Corinthians foi o único a vencer em rodada dominada pelo Interior no Paulistão

Time da Fiel fez 1 a 0 no Oeste, aos 90 minutos de jogo no sábado à noite, e ganhou mais três pontos, que o mantém líder sozinho

Os outros grandes foram decepcionantes. No sábado o São Paulo perdeu para a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0. No domingo, o Palmeiras caiu dentro da Allianz Arena, por 2 a 1

0002050146967 img

Time da Fiel fez 1 a 0 no Oeste, aos noventa minutos de jogo no sábado à noite, e ganhou mais três pontos, que não só o mantém como líder absoluto de seu grupo e o time que mais pontuou no Paulistão até agora, mas também como um dos dois invictos do campeonato (ele e o São Bento de Sorocaba).

Rodriguinho deu sorte num chute cruzado em cima do apito final

Rodriguinho deu sorte num chute cruzado em cima do apito final

Os outros grandes foram decepcionantes. No sábado o São Paulo perdeu para a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0. No domingo, o Palmeiras caiu dentro da Allianz Arena, por 2 a 1 frente ao aplicado time da Ferroviária (um dos melhores do campeonato) enquanto o Santos perdeu para o Red Bull em São José dos Campos por 2 a 1.

Ainda assim, todos os quatro grandes continuam bem perto de suas vagas e, com toda certeza, estarão na próxima fase do Paulistão. No Grupo A, por exemplo, o Santos tem 12 pontos e o São Bento, 11. No Grupo B o Palmeiras tem 9 pontos, mesmo número da Ponte Preta.

No Grupo C a Ferroviária lidera com 13 pontos e o São Paulo é o segundo, com um jogo a menos que disputará terça-feira, no Pacaembu, contra o Mogi. E no grupo D, o Corinthians lidera fácil com 17 pontos ganhos enquanto o Agua Branca vem em segundo lugar com 11. Já entre os pequenos

Palmeiras não segurou Ferroviária nem na porrada

Palmeiras não segurou Ferroviária nem na porrada

Ameaçados pelo rebaixamento estão Capivariano com 4 pontos ganhos até agora, Oeste com 5, São Bernardo com 6, Novorizontino, Botafogo, de Ribeirão e Mogi Mirim com 7. Ainda restam oito rodadas para que a primeira fase do campeonato chegue ao fim.

Depois virão os mata-matas, com o primeiro de cada grupo enfrentando o segundo. Será um jogo só com mando do time que tiver conquistado maior número de pontos grandes na primeira fase. Ainda tem muita bola para rolar nos gramados paulistas.

C * U * R * T * A * S

* O RED BULL escolheu mandar seu jogo contra o Santos no estádio de São José dos Campos. Foi uma boa escolha. O gramado é bom e o futebol apresentado pelos dois times foi de boa qualidade. O placar final é que surpreendeu. Em tese o Peixão era o grande favorito, mas o Red Bull foi muito bem na defesa e fez dois gols no ataque.

* O GOLEIRO Wanderley, do Santos, não teve culpa nos gols. Mas a linha de zaga santista falhou bastante. No meio campo, Renato foi o melhor. Praticamente não errou. Já o craque do time, Lucas Lima, teve altos e baixos. Parecia muito nervoso e reclamou de tudo junto à arbitragem. Me parece, não era a noite do bom meia santista.

* GABIGOL foi outro que não se encontrou. Não fez uma jogada que preste. Ricardo Oliveira que jogou só o primeiro tempo entrou em campo com cara de poucos amigos. Parece que ele ainda está irritado por não ter podido transferir-se para a China, onde ganharia mais de um milhão por mês. Ele reclamou de dor no joelho e saiu do time.

* ME PARECE, foi uma desculpa do centro avante para ficar fora do jogo. Psicologicamente ele não estava bem. E acredito que o fato da diretoria santista não tê-lo liberado para ir jogar na China, o deixou bastante frustrado. Não será surpresa se, daqui para frente, ele encostar o corpo e não jogar mais o que jogava pelo time do Santos.

* UM DETALHE técnico que mostra como o Santos estava mal no jogo de domingo à noite contra o Red Bull. Sua equipe errou 45 passes, o que dá a media de um passe a cada dois minutos durante o jogo todo. Um absurdo para um time que é tido como um dos que tem melhor toque de bola no futebol de São Paulo. Parecia time pequeno.

* PRÓXIMO jogo do Santos será no final desta semana. Vai enfrentar o invicto Corinthians, um jogo que costuma mexer muito com a cabeça dos jogadores. Vamos ver no que dá. Na saída do gramado jogadores santista já prometiam que vão correr muito diante do Timão para conseguir a reabilitação da derrota diante do Red Bull Brasil.

