Ponte Preta 2 x 1 Ferroviária - Sofrimento, superstição... a cara da Macaca!
Resultado mantém a invencibilidade do terceiro uniforme amarelo, com três vitórias e um empate
Ponte Preta venceu a Ferroviária, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli. O duelo foi válido pela nona rodada do Campeonato Paulista.
Campinas, SP, 12 (AFI) – Uma vitória com a cara da Ponte Preta. Sofrida, no final, com gol de um dos jogadores mais criticados pela torcida e com a superstição como ingrediente principal. Com gol do atacante Wellington Paulista aos 44 minutos do segundo tempo, Macaca venceu a Ferroviária, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli. O duelo foi válido pela nona rodada do Campeonato Paulista.
A vitória renova os ânimos da Ponte, que se afasta das últimas posições e deixa a zona do rebaixamento. Hoje, o time é o terceiro colocado do Grupo B, com 12 pontos. Perde para o vice-líder Palmeiras no saldo de gols: 6 a -1. De quebra, mantém a invencibilidade do terceiro uniforme amarelo, com três vitórias e um empate.
A Ferroviária, por sua vez, deixou escapar a oportunidade de se manter na liderança do Grupo C, agora nas mãos do São Paulo. Ambos têm 13 pontos, mas o time do Morumbi tem melhor saldo: 4 a 3. Esta também foi a segunda derrota seguida da Locomotiva, que vinha de um revés para o Novorizontino, também por 2 a 1.
LATERAL ARTILHEIRO
Precisando da vitória para deixar a zona de rebaixamento, a Ponte Preta teve mais iniciativa e buscou o ataque nos primeiro minutos. Logo aos cinco minutos, o meia Clayson roubou bola na frente e disparou sozinho. Ele invadiu a área, mas bateu fraquinho nas mãos do goleiro Alexandre Cajuru.
A resposta da Ferroviária levou muito perigo e quase acabou em gol. Aos nove minutos, o meia Wescley levantou pela esquerda e o lateral Alex Silva subiu, sem marcação, e cabeceou por cima do travessão. Uma chance incrível desperdiçada.
Diz a velha máxima que quem não faz toma. E mais uma vez a bola puniu. Aos 14 minutos, a Macaca encaixou um bom contra-ataque. O atacante Wellington Paulista recebeu na intermediária, fez o pivô e rolou para o lateral Reinaldo. O camisa 6 invadiu a área pela esquerda e soltou uma bomba, no canto direito do goleiro.
SEGURA, MACACA!
Depois do gol, o time grená reagiu e foi ao ataque em busca do empate. Foram, pelo menos, duas chances imperdíveis. Aos 20 minutos, o meia Fernando Gabriel lançou o atacante Rafinha. Este ajeitou para o volante Juninho, que mesmo sem goleiro não alcançou a bola. Aos 25, Rafinha recebeu na área e bateu na saída do goleiro João Carlos. O lateral Jeferson tirou em cima da linha.
Os visitantes voltaram a assustar aos 35 minutos, em um vacilo da defesa alvinegra. Após cobrança de escanteio ensaiada, Rafinha recebeu sozinho na meia-lua. Ele bateu colocado, mas o atacante Rhayner desviou de cabeça para escanteio. A Ponte só voltou a chegar ao ataque aos 47. Clayson cobrou escanteio, o atacante Wellington Paulista desviou de cabeça e o zagueiro Fábio Ferreira, na cara do gol, não alcançou a bola.
EMOÇÃO NO FINAL
Na segunda etapa, a Ferrinha continuou controlando mais a posse de bola, mas continuou dando espaço para contra-ataques. Aos oito minutos, os donos da casa chegaram com perigo de novo. Rhayner disparou em velocidade e, em vez de rolar para Jeferson que entrava livre, finalizou mal por cima do gol.
Apesar de o adversário trocar mais passes, a Macaca parecia fazer um jogo seguro. Até que aos 12 minutos, o volante Jonas fez um pênalti infantil sobre o atacante Danielzinho. Na cobrança, aos 14, João Carlos acertou o canto, mas Fernando Gabriel bateu muito bem para empatar.
Depois do gol, o time de Araraquara parece ter se dado por satisfeito com o resultado. Passou a guardar mais posição na defesa, enquanto via a Ponte lutar pelo segundo gol.
Quando tudo transcorria para um empate, Wellington Paulista recolocou o time campineiro na frente. O volante Juninho falhou na frente da área e a bola sobrou para o camisa 9. Ele entrou na área e tocou na saída do goleiro Alexandre Cajuru.
PRÓXIMOS JOGOS
No próximo sábado, às 18h30, a Ponte Preta volta a campo para enfrentar o Capivariano, na Arena Capivari. Enquanto isso, a Ferroviária encara o São Bernardo, no domingo, às 18h30, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.





































































































































