Três dúvidas sobre os anos 60 de Guarani e Ponte Preta

Está ativada a seção mofo da coluna

Três dúvidas sobre os anos 60 de Guarani e Ponte Preta

0002050137464 img

Quem não se liga na seção ‘mofo’ da coluna, definição dada pelo parceiro João da Teixeira, sou sincero e vou logo dizendo pra não perder tempo de acompanhar a postagem.

Conversando com a ‘velharada’ do futebol campineiro ainda não obtive resposta a perguntas referente à década de 60 relativas à Guarani e Ponte Preta.

Na época, torcedores ‘durangos’ dos dois clubes tinham duas alternativas para assistir parcialmente aos jogos.

Na Ponte, os torcedores subiam na linha do trem e lá conseguiam ver metade do campo.

A propósito: ainda tem torcedor de linha do trem?

Ao redor do Estádio Brinco de Ouro havia um morrinho que possibilitava ao torcedor ver igualmente metade do campo. Ficava atrás do ginásio de esportes.

Time do Guarani da década de 60. Foto: Terceiro Tempo. Milton Neves

Time do Guarani da década de 60. Foto: Terceiro Tempo. Milton Neves

DÚVIDAS

Vamos então às questões: lembrei de jogos do Guarani da década de 60, e um deles foi quando o Botafogo de Ribeirão fazia boa campanha no Paulistão, veio a Campinas como favorito numa quarta-feira à noite, e deve até ter vencido.

Chamou-me atenção a numerosa torcida do Botafogo – superior aos torcedores bugrinos -, e por isso mesmo ela ocupou o principal lance de arquibancada da época, que fica abaixo do tobogã.

Achei estranho, mas tinha lógica. Alô bugrinos de antigamente: que ano foi isso?

Alô Fernando Pereira, historiador que sabe tudo do Guarani!

Da Ponte Preta duas interrogações: como se chamava o juizão que apitava bem à moda da casa e já entrava em campo aplaudido de pé pela torcida pontepretana?

Parece-me que o sobrenome era Batista. Seria o premone João? Sei lá eu! Alô João Carlos de Freitas, memória fantástica do futebol de Campinas!

Bom, teve um jogo no campo da Ponte Preta contra a Votuporanguense que, se não estou enganado, terminou empatado zero a zero.

Detalhe: o juizão só terminou a partida com nove ou dez minutos de acréscimo. Foi uma quarta-feira à tarde no Estádio Moisés Lucarelli, porque não havia iluminação na época

Lembro-me bem do grandalhão Lairton (volante e lateral-direito) no time pontepretano. Que ano foi isso e quem foi o juiz? Disseram-me Albino Zanferrari, mas não tenho convicção.

Resposta só pra quem tiver convicção.