Time do Paulista A3 é dono da maior invencibilidade do Estado de São Paulo

Corvo repete 1999, alacança a melhor sequência invicta de sua história e se credencia ao acesso pra A-2

O Flamengo de Guarulhos vem assombrando o futebol paulista com uma campanha brilhante. Em 17 jogos da série A-3, o clube da Grande SP acumula 37 pontos, 7 empates e 10 vitórias.

0002050154084 img

Guarulhos, SP, 28 (AFI) – O Flamengo de Guarulhos vem assombrando o futebol paulista com uma campanha brilhante. Em 17 jogos do Campeonato Paulista da Série A3, o clube da Grande SP acumula 37 pontos, conquistados com 10 vitórias e 7 empates. Além disso, o Rubro-Negro tem a melhor defesa da competição, com apenas 9 gols sofridos.

Esse belo momento trás boas memórias ao torcedor flamenguista, já que esses 17 jogos remetem à sequência idêntica de 1999, quando disputava a B-1B, equivalente ao quinto escalão estadual – a Primeira Divisão era composta pela A1, A2 e A3, enquanto a Segunda Divisão era formada pela B-1A e B-1B. Tais denominações aconteceram por conta do rebaixamento do São Paulo, em 1990. Naquele ano, o Tricolor foi mal no estadual, não se classificando às fases finais nem pela repescagem. Havia, na FPF, o desejo de encolher o número de participantes da elite.

Flamengo pode chegar a 18 jogos de invencibilidade(Foto: Marcos V. Ribeiro/AA Flamengo)

Flamengo pode chegar a 18 jogos de invencibilidade(Foto: Marcos V. Ribeiro/AA Flamengo)

Entretanto, com o São Paulo no grupo de baixo, a alternativa para mantê-lo na elite foi dividir a competição em módulos – séries A1, A2 e A3 – que se cruzariam, variando a quantidade ano a ano partir de 1991. A Segunda Divisão era composta por duas séries.

A partir de 1996, as séries serviam (e ainda servem) apenas para nomear a competição, não havendo cruzamento entre elas – entre 2001 e 2003, chegou a existir a sexta divisão, a B-3. Hoje, a primeira divisão é formada por três séries, onde o Fla tem a maior sequência invicta entre 60 clubes, enquanto a segunda, uma.

A SEQUÊNCIA DE 99
Voltemos ao Corvo Guarulhense. Naquele longínquo 1999 e disputando o equivalente à quinta divisão paulista, o Flamengo engatou 17 partidas de invencibilidade no meio da competição. Na 13a rodada da primeira fase, empate com o ECUS por um gol, em 20 de junho.

Depois, oito vitórias, com direito a goleadas: 7 a 2 no Primavera e 4 a 1 no Corinthians de Taubaté. Após o empate por um gol com o Osasco FC, três goleadas: 5 a 0 no Elosport, 6 a 1 no Capivariano e 3 a 0 no Itapetininga. Na sequência, novo empate em 1 a 1 com o ECUS.

Nas três rodadas inaugurais da segunda fase, 1 a 0 no Campinas, 0 a 0 com o Vocem e 2 a 1 no Lençoense, clube que, em 17 de outubro, fez 2 a 0 e derrubou a bela sequência do Flamengo.

O ADVERSÁRIO
Nesta quarta-feira, às 15h, no Ninho do Corvo, o Flamengo tem um duelo difícil na busca pela quebra de seu recorde de invencibilidade: lutando por uma vaga entre os oito melhores, o Grêmio Osasco precisa vencer para manter as chances de avanço ao quadrangular final, objetivo já conquistado pelos guarulhenses.