Parceria inédita da FPF vai incluir clubes paulistas em rede mundial de scouting
A partir de agora, os 40 clubes do Paulistão e Paulistão A2 serão integrados a um banco de dados
A partir de agora, os 40 clubes do Paulistão e Paulistão A2 serão integrados a um banco de dados
São Paulo, SP, 29 (AFI) – A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira uma parceria inédita com a Wyscout, empresa italiana líder mundial em scouting, ferramenta digital utilizada para análise de desempenho de clubes e seleções.É a primeira parceria envolvendo a empresa europeia e uma federação estadual de futebol.
A partir de agora, os 40 clubes do Paulistão e Paulistão A2 serão integrados a um banco de dados que concentra mais de 30 mil times e seleções e 273 mil jogadores em todo o mundo, sem custos. O sistema já é utilizado por clubes como Barcelona, Bayern de Munique, Milan e Arsenal, além das seleções brasileira, alemã, argentina, italiana e francesa.
Além da análise detalhada de cada time jogador, que vai auxiliar comissões técnicas e diretorias, os jogadores dos 40 clubes paulistas poderão ser acompanhados pelos milhares de clubes de todo o mundo, aumentando ainda mais a visibilidade do Paulistão.
O desempenho dos árbitros também poderá ser acompanhado em detalhes. “Este acordo vai levar os clubes paulistas aos mais altos padrões internacionais de profissionalismo no processo de scouting por meio da maior plataforma digital do mercado”, disse Flavio de Francesco, gerente da Wyscout no Brasil.
“O cenário muda, pois os clubes vão utilizar destes profissionais e do próprio sistema para reforçarem algumas ideias e ate mesmo mudarem o planejamento sobre uma contratação ou até mesmo a parte tática. É de extrema importância esse mapeamento que a FPF está disponibilizando para os clubes”, afirma o gerente de futebol do Santos, Sérgio Dimas.
“Nós fazemos um trabalho de análise de desempenho, porém agora a situação fica muito mais favorável, pois o método utilizado permitia entender apenas os nossos erros e acertos. Com a ferramenta, eu consigo passar para o treinador as características positivas e negativas do adversário e assim ajudar no plano de jogo”, comentou Neto Pajola, analista de desempenho do Juventus.





































































































































