem, ou já começará a ser criada uma imagem altamente negativa desse time. Lógico que, depois da Venezuela, o Brasil voltará a contar com Neymar, nosso único craque de verdade. Mas será que mesmo com ele conseguiremos reagir com a força necessária para merecer uma classificação? Não sei. Vamos esperar. Mas que a situação é ruim, não resta nenhuma dúvida.

C * U * R * T * A * S
*NUMA análise do que fez o Brasil diante do Chile vamos começar pelo goleiro Jefferson. Em alguns momentos ele mostrou certa insegurança. Acho que não é o goleiro ideal para a Seleção. Na sua reserva há dois goleiros que me parecem serem superiores a ele. Dunga precisa analisar e escolher certo.
*NA LINHA de zagueiros, Daniel Alves só marcou. Quase não apoiou, que é o seu forte. Teve participação pífia. Do outro lado Marcelo até tento suas arrancadas, seus dribles, seu apoio ao ataque. Mas sem nenhuma objetividade. Ou eles melhoram, ou ambos vão merecer ir para o banco de reservas.
*NO MIOLO de zaga Miranda fez o que pode. Mas ele não faz milagres. Não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com David Luiz seu trabalho foi um pouco mais facilitado. Mas quando entrou Marquinhos, as coisas se complicaram. Dunga errou quando colocou Marquinhos no time.
*NAQUELE momento da substituição, quem deveria ter entrado era Gil. Melhor zagueiro, melhor fisico, mais qualidade. Na dupla com Miranda certamente iria brilhar. Dunga não quis escala-lo. Na cabeça de área Gustavo fez partida irregular. Cometeu muitas faltas. Tá na hora de sair.
*ELIAS, como sempre, não reeditou suas atuações pelo Corinthians. Foi muito formal. Só marcou e não criou. Foi omisso. William correu muito, esteve em todos os lugares do campo. Mas seu futebol não é objetivo. Ele faz muito tico-tico. Não decide. Tem gente melhor que ele para jogar na posição.
*OSCAR já era. Está mal no Chelsea e péssimo no meio campo do Brasil. Não cria nada. Não combate e não arremata. Não merece a posição. Hulk é um trombador. Desta vez, no entanto, foi anulado. Acabou substituido por Ricardo Oliveira que apareceu pouco. Mas merece ser melhor testado.
*DOUGLAS Costa veio com fama de super craque. Fez pouco. Não brilhou e não justificou sua escalação. Lucas Lima entrou só no final do jogo.
Acho que ao invés disso, o meia do Santos deveria ser titular do time de Dunga. É muito melhor do que Oscar. Será que Dunga não percebe isso.
*TAMBÉM jogaram na quinta feira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Bolivia e Uruguai, em La Paz. Final, 2 a 0 para os uruguaios, que surpreenderam, pois todos sabem que é muito dificil ganhar jogo na altitude boliviana. Um belo resultado conquistado pela Celeste Olimpica.
*NA COLOMBIA, a seleção local, sem jogar um grande futebol, soube como vencer o Peru, de Paulo Guerrero, por 2 a 0. Os peruanos tiveram várias chances de fazer gols mas não foram competentes na hora de concluir. Ao contrário dos colombianos que tocaram bem a bola e fizeram dois gols.
*O PARAGUAI jogou na Venezuela. Esperavamos mais dos venezuelanos que evoluiram de alguns anos para cá. Mas os paraguaios foram mais eficientes e bem fechados na defesa, souberam chegar ao gol da vitória com muita competência. Muito bom resultado conquistado pelo time paraguaio.
*A ARGENTINA também começou mal as Eliminatórias. Perdeu para o Equador por 2 a 0 em Buenos Aires. Resultado horrivel. Prova de que Messi faz falta. Tevez teve sua oportunidade e não jogou nada. Se vier para o Corinthians com esse futebolzinho, vai acabar sendo vaiado pela fiel torcida.
*COM esses resultados, cinco equipes já estão com tres pontos ganhos na classificação geral das Eliminatórias Sulamericanas. Uruguai, Colombia, Equador, Paraguai e Chile. As outras cinco, Brasil, Argentina, Bolivia, Venezuela e Peru não tem nenhum. Agora faltam 17 rodadas para o final.