* PARECE uma maldição. O Palmeiras até ganha pontos fora de casa, mas quando joga na Allianz Arena pelo Campeonato Paulista, não consegue vencer. No domingo à tarde, o time de Marcelo Oliveira perdeu mais uma. Foi para a Ferroviária, um dos melhores times do campeonato, por 2 a 1. Time do interior mereceu essa vitória.

Torcida palmeirense vê a festa da Ferroviária no Arena Parque

Torcida palmeirense vê a festa da Ferroviária no Arena Parque

* O PALMEIRAS apresentou os mesmos problemas de outros jogos. Houve muito espaço entre a defesa e o meio campo. Faltou alguém mais qualificado para criar jogadas e o ataque teve sérias dificuldades para concluir. Também há o fato de que alguns dos considerados talentos do time, não jogaram nada. Ou praticamente nada.

* O ATACANTE Dudu, por exemplo, só enganou. Não fez nenhuma daquelas jogadas que fazia quando chegou ao Palmeiras. Alecsandro, que me parece totalmente superado como centro avante, também só enganou. Com isso, o potencial ofensivo do Verdão não apareceu a foi facilmente dominado pela boa zaga da Ferroviária.

* TIME DE Araraquara, mais uma vez, me impressionou. Já havia jogado muito contra o Corinthians, quando merecia vencer mas só empatou e jogo mais do que o Palmeiras na tarde de domingo. Sua defesa marca forte e sai jogando, seu meio campo é ofensivo e cria jogadas e o ataque está sempre tentando fazer gols.

* PELO que tenho visto deste time, acho que ele poderá desclassificar o São Paulo na próxima fase se os dois times, que são do mesmo grupo, confirmarem suas classificações. A Ferroviária por sinal tem três pontos a mais que o Tricolor, que tem um jogo a menos, mas pode perder essa partida e ficar atrás do time interiorano.

* MAS VOLTEMOS ao Palmeiras. Time tem jogado muito mal neste ano. Uma ou outra vez, acerta um bom jogo. Mas normalmente joga mal e tem dificuldades para superar seus adversários. E as vezes, como ocorreu ontem em seu estádio, perde a partida e sai de campo vaiado. Até quando isso vai continuar? É difícil dizer.

* NA MINHA opinião o problema é o técnico Marcelo Oliveira. Ele tem sobra de jogadores mas não é capaz de montar um time. Isso desde o ano passado. E agora, como vai ser na próxima quinta feira, quando o Palmeiras tem jogo pela Copa Libertadores? Será que dá para vencer? Difícil dizer. Se jogar como no domingo, não ganha.

* LEMBRAMOS que o adversário do Palmeiras na quinta feira será o Rosário Central. Um time que não atravessa bom momento mas tem certa experiência em jogos internacionais. Pode se fechar na retranca e dar muito trabalho ao Verdão. Que Marcelo Oliveira se cuide. Caso contrário, se perde quinta pode até ser demitido.

* MAIS UMA vez o Corinthians jogou mal mas venceu. E o gol da vitória só saiu aos 91 minutos de jogo, através Rodriguinho, que acertou belo chute de fora da área. O resultado não foi justo. O time de Tite jogou mal. O Oeste foi muito aplicado e montou um esquema defensivo dificil de ser batido. Merecia ao menos um empate.

* O TIMÃO vinha de dois empates quando também jogou mal. No jogo de sabado seu futebol foi confuso, pouco objetivo e sem muita qualidade nos arremates. Até a defesa, que vinha sendo o ponto alto da equipe, apresentou falas. Tite está longe de achar o time ideal e há jogadores ali que não aguentarão muito tempo como titulares.

* UMA BOA surpresa foi o goleiro Matheus Vidotto. Ele tem apenas vinte e dois anos e tem dado conta do recado. Tem muito futuro como goleiro do Corinthians. Na zaga só Felipe jogou no seu nível. Os outros oscilaram muito. Lucca jogou mal enquanto esteve em campo. Falta-lhe regularidade. E Giovanni Augusto esteve perdido em campo.

* RODRIGUINHO foi esforçado mas de bom mesmo só o gol que marcou e que deu tres pontos ao Corinthians. Não o vejo como titular absoluto do Corinthians. É um jogador apenas regular. André também está meio perdido no ataque. Como não tem entrosamento no time, está sempre no lugar onde não devia estar. Precisa melhorar.

* COM os três pontos ganhos, o Corinthians passou a dezessete em todo o campeonato e é o clube com melhor campanha no Paulistão deste ano. Importante lembrar também que o Corinthians ainda não perdeu. Pode até não ganhar, mas ao menos empate ele consegue. Mas joga feio e precisa melhorar muito para ser campeão.

