Santos faz estratégia errada, Palmeiras leva a Copa do Brasil e vai à Libertadores
Se o jogo entre Palmeiras e Santos fosse disputado a um mês atrás, o time de Dorival Junior provavelmente seria o campeão da Copa do Brasil.
Peixe perdeu o ritmo, deixou de ser aquele time quase imbatível dentro da Vila Belmiro como vinha sendo
Se o jogo entre Palmeiras e Santos fosse disputado a um mês atrás, o time de Dorival Junior provavelmente seria o campeão da Copa do Brasil. Mas como, burramente, o presidente do Santos aceitou adiar o jogo para depois das partidas do Brasil pelas Eliminatórias, o Peixe perdeu o ritmo, deixou de ser aquele time quase imbatível dentro da Vila Belmiro como vinha sendo, e permitiu ao Palmeiras fazer um bom resultado na Baixada, e deixar para decidir o título dentro da Allianz Arena.

E dentro de seu estádio o Verdão jogou como nunca. Marcou bem, atacou muito e provou estar em fase superior ao Santos. Placar final foi de 2 a 1 o que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Prass foi o grande diferencial. O heroi da decisão. Além de defender um pênalti ainda cobrou o quinto pênalti e fez o gol do titulo.
Uma atuação impecável do goleiro palmeirense, que pode ate já ser uma idade um pouco avançada, mas ainda joga um futebol de gente grande. Com a vitória, o Palmeiras garantiu vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Não se sabe ainda em que grupo vai cair, mas já há quem diga que o Palmeiras terá como primeiro adversário o Corinthians, numa partida que vai agitar o futebol paulista e brasileiro no início de 2016.
O Santos, por sua vez, abandonou o Brasileirão certo de que iria ganhar o título da Copa do Brasil, mas fracassou na hora de decidir. Foi bem inferior ao Palmeiras que mostrou mais qualidade, mais eficiência e mais aplicação no jogo decisivo disputado na Arena Verde. Com isso ficou fora do G4 e não terá possibilidade de disputar a Libertadores no ano que vem.
Como consequência, vai perder excelentes verbas que a Libertadores sempre da aos clubes que a disputam e vai perder melhores patrocinadores, porque os torneios e campeonatos que vai disputar não possuem o mesmo apelo da maior competição sulamericana.

Para a torcida palmeirense foi uma noite muito especial. O estádio superlotou. No final, muita gente chorando, muita emoção e muita festa. Uma noite digna de um dos maiores clubes do futebol brasileiro, que andou em baixa durante vários anos, mas que, a partir de agora, parece ter ressurgido das cinzas.
Foi a terceira Copa do Brasil que o Palmeiras ganhou. Uma marca a ser comemorada. Quem ganhou muito com essa conquista foi o técnico Marcelo de Oliveira. Diziam que ele poderia ser demitido se perdesse para o Santos. Como não perdeu, está com moral reforçada e será o técnico do Verdão em 2015. Com direito até de disputar o titulo da Libertadores, já que vários reforços importantes deverão ser contratados. Não podia ser melhor.
C * U * R * T * A * S
* DESTA vez a defesa do Palmeiras funcionou. Praticamente, não deu chance para o ataque do Santos. Também no meio campo as coisas foram bem. No ataque todos se movimentaram e criaram situações muito difíceis para o goleiro Vanderlei. O Santos por sua vez correu muito mas produziu pouco. Seu maior ídolo, Lucas Lima, esteve sumido e pouco produziu. Gabigol jogou tão pouco que até foi substituído. Ricardo Oliveira fez um gol mas sua participação no jogo foi discreta. Diante deste quadro, o Santos não merecia mesmo vencer a partida.