*A PRÓXIMA rodada das Eliminatórias Sulamericana serão disputadas na próxima semana. Eis os jogos: Equador x Bolivia, Uruguai x Colombia, Paraguai x Argentina, Brasil x Venezuela e Peru x Chile. O jogo do Brasil será em Fortaleza, no Ceará na terça feira à noite. Time de Dunga é franco favorito.
*CARLOS Miguel Aidar, presidente do São Paulo, está desequilibrado mental e psicologicamente. Ele não é nem sombra daquele presidente que foi trinta anos atrás, quando inovou em sua gestão e ainda criou o Clube dos Treze. Ao contrário. Ele está desatualizado, confuso e emocionalmente instável.
*A PARTIR de sua posse Aidar já começou a trocar as mãos pelos pés. Criou uma desnecessária briga com o atual presidente do Palmeiras, Paulo Nobre. Depois, tentou diminuir a importância do Itaquerão, alegando que era um estádio muito distante e que à noite atrairia poucos torcedores.
*ERROU bisonhamente na sua previsão, porque o Itaquerão lota em todos os jogos do Corinthians, seja num domingo à tarde ou numa quarta feira à noite. Paralelamente, resolveu romper com aquele que o lançou candidato à presidente, o controvertido Juvenal Juvêncio, que o antecedeu no cargo.
*O ROMPIMENTO com JJ foi até bom, porque se há um dirigente superado e que vinha administrando muito mal o cluube esse era Juvenal. Com o rompimento Aidar ganhou um inimigo mas ficou livre das sugestões inuteis e superadas de JJ. Só que ele não soube aproveitar-se disso na sequência.
*PRIMEIRO surgiu a denuncia de que ele dava vinte por cento para sua “namorada” nos negócios que ela passou a intermediar para o Sâo Paulo. Depois veio a denúncia de que ele pagou 18 milhões de reais para um intermediário no contrato com Amour, a nova fornecedora de material esportivo ao SP.
*E NOS últimos dias, acusaram-no de comprar por dois milhões e meio um jogador do Criciuma que só pedia 800 mil reais pelo atleta. Em razão disso os buchichos dentro do clube cresceram. Houve até quem acusasse Aidar de fazer negócios excusos para ganhar dinheiro em cima dos negócios do clube.
*E PARA terminar ele não mostrou nenhuma competência para resolver o problema do técnico Juan Carlos Osorio, que criticou a diretoria, que reclamou demais da venda de alguns jogadores que o São Paulo negociou e que levou quase quinze dias para definir se ficava no São Paulo ou ia para o México.
*QUANDO foi discutir o problema Osorio com o vice de futebol Ataide, Aidar provocou tanto seu parceiro de diretoria, que acabou levando um soco no rosto e quase foi enforcado. Um incidente que manchou tremendamente não só a sua administração mas principalmente a boa imagem do clube.
*DIANTE de tantos desmandos, acho que Aidar já provou em pouco tempo que não tem mais nenhuma condição de continuar na presidência do São Paulo. Ideal é que ele pedisse demissão ou que o Conselho Deliberativo pedisse seu impeachement. O que não dá é mante-lo no cargo mais tempo.
*SÓ QUE Aidar se finge de morto. Demitiu toda sua diretoria e vai começar a montar outra. Enquanto isso grupos politicos do clube se unem para derruba-lo. Não se sabe até onde Aidar vai suportar a pressão. Mas que sua situação é bastante delicada, não temos dúvida. Temos é certeza.
*COMO OSORIO saiu, Aidar resolveu tomar uma posição urgente para substitui-lo. Mandou Eduardo Chimello, atual gerente de futebol, até Campinas para contratar Doriva que era o técnico da Ponte Preta. Doriva ficou feliz com o convite e aceitou na hora. Já foi apresentado e começou a trabalhar.
*EM TESE, o São Paulo deixou de lado a ideia de modernidade e voltou a apostar na formula antiga de treinadores brasileiros que fazem o feijão com arroz, caso do ex-tecnico da Ponte. Nos últimos dois anos Doriva foi campeão paulista pelo Ituano e carioca pelo Vasco da Gama. Boas conquistas.
*ESSES titulos estaduais valorizam um pouco seu curriculo, mas para quem pensava em inovar e em ter um técnico internacional no comando de sua equipe, Carlos Aidar negou fogo e pode mais uma vez ter prejudicado seu clube. Doriva é um principiante como técnico. Será que ele vai vingar?
