Entenda como serão as vagas na Série D do Brasileiro pelo Paulistão

Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol preferiu padronizar as vagas na competição

Restando apenas uma rodada desta primeira fase do Paulistão, os times do interior já começam a pensar no principal objetivo na competição: uma vaga na Série D

0002050156676 img

São Paulo, SP, 07 (AFI) – Restando apenas uma rodada desta primeira fase do Paulistão, os times do interior já começam a pensar no principal objetivo na competição: uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Com diversas mudanças no torneio nacional, a Federação Paulista de Futebol (FPF) ganhou quatro vagas para este ano, que também valerão para 2017.

Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preferiu padronizar as vagas na competição. Como está dividida em Federações, alguns campeonatos estaduais, como do Amapá e Amazonas, tem seu início apenas no segundo semestre, justamente quando também começa o Campeonato Brasileiro. Por isso, os melhores times daquele ano ficam apenas com a vaga na Série D da temporada seguinte.

Como exemplo, o Santos do Amapá foi campeão estadual em 2013 em cima do Macapá, mas só garantiu uma vaga na última divisão do Campeonato Brasileiro de 2014. Enquanto que no estado de São Paulo, Botafogo e Penapolense conquistaram o direito de disputar o campeonato nacional e já entraram em campo no segundo semestre, com menos tempo para se preparar.

Sendo assim, a CBF definiu que todos os times que se classificarem para a Série D deste ano, também estarão na competição da temporada seguinte. Com isso, todos os times ganham o mesmo tempo de preparado e montagem de elenco. Até por isso a disputa nesta última rodada da primeira fase do Paulistão ficou acirrada, já que os clubes brigam por calendário no segundo semestre. No momento, Audax, São Bento e Red Bull Brasil são os que estão com um pé na classificação.

0002050156676 img

ENTENDA COMO FICAM AS VAGAS

Desde os últimos meses de 2015, os clubes do interior vinham pressionando a FPF por mais oportunidades na Série D. Até então, o estado de São Paulo contava com apenas duas posições, que saiam única e exclusivamente pela primeira divisão do estadual. Ainda assim, a entidade garantiu que, se abrissem mais vagas, uma delas ficaria para o campeão da Copa Paulista de Futebol.

E foi justamente o que aconteceu. A competição do segundo semestre, que tinha como premiação a classificação para a Copa do Brasil, servia pura e simplesmente para manter os times do interior trabalhando e com um calendário anual. Mas, com o ofício da CBF que garantiu quatro vagas ao estado de São Paulo, a divisão gerou uma dúvida entre os boleiros.

Isso porque, o Linense bateu o Ituano na final da Copa Paulista de 2015 e garantiu uma vaga na Copa do Brasil. Mas, no regulamento da competição dizia que, caso uma vaga fosse aberta para o Série D do Campeonato Brasileiro, o campeão poderia escolher com qual ficaria.

Em meio a essa confusão, a FPF garantiu Linense e Ituano, deixando apenas duas vagas para o Paulistão, como já era de costume.

A BRIGA ATUAL

Pelo regulamento do Campeonato Paulista, os dois clubes que forem mais longe na competição e que não disputam Séries A, B e C garantem uma vaga na última divisão nacional. O formato não conta o número de pontos que os times somarem durante a competição e sim o que permanecer mais tempo vivo na disputa.

Atualmente três elencos se encaixam nesse quadro e já estão classificados para a próxima fase do Paulistão. Audax, Red Bull Brasil e São Bento estão nas quartas de final e com um pé na Série D, mas ainda dependem da classificação no Grupo B. Isso porque São Bernardo e Novorizontino brigam com Palmeiras e Ponte Preta para avançar.