Dunga não tem outra alternativa. Ou vence a Venezuela, mesmo que por contagem mínima, ou começará a colocar seus pés fora do comando técnico da Seleção Brasileira. Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, já não gostou da derrota diante do Chile e, em especial, da exibição pouco convincente do time brasileiro.
Mas agora, diante de um time que não tem tradição em Eliminatórias, que sempre foi um saco de pancadas quando enfrentou o Brasil, ele não espera outra coisa senão uma vitória convincente nesta terça feira, à noite, em Fortaleza, no Ceará. Se isso não ocorrer, Dunga pode até ser demitido de seu cargo (em especial, se o Brasil perder o jogo).
Após perder para o Chile, por 2 a 0, o Brasil ficou na obrigação de vencer a Venezuela, em Fortaleza
Assim, o técnico da Seleção Brasileira não tem outra alternativa. É vencer ou vencer. De preferência por um bom placar. Assim, tanto Marco Polo, como a TV Globo e os patrocinadores oficiais da Seleção ficarão satisfeitos. Em caso contrário, a dupla Gilmar Rinaldi e Dunga poderá perder seus cargos na comissão técnica da Seleção.
Neste caso, já há um nome preferido para substituir o atual treinador. Falo de Tite, técnico do Corinthians, apontado por torcedores e jornalistas como o melhor técnico de futebol do País nesse momento. Tite só não foi chamado antes porque é amigo pessoal de Andres Sanchez, que é inimigo mortal de Marco Polo. Mas se uma derrota acontecer diante da Venezuela, Tite tem tudo para substituir Dunga no dia seguinte ao jogo.
Quanto ao jogo em si. mesmo que o Brasil não atravesse bom momento, aposto numa vitória brasileira. Afinal além de ter melhor elenco a Seleção vai jogar em casa com torcida favorável. Mas como em futebol tudo pode acontecer, é melhor Dunga colocar as barbas de molho. Mesmo contra a limitada Venezuela, entendemos que seu futuro estará em jogo. Ou ganha, ou cai. Não há meio termo.
C * U * R * T * A * S
* PELAS experiências feitas após chegada em Fortaleza, Dunga parece disposto a mudar seu time. Felipe Luiz, lateral esquerdo que marca mais do que apoia deve entrar no lugar de Marcelo. Lucas Lima, ótimo meia do Santos, deve ocupar a vaga de Oscar, do Chelsea, que não jogou nada no Chile.
Ricardo Oliveira é o melhor atacante para a Seleção neste momento
* RICARDO Oliveira que entrou no segundo tempo contra os chilenos é outro que deve começar a partida diante da Venezuela. Só falta saber quem será seu companheiro de ataque. À principio, deve ser Hulk, que ainda tem prestigio com o técnico Dunga. No mais, o time será o mesmo de Santiago.
* ACHO que com essas alterações, o time brasileiro deve jogar bem mais. Marcelo, por exemplo, é mais um lateral de apoio do que um defensor. No jogo contra o Chile deixou muito espaço pelo seu setor. Com Felipe Luiz na posição, a defesa ficará mais compacta e menos vulnerável pela esquerda.
* A PRESENÇA de Lucas Lima no meio campo deve dar mais qualidade ao setor. O meia do Santos corre o tempo todo, vira o jogo, dá passes milimétricos e também sabe concluir. É bem superior ao Oscar, que atravessa péssima fase. Haverá mais criatividade no meio campo com o Lucas.
* JÁ O CENTRO avante Ricardo Oliveira é um atacante nato. Sabe fazer gols. Não se perde pelo nervosismo. Toda bola na grande ou pequena área ele confere. Faz gols com qualquer dos pés e é um bom cabeceador. Além disso, tem domínio de bola e sabe servir os companheiros com qualidade.
* A VENEZUELA é um time em evolução. Mas ainda não atingiu um nível que possa ser considerado páreo para qualquer seleção sulamericana. De qualquer forma, é uma equipe bem armada que privilegia a defesa e o toque de bola. Ao contrário do passado, já não sofre tantas goleadas.
* É FATO, no entanto, que os venezuelanos jogam um futebol bem inferior ao brasileiro. Assim, se o time de Dunga jogar um pouco de bola, ganhará a partida até com certa facilidade. Mas na situação atual, com crise por perto, qualquer resultado favorável já irá beneficiar a Seleção Brasileira.
