Nem a troca de técnico - Marcelo Oliveira por Cuca - fez o Palmeiras melhorar
Na defesa ainda deu conta do recado, apesar de tomar um gol, mas do meio campo para frente, o time não produziu
O Nacional que já havia vencido o Verdão em São Paulo, repetiu a dose lá em Montevidéu. Fez 1 a 0 e depois viveu de contra golpes
Cuca fez sua estreia na noite de quinta-feira como novo treinador do Palmeiras. Torcida verde esperava ver ao menos um time melhor armado, mais organizado e mais objetivo. Nada disso aconteceu. Exibição palmeirense foi pífia. Muito confusa pela Copa Libertadores da América.
Na defesa ainda deu conta do recado, apesar de tomar um gol, mas do meio campo para frente, o time não produziu. O Nacional que já havia vencido o Verdão em São Paulo, repetiu a dose lá em Montevidéu. Fez 1 a 0 e depois viveu de contra golpes. O Palmeiras ficou numa situação bastante difícil para se classificar.
Precisa ganhar de seus próximos adversários e, ainda assim, será difícil conseguir a classificação. Mesmo porque, pelo que vimos o Rosario Central jogar (será o próximo adversário do Palmeiras lá na Argentina), dificilmente o time de Cuca conseguirá um bom resultado por lá. Numa dessas, até matematicamente o Palmeiras estará fora da Copa Libertadores.
A partir daí, só o Paulistão vai interessar. É preciso caprichar no Campeonato Estadual para pelo menos compensar em parte a saída da Libertadores. De qualquer maneira, ficou provado neste inicio de Libertadores, que apesar de contar com muitos jogadores, o Palmeiras não tem um time.
E para conseguir ter um time, seu novo técnico, o experiente Cuca, vai precisar fazer muitas experiências e tentar várias fórmulas até acertar um jeito do time jogar. Pode demorar muito e até a disputa do Paulista pode ser prejudicada. Assim, talvez a exigente torcida do Palmeiras só consiga sonhar com um titulo no segundo semestre.
No momento, com esse time que aí está, acho que isso não será possível.
C * U * R * T * A * S
* MUITO BOM o desempenho do Corinthians no jogo de quarta feira à noite, no Itaquerão. O time jogou com personalidade, matou as principais virtudes do adversário e se impôs como dono absoluto do jogo. Lucca foi o melhor jogador em campo. Sua atuação foi muito elogiada por Tite. Fez um gol e a jogada do gol contra de Mareco.
* OS 2 a 0 foram mais do que justos e com a vitória o Corinthians recuperou a liderança do grupo. Alias, pelo andar da carruagem, tudo indica, o Timão vai se classificar tranquilamente para a segunda fase da Libertadores. O time voltou a jogar com personalidade e mostrou um futebol muito eficiente. Tite foi o grande responsável por isso.
* MAIS de 42 mil torcedores estiveram em Itaquera e ajudaram a empurrar o time. No Itaquerão é mesmo muito difícil derrotar o Corinthians. E com a evolução do entrosamento do time as coisas ficam cada vez mais fáceis. Ainda não dá para dizer que o Corinthians é grande favorito ao titulo. Mas que tem chance, não há dúvida.
* ALÉM de Lucca que foi o melhor, também jogaram um bom futebol os jogadores Fagner e Maycon. Os demais também ajudaram. Todos correram demais e tiveram espírito de solidariedade. Lembrou um pouco aquele time que foi campeão brasileiro no ano passado. Ainda está longe, mas que lembrou, lembrou. Está em alta.
* O SÃO PAULO está fora da Libertadores. O péssimo futebol exibido contra o Trujillanos e sua posição na tabela de classificação (tem apenas dois pontos ganhos em três jogos) nos dão essa certeza. O time de Bauza não jogou nada. Sua exibição foi altamente negativa. Teve falhas na defesa, não teve compactação ou poder ofensivo.
* BAUZA insistiu com Centurion, um jogador que já provou sua total incompetência. Ele não dribla, não passa, não tabela, não arremata. Um jogador medíocre. Ainda assim, é sempre titular do técnico que talvez o proteja por ser argentino. Quando Centurion joga, o São Paulo joga com dez. O atacante é muito fraco e não joga nada.
* MAS NÃO só Centurion merece culpa pelas péssimas exibições do Tricolor. Na defesa, os laterais não marcam bem e apoiam pior. No meio da zaga, Lugano tem provado o que sempre disse dele: é um ex jogador de bola. Não tem mais preparo físico para suportar o ritmo de um jogo oficial. Não tem velocidade e comete erros inaceitáveis.
* NAS ÚLTIMAS partidas que jogou, Lugano foi culpado direto de gols dos adversários. Contra o Trujillanos isso também ocorreu. Ele não pode continuar como titular.
* No meio de campo, Hudson intercala bons e maus momentos. Ganso também. Mas esse pelo menos tem feito gols. Ainda assim precisa ter mais regularidade.
