CHANCES: Palmeiras terá que suar a camisa e Ponte vira favorita no Grupo C

Os números são do site Chance de Gol, que realiza estatísticas baseadas no histórico do confronto

Com a última rodada desta primeira fase do Paulistão, o Portal Futebol Interior aproveitou as estatísticas do site Chance de Gol, do UOL, para apimentar a briga

0002050156008 img

Campinas, SP, 04 (AFI) – Com a última rodada desta primeira fase do Paulistão, o Portal Futebol Interior aproveitou as estatísticas do site Chance de Gol, do UOL, para apimentar a briga dos times por uma vaga na próxima fase. Mesmo na liderança do Grupo C, o Palmeiras terá que suar a camisa para garantir a classificação, assim como a Ponte Preta, que enfrenta o lanterna Rio Claro fora de casa. Todos os jogos serão domingo, às 16 horas.

GRUPO DA MORTE…

A briga mais acirrada para esta última rodada da primeira fase ficou para o que todos acabaram conhecendo como “Grupo da Morte”. Isso porque, logo no sorteio da Federação Paulista de Futebol (FPF) no Arbitral da competição, o Grupo C recebeu Palmeiras, Ituano e Ponte Preta, três clubes que costumam brigar pela classificação. Além deles, Novorizontino e São Bernardo completam a chave.

A classificação do grupo está realmente apertada: Palmeiras na liderança com 21, seguido de perto pelo Novorizontino, com a mesma pontuação. Mais abaixo, o São Bernardo está colado na zona de classificação, com 20, e Ponte Preta e Ituano fecham com 19 pontos cada. Precisando apenas vender, o Verdão viaja para enfrentar o Mogi Mirim com 59,8% do favoritismo, contra 18,2% do adversário e ainda 21,9% de chance no empate.

Quem ficou com um pé na vaga foi a Ponte Preta, já que enfrenta o lanterna Rio Claro no estádio Augusto Schmidt Filho com 59,9% de chance de vitória, contra 15% do adversário e ainda 25,1% para o empate. Como vem de uma goleada por 7 a 2 em cima do Água Santa no estádio Moisés Lucarelli, a torcida já prometeu invadir Rio Claro para empurrar o elenco.

0002050156008 img

Mas, para classificar, o time campineiro precisa torcer para o São Bernardo não vencer o Água Santa fora de casa, em Diadema, no estádio Distrital do Inamar. Como briga pelo rebaixamento, os mandantes prometem não facilitar em campo, mas também não chegam como favoritos. Isso porque o Bernô tem 45,5% de probabilidade de vitória, contra 33,4% do adversário e ainda 21,2% no empate.

E mesmo na vice-liderança do grupo, teoricamente com uma mão na vaga, o Novorizontino é que terá a missão mais complicada neste domingo. Isso porque, precisando apenas de uma vitória simples, o time terá pela frente o Corinthians na Arena Itaquera. Já classificado, o Timão tem 68,9% de chance de sair vitorioso, contra 12,4% do Tigre. Há ainda uma probabilidade de empate em 18,7%.

Por fim, o Ituano é o azarão do Grupo C. Após a derrota para o Mogi Mirim por 1 a 0 na última rodada, o time caiu para a lanterna e agora precisa de uma vitória em cima do Red Bull Brasil, fora de casa, e ainda torcer contra todos os outros adversários para fechar com chave de ouro. Como o adversário briga por uma vaga na Série D, o Galo de Itu tem apensar 18,5% de favoritismo, contra 58% do adversário e ainda 23,4% no empate.

AINDA DÁ PARA O SÃO PAULO?

Mesmo já classificados para a próxima fase da competição, Audax e São Paulo brigam pelo mando de campo nas quartas de final. Isso porque, quem terminar na liderança do Grupo C terá a vantagem de jogar diante da sua torcida na fase decisiva. Com 24 pontos, o time de Osasco viaja para o litoral enfrentar o Santos na Vila Belmiro, às 16 horas do próximo domingo, enquanto que o São Paulo, que tem 22, viaja para enfrentar o São Bento no estádio Walter Ribeiro.

De acordo com o site Chance de Gol, o elenco de Fernando Diniz tem apenas 18,8% de chance de vencer os santistas dentro do “alçapão”. Vale lembrar que o Santos não perde dentro da Vila pelo Paulista desde 2011, quando sucumbiu em um clássico para o Palmeiras. Justamente por isso o time de Dorival Júnior tem 60,7% de probabilidade de vitória, além de 20,4% no empate.

Ainda que com os números desfavoráveis, o Audax tem a chance de terminar esta primeira fase na liderança, já que o São Paulo também não conta com o favoritismo para enfrentar o São Bento fora de casa. Com uma das melhores campanhas entre os times do interior, o clube de Sorocaba tem 51,4% de chance de bater o tricolor dentro do estádio Walter Ribeiro. Como deve entrar em campo com os reservas, Edgardo Bauza tem apenas 19,6% de probabilidade de vitória, além de 28,9% no empate.

TRANQUILO, TRANQUILO…

Tanto no Grupo A, quanto no Grupo D, tudo já está resolvido quando o assunto é classificação à próxima fase. Isso porque o Santos assumiu a liderança absoluta com 29 pontos, enquanto o São bento tem 24 e não pode mais chegar no clube praiano. Do outro lado, o Corinthians também se garantiu na ponta, com 32 pontos, já que o Red Bull Brasil tem apenas 22.