* MAS SE ao contrário acontecer um acidente e a Venezuela conseguir o empate ou a vitória, uma crise de proporções ainda indefinidas tomará conta da cúpula da Seleção do Brasil. Pode até acontecer a demissão de Dunga, que ao contrário do que imagina, não está tão seguro em seu cargo.
* LEVARAM a Seleção para Fortaleza porque dizem que lá ela tem sempre mais apoio. Mas não é o que se tem visto na capital do Ceará. O apoio não é tão massacrante assim. Se o Brasil não fizer gol logo e a Venezuela engrossar, as vaias poderão surgir para enervar os jogadores do time brasileiro.
* ALEM de Brasil e Venezuela, mais quatro jogos serão disputados nesta terça-feira pelas Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo de 2018. Em Quito, por exemplo, o Equador, que vem de fantástica vitória sobre a Argentina, em Buenos Aires, recebe a Bolívia. Em tese, dá Equador, fácil.
Colômbia vai sair diante do Uruguai. Ambos venceram na rodada de abertura
* EM MONTEVIDÉU o Uruguai vai enfrentar a Colômbia, num verdadeiro clássico sulamericano. Por jogar em casa, o time uruguaio surge com ligeiro favoritismo. Mas é bom respeitar a Colômbia, que já ganhou seu primeiro jogo nas Eliminatórias e vai ao Uruguai disputa a ao menos empatar.
* EM ASSUNÇÃO o Paraguai, que começou com vitória, recebe a Argentina, que perdeu em casa e precisa se reabilitar. Ainda sem Messi, o time argentino vai sofrer para conseguir a vitória na capital paraguaia. Existe até a possibilidade dos paraguaios imporem nova derrota a Argentina.
* EM LIMA, o Peru que perdeu a primeira, recebe o Chile, que venceu o Brasil. Teoricamente, os peruanos levam alguma vantagem por jogarem em casa. Mas como os chilenos estão embalados por terem vencido o Brasil e conquistado a Copa América, o favoritismo é seu. Vamos ver no que dá.
* O CAMPEONATO Brasileiro volta a tomar conta do noticiário neste meio de semana. A partir de amanhã, os jogos da trigésima rodada. Em Belo Horizonte, por exemplo, jogam Atlético Mineiro x Inter. Jogo decisivo para ambos. O Galo precisa ganhar para aproximar-se do líder Corinthians.
Não pense que é a torcida do Palmeiras, mas da Chapecoense que goleou o Verdão por 5 a 1
* O INTER ainda sonha com uma vaga na Libertadores. Jogo difícil, equilibrado. No Recife o Sport enfrenta o Avaí como favorito. Em São Paulo, na Allianz Arena, o Palmeiras encara a Ponte Preta. A Macaca está em boa fase e pode surpreender o Verdão que tem oscilado muito no Brasileirão.
*O FIGUEIRENSE recebe o Flamengo precisando dos pontos. Ele é um dos mais ameaçados pelo rebaixamento e precisa vencer. Só que o Mengão também tem seus objetivos e não quer perder pontos contra um adversário que lhe é inferior. Em tese, vitória do time de Oswaldo de Oliveira.
* EM JOINVILLE o time da casa que é um dos piores do campeonato vai enfrentar o Coritiba que também está ameaçado pelo rebaixamento. Jogo de seis pontos. Empate é o resultado mais provável. No Rio, dos tricolores, Fluminense e São Paulo se enfrentam. Estreia de Doriva no time paulista.
* DORIVA assinou contrato assim que Juan Carlos Osorio saiu. Está muito motivado e quer colocar o São Paulo no G4. O Fluminense oscila e não é confiável, mas como joga em casa tem boa chance de vencer. Um jogo sem favorito. Em Curitiba, Atlético PR x Cruzeiro. Jogo muito equilibrado.
* NA QUINTA Feira, o Vasco encara a Chapecoense em casa. Não será fácil, mas time de Jorginho precisa fazer o impossível para faturar os três pontos. Ou ficará ainda mais perto do rebaixamento. O Grêmio enfrenta o Santos no Olímpico. Grande jogo. Um clássico do futebol do Brasil.