* MARCELO OLIVEIRA foi muito bem desta vez. Armou o time com inteligência. Sua defesa, que foi o ponto fraco da equipe nas últimas partidas, jogou demais. No meio de campo tudo funcionou. E o ataque criou dezenas de oportunidades para fazer gols e já merecia ter vencido o jogo durante o tempo normal. Foi uma ótima exibição do Verdão. Em compensação não se pode dizer o mesmo do time dirigido por Dorival Junior. O técnico do Santos não estava inspirado. Errou até em algumas alterações. Faltou inspiração para levar sua equipe ao título.
* CAMPEONATO Brasileiro termina neste final de semana. Será a trigésima oitava rodada com todos os jogos disputados no mesmo horário de domingo, às 17 horas. Melhores jogos porque decidirão alguma coisa serão Goiás x São Paulo em Goiânia e Internacional x Cruzeiro, em Porto Alegre. Se o São Paulo empatar garante vaga na Libertadores do ano que vem. Se perder, ainda pode garantir essa vaga se o Inter empatar com o Cruzeiro. O Inter precisa vencer o Cruzeiro para chegar à Libertadores. Só que o time de Minas atravessa excelente fase.
* O CRUZEIRO não perde há dez jogos. Seu técnico Mano Menezes arrumou o time e tem um motivo extra para ganhar do Inter. É que ele é gremista e certamente vai querer derrotar o Inter e impedir o Colorado de chegar à Libertadores. Jogo muito difícil para o time de Argel. Já o São Paulo pode vencer o Goiás em Goiânia, mas não será jogo fácil. Time da casa ainda pode escapar do rebaixamento se vencer o Tricolor. Dai esperar-se um jogo duro, equilibrado e cheio de nuances. O empate, de qualquer forma, já garante o São Paulo na Libertadores.
* O CORINTHIANS recebe o Avaí que está para cair, no Itaquerão. Em tese, vitória fácil do Timão que raramente perde em seu estádio e não vai querer terminar o Brasileirão com derrota. Eu apostaria Corinthians seco. Não boto fé no Avaí. O Santos enfrenta o Atlético Paranaense na Vila Belmiro. Desanimado pela desclassificação na Copa do Brasil o Peixe pode até perder para o Furacão paranaense. A Ponte Preta encara o Sport em seu estádio. Tem tudo para vencer, apesar do bom futebol que o Sport tem jogado. Mas em casa a Ponte é favorita.
* O ATLETICO Mineiro enfrenta a Chapecoense. Jogo sem muita motivação. Mas o Galo, por jogar em casa, leva alguma vantagem. O Figueirense precisa vencer o Fluminense se quiser permanecer na Série A. Tem chance de vitória já que o Tricolor carioca está em baixa e o jogo será em Florianópolis. O Coritiba também é favorito contra o Vasco. Este jogo por sinal, pode levar um dos dois times a segunda divisão. Um jogo perigoso para os dois. O Vasco tem crescido de produção mas o Coritiba, em casa, é sempre um adversário bastante difícil.

* O JOINVILLE já caiu. Sua despedida será contra o Grêmio que é favorito disparado neste jogo. Para o Tricolor gaúcho a vitória é importante porque poderá levá-lo à vice-liderança do campeonato. Isto se o Atlético perder em casa para a Chapecoense, o que não é impossível.
Esta será a trigésima oitava rodada do Campeonato. A última que vai definir quem cai e quem fica. Além de definir de uma vez por todas quem vai representar o Brasil na próxima Libertadores. Próximo Brasileirão só será disputado a partir de maio do próximo ano.
*NO MOMENTO o G4 conta com Corinthians, que tem oitenta pontos ganhos. O Atlético Mineiro tem 66. O Grêmio, 65. O São Paulo, 59. O Inter, 57. No Z4 estão Figueirense e Vasco com 40 pontos, Goiás com 38 e Joinville, que já caiu com 31. Acima do Figueirense estão Avaí com 41 e Coritiba com 43. Dependendo dos resultados desta rodada, ate o Coritiba pode cair, desde que Avaí, Figueirense ou Vasco vençam. Eu acredito que o Coritiba fica, assim como o Figueirense. Acho que o Vasco da Gama reagiu forte, mas ainda assim será rebaixado.

* A FESTA festa feita pela torcida do Palmeiras na noite de quarta-feira foi fantástica. Tanto dentro do estádio como fora dele. Ela durou ate altas horas da madrugada. Foi fantástica. Paulo Nobre, o presidente verde, estava em êxtase. Disse que vai reforçar ainda mais seu time e que seu objetivo no ano que vem será conquistar a Libertadores. Tem chance. Alguns jogadores do atual elenco serão liberados. E outros valores serão contratados. Já existe uma lista de nomes que começaram a ser contatados. Dinheiro não vai faltar. A fase verde é excelente.
* O SÃO PAULO também vai contratar se conseguir vaga na Libertadores. Caso contrário, não vai gastar. Falta dinheiro nos cofres tricolores. Rogério Ceni e Luis Fabiano vão deixar o elenco. Com isso a diretoria deixará de pagar os dois maiores salários do elenco, que chegam a setecentos

mil reais cada um. Nas próximas horas a diretoria promete contratar um novo treinador. Não se sabe ainda quem vem, mas fala-se muito em Cuca, que é o preferido do presidente Leco. Mas ele ganha muito na China e parece não estar disposto a voltar.
* MARCO Polo Del Nero e Ricardo Teixeira foram indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por corrupção. Governo norte americano pretende pedir a extradição dos dois dirigentes que, no caso, seriam julgados em território norte americano. As provas contra os dois dirigentes são bem consistentes. Eles terão serias dificuldades para se defender. Numa dessas, Marco Polo vai ser obrigado a deixar a presidência da CBF. A FIFA também abriu inquérito para apurar as falcatruas de Del Nero. Parece que desta vez ele não vai escapar.





































































































