* SÓ COMO detalhe: este foi o sexto jogo em que o Corinthians marcou um gol após os noventa minutos. Começa a se transformar numa marca registrada do time neste campeonato. Por um lado isso é bom. Demonstra que seus jogadores não desistem. Mas pode ser ruim, se esse gol não sair no final e o time perder numa decisão.

* CORINTHIANS entra em campo nesta quarta, dia 2 de março, para enfrentar o Santa Fé, pelo grupo 8 da Copa Libertadores. Tite disse que vai manter o time que venceu o Oeste apenas com a troca de Matheus por Cassio, no gol corintiano. Por jogar em casa, o time da fiel é o grande favorito. Muito difícil que venha ocorrer uma zebra.

* O LIDER do grupo do Corinthians é o Cerro Porteno do Paraguai. Mas ele tem um jogo a mais. Se ganhar do Santa Fé, que lhe é bem inferior, o Corinthians assumirá a liderança do grupo. Alias, acredito que o Timão será um dos classificados para a próxima fase da Libertadores. Mesmo não tendo ainda um time formado e confiável.

* SE CONSIDERAMOS a exibição do Corinthians, devemos dizer o mesmo do São Paulo que perdeu para a Ponte Preta, sábado, no Moisés Lucarelli. O placar final foi 1 a 0 ´para a Macaca, que fez o necessário para merecer a vitória. O São Paulo teve até o maior tempo de domínio de bola, mas foi um domínio enganoso w pouco criativo.

* NEM A consistência defensiva que o técnico Bauza, do São Paulo, pretendia impor quando chegou da Argentina, ele ainda não conseguiu. Os adversários conseguem entrar na sua defesa e fazer arremates perigosos. Num deles, saiu o gol da Ponte, que depois ficou mais à vontade para segurar o resultado. Administrou o placar.

* PARA O São Paulo seria fundamental vencer esse jogo, pois, com os três pontos a mais, passaria a liderar seu grupo. Com a derrota, há perigo até do Tricolor nem se classificar para a próxima fase do campeonato. No time do São Paulo alguns jogadores se salvaram. Um deles foi o goleiro Denis, que não teve culpa no gol inimigo.

* NA DEFESA Lugano até foi bem. Jogou plantado como homem da sobra. Maicon provou mais uma vez que é um bom zagueiro. No meio campo Hudson intercalou bons e maus momentos e Thiago Mendes voltou a mostrar um futebol irregular. Ganso correu, lançou, chutou, marcou. Mas não conseguiu levar o seu time a vitória.

* MICHEL Bastos se machucou e foi obrigado a sair. Carlinhos entrou e fez pouco. Wesley teve a chance de jogar por muito tempo. Teve altos e baixos. É jogador uqe pode produzir mais. Karkec desaprendeu. Só deu uma cabeçada errada e mais nada. Rogério também não brilhou e Calleri valeu apenas pela sua aplicação. Mais nada.

* O SÃO PAULO volta a jogar nesta terça feira, em jogo adiado por causa da Libertadores. Enfrenta o Mogi, a partir das 210h30 , no Pacaembu. Chance de reabilitação que poderá fazer o time voltar a ter chance de brigar pelo primeiro lugar de seu grupo. Mas para vencer precisa fazer gols e esse é o maior problema do time de Edgardo Bauza.

* O PAULISTÃO terá mais uma rodada completa no próximo final de semana. Jogam no sábado Botafogo x Mogi, Oeste x Agua Branca, São Paulo x São Bernardo, Ponte Preta x XV e Audax x Ituano. No domingo, o clássico Santos x Corinthians, Palmeiras x Capivariano. Rio Claro x Linense, Red Bull x São Bento e Ferro x Novorizontino.

* ANDERSON Silva voltou a lutar. Quando se esperava que ele lutasse com seriedade e tentasse ganhar a luta, fez exatamente o contrário. Brincou durante toda a luta. Fugiu do confronto. E quando acertou o adversário foi de forma antidesportiva, pois Michel Bisping havia perdido seu protetor bucal e pedia ao juiz para recuperá-lo.

* NESTE momento, Anderson atacou o adversário com uma joelhada, e imaginou que havia liquidado a luta. Não foi o que aconteceu. O gongo bateu e Bisping teve tempo para se recuperar e voltar a luta. Ficou evidente que Bisping ganhou dois assaltos por pontos e Anderson só um. Alias, ele não lutou. Ele só quis brincar no ringue.

* QUANDO os árbitros deram a vitória justa ao seu adversário, Anderson disse que fora roubado e que não aceitava o resultado. Aceite ou não a verdade é que ele mostrou em Londres que está em fase altamente negativa, que não é mais o mesmo e que só entra no ringue para fazer firula. É o triste fim de um lutador que já teve prestígio.