* NO ATAQUE o centro avante Alan Kardec parece acabado. Não se desloca, não tem velocidade, não arremata e não cabeceia. Está sempre no local errado. Falta-lhe inclusive um pouco mais de garra. Rogério é pelo menos aplicado. Falta-lhe no entanto mais qualidade técnica. Carlinhos é um jogador sem talento para ser titular.
* EM RESUMO: acho que o São Paulo chegou ao fundo do poço. Assim que encerrar sua participação na Libertadores (faltam apenas três jogos) precisa rever tudo no futebol. Técnico, elenco, preparador físico, diretor e assessores. E digo mais. Se pudessem afastar o atual presidente Leco também seria bom. Ele é muito fraco.
* BOM empate conseguiu o Grêmio de Porto Alegre na Argentina. Ficou no 1 a 1 com o San Lorenzo, que costuma ser muito forte quando joga em casa. Com o ponto conquistado o Tricolor gaúcho deu um passo importante rumo a classificação. Classificação que não está fácil mas que o Grêmio tem todas as condições de atingir.
* O ATLÉTICO Mineiro está praticamente classificado para a próxima fase da Libertadores. Na noite de quarta venceu o Colo Colo por 3 a 0. Gols foram marcados por Cazares a 1 minuto, Patric aos 45 e Hyuri, aos 27 do segundo tempo. Foi uma exibição perfeita da equipe mineira que nos parece melhor brasileiro nesta Copa.
* PRÓXIMOS jogos da Libertadores. Grupo 1 – Terça, 5 de abril – São Paulo x Trujillanos, em São Paulo. Quarta, 6 – River Plate x Strongest, em Montevideu. Grupo 2 – quarta- 6 de abril – Rosário Central x Palmeiras e quinta, dia 7 – River Plate, do Uruguai x Nacional. Grupo 5 – quarta, dia 6 de abril – Independiente x Atlético Mineiro.
* AINDA Grupo 5 – quinta, dia 7 de abril – Melgar x Colo Colo. Grupo 6 – terça, 5 de abril – Toluca x LDU. Quinta, dia 13 – LDU x Gremio de Porto Alegre. Grupo 8 – quarta- dia 3 de abril – Cobresal x Cerro e Santa Fé x Corinthians. Como percebem só focalizamos os jogos que serão disputados nos grupos dos clubes brasileiros.
* SANTOS jogou partida antecipada contra o XV de Novembro. Seu futebol foi ruim mas bastou para o Peixão vencer por 1 a 0, o que lhe dá a liderança do campeonato na classificação geral. Acho até que o Santos já pode comemorar sua classificação para a segunda fase do Paulistão. Aliás, o Santos é um dos favoritos a esse título.
* O PAULISTÃO terá sequência neste final de semana. No sábado, a maioria dos jogos. O Água Santa recebe a Ponte Preta. Jogo equilibrado. O Corinthians encara o Linense, que tem um dos melhores ataques do campeonato. Mas como o jogo será no Itaquerão, o Timão é franco favorito. O Novorizontino é favorito contra o XV.
* O RED Bull enfrenta o Oeste. Jogo igual. O Mogi que está mal neste campeonato, enfrenta o São Bento, de Sorocaba, que faz ótima campanha. Pode vencer esse jogo. E o Capivariano recebe a Ponte Preta. Time de Capivari é o maior ameaçado pelo rebaixamento. Acredito que não vai escapar. E a Ponte tem tudo para vencer a partida.
* NO DOMINGO o Ituano faz um jogo em que, por jogar em casa, é favorito diante do abalado São Paulo. O Audax vai pegar o Palmeiras. Como é em Osasco, o Verdão deve sofrer para conseguir os três pontos. Jogo duro. A Ferroviária que faz boa campanha encara o São Bernardo. Deve vencer. O Rio Claro enfrenta o líder Santos.
* EM TESE, mesmo em Rio Claro, o Santos é favorito. Tem mais time. Está em ótima fase. O Rio Claro tentará surpreender o Peixe. Mas se Dorival Junior escalar os melhores, a vitória certamente será santista. Bom lembrar que essa será a décima rodada do campeonato. Vão faltar apenas cinco para chegar ao final desta fase.
* HOJE, dia 18, será homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o jornalista Henrique Nicolini com quem tive o prazer de trabalhar. Ele comemora setenta anos ininterruptos de carreira de jornalista esportivo. Nicolini também é professor. A homenagem começa as 19 horas. Parabéns a ele. Nicolini merece…





































































































































