ESPECIAL: Veja no FI o que mudou no Campeonato Paulista 30 anos depois
Dos vinte times que participarão em 1986, apenas onze ainda estão na primeira divisão estadual
O Campeonato Paulista de 1986 foi marcante para o interior paulista com a Internacional de Limeira conquistando o título estadual em cima do Palmeiras
Campinas, SP, 26 (AFI) – O Campeonato Paulista de 1986 foi marcante para o interior paulista com a Internacional de Limeira conquistando o título estadual em cima do Palmeiras. Passados trinta anos, a Inter capenga na Série A3, junto com o Comercial de Ribeirão Preto que também disputou o Paulistão de 1986, embora tenha sido rebaixado naquele ano.
Dos vinte times que estiveram na Série A1 de 1986, onze times disputarão a elite paulista de 2016: sempre os grandes Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo e mais São Bento, Novorizontino, Botafogo, Ponte Preta, Ferroviária, XV de Piracicaba e Mogi Mirim.
Na Série A2, que este ano promete ser eletrizante, cinco times estiveram no Paulistão de 1986: Portuguesa, Juventus, Santo André, Guarani e Paulista, sendo que o América está na quarta divisão (Série B) e o XV de Jaú “fechou as portas” na temporada passada em razão da catastrófica crise imposta ao futebol do interior paulista pelo ex-presidente da FPF, Marco Polo Del Nero.
Dos treinadores, somente Nelsinho Batista ainda faz sucesso
Dos vinte treinadores que iniciaram o Paulistão de 1986, seis já são falecidos: Carlos Castilho, José Poy, Lori Sandri, Julinho, Bazani e Zé Duarte, sendo que apenas um continua fazendo sucesso: Nelsinho Batista.
O treinador, que em 1986 estava em seu segundo ano como treinador de futebol comandando o Mogi Mirim e que hoje é um dos principais treinadores do mundo, trabalha atualmente no Japão. Lá já conquistou vários títulos e, atualmente, dirige o Vissel Kobe, um time de porte médio.
Confira os times e os treinadores do Paulistão de 1986:
Inter de Limeira:- Pepe
Palmeiras:- Carlos Castilho
Corinthians:- Rubens Minelli
Santos:- Júlio Espinosa
(não confundir com Valdir Espinosa, hoje no Metropolitano-SC)
Portuguesa:- Jair Picerni
Juventus:- Candinho
São Paulo:- Cilinho
Santo André:- José Poy
São Bento:- Écio Pasca
América:- Borba Filho
Novorizontino:- Walter Zaparolli
Botafogo:- Zé Duarte
Ponte Preta:-Tuta
Ferroviária:- Bazani
XV de Piracicaba:- Julinho
Mogi Mirim:- Nelsinho Batista
Guarani:- Lori Sandri
XV de Jaú:- Cláudio Duarte
Comercial:- Vanderley Paiva
Paulista:- Sérgio Lopes





































































































































