Santos quebra invencibilidade do 'desfocado' Corinthians no Paulistão
Santos quebrou a invencibilidade do Corinthians, que, ao lado do São Bento, era um dos clubes que não havia ainda perdido
Santos quebrou a invencibilidade do Corinthians, que, ao lado do São Bento, de Sorocaba era um dos clubes que não havia ainda sido derrotado.
No clássico disputado na tarde deste domingo, em Vila Belmiro, o Santos quebrou a invencibilidade do Corinthians, que, ao lado do São Bento, de Sorocaba era um dos clubes que não havia ainda sido derrotado.
A vitória santista foi mais do que justa. Soube anular as principais virtudes do adversário e explorar suas deficiências. Com o meio campo formado por Renato e Lucas Lima, o time de Dorival Junior mandou no primeiro tempo, quando conseguiu marcar seu primeiro gol, através Ricardo Oliveira, seu grande artilheiro.
No segundo período o Corinthians melhorou de produção, chegou mais vezes até o gol santista, mas o goleiro Wanderlei esteve em tarde impecável e não deu chance ao gol inimigo. Já nos minutos finais da partida, houve uma falha gritante de Alex Mineiro, do Corinthians, que permitiu que a bola chegasse limpa para Ricardo Oliveira.
O atacante driblou mais um adversário e co locou com tranquilidade por cima do corpo de Cassio que saiu do gol na tentativa de evitar mais um gol santista.
Os dois a zero mostraram bem a superioridade do Santos sobre o Corinthians, que além de perder a invencibilidade no Paulistão, também não confirmou sua escrita de quase sempre fazer seus gols após os quarenta minutos do segundo tempo.
Quem fez esse gol dessa vez foi o Santos que “matou” o jogo quando Ricardo fez seu segundo gol na partida. Como curiosidade, lembramos que o técnico Tite não é muito feliz quando dirige um time em Vila Belmiro.
Foi sua sétima derrota no estádio do Santos nos últimos cinco anos. É um tabu que cresce à favor do Peixe.
C * U * R * T * A * S
* RICARDO Oliveira fez dois gols, Lucas Lima jogou muito, mas o grande jogador do Santos neste clássico foi Renato. Ele não perdeu uma dividida. Acertou quase todos os passes. Ajudou muito tanto na marcação como na criação. Foi uma de suas melhores partidas com a camisa do Santos nos últimos meses. Estava muito inspirado.
* A DEFESA santista portou-se muito bem. O Corinthians que vinha fazendo gols em todos os jogos, não conseguiu marcar essa vez. O maior destaque do setor foi Luiz Felipe. No meio campo como disse, todos foram bem. E no ataque, além de Ricardo Oliveira, Gabigol também deu muito trabalho a zaga corintiana. Fez ótimo jogo.
* NO CORINTHIIANS, Cassio fez o que pôde e não teve culpa nos gols. Na linha de zaga houve muita irregularidade. A defesa esteve longe de suas ultimas atuações. Balbuena, em particular, errou muito. No meio campo Danilo se esforçou mas não produziu o esperado. Luciano também esteve perdido assim como o atacante Lucca.
* OUTRO jogador do Corinthians que fracassou foi William. Ela não sabia se marcava ou ajudava na criação. Jamais foi à frente tentar arremates, Um jogador que me pareceu ainda inibido para ser titular do time. Pode ser que com o tempo ele se firme, mas pelo que produziu neste domingo não merece nem ficar no banco de reserva.
* TITE quis poupar alguns jogadores já com vistas a partida diante do Cerro no meio desta semana pela Copa Libertadores. Normalmente o time corintiano mesmo alterado, produzia o necessário para vencer. Desta vez não deu. Isso vem de encontro ao que sempre digo aqui. O time reserva corintiano não é tão bom como muitos imaginam.
* O PALMEIRAS que vinha de derrota para a Ferroviária em seu último jogo pelo Paulistão, conseguiu reabilitar-se neste domingo diante do Capivariano. E com sobra de gols. Foram 4 gols a 1 do Verdão sobre o pior time do campeonato. Gols dos argentinos Allione e Cristaldo além de Thiago Martins e Alecsandro. Uma bela exibição.
* JÁ NO INICIO do jogo o Verdão tomou a iniciativa e foi tentar seu primeiro gol. Ele saiu através Allione, que mostrou seu talento para arrematar contra o gol adversário. Depois deste gol, a torcida palmeirense levou um susto quando a equipe de Capivari fez o gol de empate, através Rodolfo. Mas foi um choque passageiro.
* LOGO Thiago Martins desempatou a partida pró Verdão e o domínio do jogo voltou a ser palmeirense. Em seguida os gols foram saindo até chegar aos 4 a 1, uma goleada inesperada, que deixou a torcida verde mais otimista quanto ao próximo jogo de seu time, nesta semana, pela Copa Libertadores contra o Nacional.
* COM OS três pontos conquistados neste domingo o Palmeiras ficou mais tranquilo na tabela de pontos ganhos de seu grupo. É o líder isolado e caminha firme para a classificação no Campeonato Paulista. Marcelo Oliveira que vinha pressionado por diretores e torcedores, deixou o estádio mais tranquilo e sem medo de demissão.
* ENTRE os jogadores que estiveram em campo pelo Palmeiras, um destaque especial para o argentino Cristaldo. Mais uma vez ele fez um gol importante e mostrou que dentro da área é muito perigoso. Hoje, é sem dúvida, o melhor atacante do Verdão. Tem direito garantido a camisa nove. Contra o Nacional, deve ser um dos titulares.
* NO SABADO o São Paulo perdeu para o São Bernardo, no Pacaembu, de virada, por 2 a 1. Foi uma exibição totalmente desastrosa do Tricolor de Edgardo Bauza. No primeiro tempo o time ainda mostrou algum futebol, quando Ganso, com chute de fora de área, fez bonito gol. Mas o segundo tempo do São Paulo foi deplorável.