* DIRIA que é jogo bom e sem favorito. O Santos tem time para vencer o Grêmio e vice versa. Problema santista é que sua campanha fora de casa não é tão boa quanto a feita em casa. Por isso, o Tricolor gaúcho tem leve vantagem. Mas é impossível antecipar um vencedor. Jogo vale o ingresso.
Corinthians vai defender a liderança diante do fraco Goiás
* O CORINTHIANS, líder indiscutível do campeonato, enfrenta o frágil Goiás. O jogo será no Itaquerão e a expectativa é de vitória tranquila do time de Tite que pode até golear. Time goiano está em baixa e com auto estima abalada. Não me parece em condições de surpreender o time da Fiel em SP.
* ANTES destes jogos, o G4 do Brasileirão está assim: Corinthians em primeiro com 61 pontos ganhos. Atlético Mineiro em segundo com 56. Grêmio em terceiro com 52 e Santos com 46. O São Paulo também tem os mesmos quarenta e seis pontos do Peixe. É uma ameaça.
* O Z4 DO Brasileiro está assim. O Goiás está com 31 pontos ganhos. O Figueirense, também. O Vasco da Gama tem 27 e o Joinville está com 26. Depois desta rodada vão faltar oito jogos para o final do campeonato. Ou seja. Estarão em jogo ainda, vinte e quatro pontos. Dá pra reagir.
* CARLOS MIGUEL AIDAR prometeu entregar sua carta de demissão da presidência do São Paulo neste início de semana. É o certo. As denúncias contra ele são muito fortes. Se não pedisse demissão seria cassado. O impacto moral seria muito maior. Por isso, é melhor que ele mesmo procure sair.
Aidar, sob pressão, vai renunciar e São Paulo busca novo presidente
* CASO DE AIDAR foi feio. Ele sai como pior presidente da história do São Paulo. Prejudicou profundamente sua imagem, pois já tinha sido presidente trinta anos atrás com brilhante administração. Desta vez, no entanto, é acusado de “roubar” o clube e desviar muito dinheiro dos cofres tricolores.
* SE O CONSELHO Deliberativo quiser, pode até abrir processo contra Aidar e talvez mandá-lo para a cadeia (o que em minha opinião, era o certo). Mas parece que não há esse desejo entre os conselheiros e a única atitude será aceitar a renúncia de Aidar e imediatamente indicar o seu substituto.
* LECO, que já foi vice de futebol e hoje é o presidente do Conselho tricolor, vai assumir o cargo provisoriamente. Em trinta dias deve programar uma eleição. Ele será candidato da Situação, e, há principio, seria candidato único. Mas já surgiu um grupo que promete lançar um candidato opositor.
* COM A saída de Aidar, acredito que o São Paulo vai voltar a viver momentos de paz e tranquilidade. Assim Doriva terá um clima mais ameno para tocar seu trabalho. Objetivos serão entrar no G4 e tentar ganhar a Copa do Brasil que dará vaga na Libertadores do ano que vem ao São Paulo.
Kia e Sanchez, campeões pelo Corinthians, juntos de novo
* PATO jantou com Andres Sanchez e Kia Joorabichian. A ideia é vendê-lo para um clube europeu o quanto antes. O Corinthians precisa desse dinheiro. Pato concorda, mas para deixar o São Paulo antes do final do ano, o Timão será obrigado a pagar indenização ao São Paulo. Tricolor fica na espera.
* PAULO NOBRE, presidente do Palmeiras, está entusiasmado com programa Avanti, que cresce a cada dia e dá milhões de reais por mês ao clube. Nobre chega a comparar o plano de sócio torcedor com a Parmalat. O dinheiro que entra permite ao Verdão investir e pagar todas suas dívidas.
* FEDERAÇÕES estão preocupadíssimas com a criação da Liga Sul-Minas. Essa Liga vai esvaziar os Campeonatos regionais que começam em todo início de ano. Clubes paulistas por enquanto não aderiram ao movimento. Mas, não demora, também estarão lá. Clubes pequenos é que vão sofrer bastante.
* ESSA Liga poderá se transformar num futuro numa entidade que congregará todos os clubes de futebol do País e será a responsável pelos Campeonatos Brasileiros de todas as séries. Assim como ocorre com a Premiere League, na Inglaterra. A CBF vai perder o controle do Brasileirão.