*COMO NÃO gosto de antecipar opinião sem antes dar tempo ao profissional de realizar seu trabalho, vou dar tempo ao Doriva para ver o que ele é capaz de fazer. Osorio deixou uma boa base. Jovem e tecnicamente bem dotada. Vamos ver o que Doriva consegue fazer com ela até dezembro.
*DIGO até dezembro porque se o Tricolor não conseguir ao menos o quarto lugar no Brasileirão ou o título na Copa do Brasil, Doriva certamente será demitido assim que esse ano terminar. É um desafio muito dificil de ser cumprido. Cabe ao Doriva provar que tem qualidade para assumir esse projeto.
*SANTOS pode ter um novo estádio em curto espaço de tempo. Atual presidente do clube conversa com empresários dispostos a investir nesse projeto. Seria ótimo. Deixaria a Vila como Museu e o time passaria a jogar num estádio mais moderno, mais confortavel e com maior capacidade.
*CORINTHIANS tem procurado renovar todos os contratos de seus principais jogadores. Assim, começará 2016 certo de que terá um elenco competitivo na proxima temporada. Quanto a contratações, nada de novidade. A vinda de Tevez foi apenas uma jogada de marketing da diretoria.
*PALMEIRAS tenta achar os motivos para ter sido goleado pela Chapecoense. Marcelo Oliveira tem conversado muito com seus jogadores e tem ideia de fazer algumas alterações no meio de campo e na linha de zaga. Ele sabe que se não melhorar, não terá vaga na próxima Copa Libertadores.
*FIZ um levantamento dos jogos de Corinthians e Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro. Pelo que pude observar, o time da fiel está muito perto de ganhar o titulo da competição, porque nos nove jogos que faltam, tem possibilidades de somar 18 pontos. O Atlético MG 17. Se prevalecer a lógica.
*COMO a diferença entre os dois clubes é de cinco pontos, o Galo Mineiro não teria chance de superar o Corinthians e, como consequência, ficaria como vice lider deixando o troféu de campeão para o Timão. É bom lembrar, no entanto, que futebol não tem lógica e podem ocorrer zebras.
*DOS jogos que faltam acho que o Corinthians vence o Goias em casa, o Coritiba, o Vasco, o Sport e o Avaí. Empata com Atlético em Curitiba, Flamengo, no Itaquerão e São Paulo tambem no Itaquerão. A única derrota seria contra o Atlético, em Belo Horizonte. Essa a minha opinião.
*JÁ O ATLETICO venceria Inter em casa, Sport fora, Ponte Preta. Corinthians e Goias. E empataria com o Figueirense, fora e Gremio, no Olimpico. Perderia para o São Paulo, no Morumbi. Tudo isso dentro da lógica e do momento que cada clube vive. Assim, o Corinthians deve ser o campeão.
*HÁ denúncias severas no São Paulo contra o presidente Carlos Miguel Aidar. Oposição tem documentação que prova desvios de dinheiro e ganhos de comissões. Neste caso, Aidar estaria se aproveitando do cargo para faturar e aumentar seus rendimentos e seu saldo bancário. Um enorme absurdo.
*EM minha opinião, o dirigente de futebol chega ao cargo de presidente porque sempre gostou do clube. Sempre teve paixão por ele. Assim, é uma incoerência assumir uma presidência e roubar seu time de coração. Não dá para entender. Mas é assim que fazem muitos cartolas brasileiros.
*JUVENAL Juvencio já usava dinheiro do clube para pagar carros, gasolina e motorista particular para seus amigos de clube e para membros de sua familia. Ele saiu e entrou Aidar. E mal começou, o atual presidente parece que tem como objetivo maior, aumentar seus rendimentos financeiros.
*NOS PROXIMOS dias, será apresentado ao Conselho Deliberativo do São Paulo documentos que provam as maracutaias de Aidar. Se o Conselho agir de acordo com os estatutos do clube, o impeachement do presidente poderá ser concretizado. Por isso acho que ele não dura muito no cargo.
*DETALHE. Todas essas informações vem de dentro do clube. Não estou inventando nem afirmando nada. São noticias que nos chegam e que nos deixam abismados, pois consideravamos Carlos Miguel Aidar um homem sério que jamais faria qualquer coisa de errado contra seu proprio clube.