* O TIME mostro não só falta de organização, mas também falta de condições físicas para correr atrás do adversário. Por isso, o time visitante tomou conta do jogo e fez os três gols que precisava e que o tiraram da última colocação de seu grupo. O São Paulo deixou o campo vaiado e com moral baixa para o jogo de quinta contra o River.
* ESSE jogo será decisivo para o São Paulo na disputa da Copa Libertadores. É ganhar ou ganhar. Caso contrário, ficará estacionado na ultima colocação de seu grupo e dificilmente conseguirá reagir ao ponto de se classificar para a próxima fase do torneio. É um jogo decisivo. Não podem haver erros. E todos precisam dar o sangue.
* O SÃO PAULO de Bauza tem mostrado algumas falhas que o treinador já poderia ter resolvido. Ele não pode jogar com Lugano se não puser um volante para cobrir o velho zagueiro de área. Contra o São Bernardo, Lugano teve falhas incríveis, como, por sinal, eu já previa. Até Rodrigo Caio falhou, o que mostra a péssima fase tricolor.
* FALTA organização de jogo ao São Paulo. Um problema que só o técnico pode resolver com a escolha definitiva de um sistema tático e com muitos treinamentos. Parece que Bauza não vem fazendo isso. E há também a falta de melhor preparo físico do elenco. O São Paulo só aguenta correr um tempo. Algo está muito errado neste setor.
* E TEM mais. Bauza nem sempre usa seus jogadores conforme suas características. Rogério, um atacante que joga bem pela direita, é colocado sempre ou no meio de campo ou na ponta esquerda. Ele não produz. Centurion é um jogador que já provou, não tem qualidade para ser titular do time. Seria melhor devolve-lo a Argentina.
* CARLINHOS é um meio jogador. Não lança, não dribla, arremata pouco e não sabe cabecear. O São Paulo joga com dez quando Carlinhos está em campo. E mais. O São Paulo não tem cobradores de falta. Não tem jogadas combinadas nos escanteios. É, portanto, um time mal preparado. É melhorar ou passar o ano sem títulos.
* MAIS uma vez pouca gente foi ver o São Paulo. Outro terrível prejuízo. Coisa normal, pois o torcedor sabe que o São Paulo não está jogando nada. Então por que gastar dinheiro e ir ao estádio. No jogo pela Libertadores, o Pacaembu lotou. O que adiantou? O time jogou mal e perdeu para o Strongest, um time frágil mas arrumado.
* DIANTE de tudo isso, minha previsão para o futuro do São Paulo é ser desclassificado na Libertadores e no Paulistão. O futebol que vem produzindo não dá nenhuma esperança de grandes vitórias ou conquistas. E não digam que um dos problemas é o Pacaembu. Mesmo no Morumbi o São Paulo não teria como jogar melhor.
* RESULTADOS do sábado: Botafogo 2 x Mogi 0, Oeste 1 x Agua Santa 0, São Paulo 1 x São Bernardo 3, Ponte Preta 0 x 1 XV de Piracicaba e Audax 2 x Ituano 0. Essa derrota da Macaca surpreendeu. Esperava vitória da Ponte. Esta foi a oitava rodada do campeonato. Agora faltam seis para terminar a primeira fase. Vai sobrar emoção.
* A GRANDE surpresa nos jogos entre pequenos no domingo, foi a derrota da Ferroviária, em Araraquara, diante do Novorizontino por 2 a 1. O Rio Claro perdeu em casa para o Linense por 1 a 0. O Red Bull venceu o São Bento, que estava invicto, por 2 a 0. Com isso, não existem mais clubes invictos no Campeonato Paulista.
* ATENÇÃO para os próximos jogos do Paulista. Nona rodada. Sábado – Linense x Red Bull, Botafogo x Corinthians em Ribeirão Preto (dificuldades para o Timão), São Bento x Rio Claro, XV x Ituano, Santos x Agua Santa (favoritismo santista) e Ponte Preta x Ferroviária. Em tese, o time de Araraquara entra em campo favorito.
* NO DOMINGO mais quatro jogos. Um grande clássico entre São Paulo e Palmeiras, no Pacaembu (já que o gramado do Morumbi não ficou pronto). Capivariano x Novorizontino, Mogi Mirim x Oeste e São Bernardo x Audax. No clássico, há equilíbrio. Mas lembramos que nos últimos confrontos o Verdão ganhou com sobras.
* A COPA Libertadores terá sequência no meio desta semana. Na quarta-feira, o Palmeiras que tem 4 pontos ganhos e é líder do seu grupo encara o Nacional, que tem dois pontos. O Grêmio que tem 3 pontos enfrenta o San Lorenzo que tem apenas 1. Na quinta feira, o São Paulo visita o River Plate, em Buenos Aires, Argentina.
* EM TESE o River entra em campo como franco favorito. Está em melhor fase do que o São Paulo e vai jogar em casa. O River é um time que ataca muito e tem personalidade. Se não se cuidar, o São Paulo não só perde o jogo como pode levar goleada. Bauza vai precisar fechar sem time e lutar ao menos pelo empate.
* O ATLÉTICO Mineiro que aparece como um dos principais times desta Libertadores, visita o Colo Colo, no Chile. Um jogo difícil, mas que o Galo, no momento que atravessa, pode vencer. Alias, o Atlético vem sabendo jogar contra seus adversários da Copa. Por isso acredito que ele possa surpreender o Colo Colo lá no Chile.





































































































































