Corinthians está quase lá e Palmeiras por um fio na Copa Libertadores
Para o Corinthians foi um bom resultado porque ele se mantêm entre os dois primeiros e vai jogar em casa contra o Cobresal
Já o Palmeiras não podia empatar. Precisava da vitória. Com o empate, complicou sua situação na tabela de classificação do seu grupo
Na quinta-feira passada, Corinthians e Palmeiras jogaram pela Copa Libertadores. Ambos empataram. O Timão ficou no 1 a 1 com o Santa Fé e o Verdão no 3 a 3 com o Rosário Central. Para o Corinthians foi um bom resultado porque ele se mantêm entre os dois primeiros do grupo e agora vai jogar em casa contra o Cobresal, quando tem todas as condições de vencer e garantir sua vaga na próxima fase.

Já o Palmeiras não podia empatar. Precisava da vitória. Com o empate, complicou sua situação na tabela de classificação do seu grupo e o mais provável é que acabe fora da próxima fase da Copa. No jogo diante do Santa Fé o Corinthians não mostrou um bom futebol. Mas, ainda assim, foi capaz de buscar o empate quando perdia por 1 a 0.
Mas o Palmeiras perdeu uma grande oportunidade de ganhar os três pontos. Seu futebol foi bem superior ao do adversário e a chance de uma vitória ficou muito próxima diante do bom futebol exibido por seus jogadores. Mas, de repente, os erros começaram a ocorrer, o Rosário teve a chance de fazer mais gols e a situação ficou bastante difícil para o time de Cuca.
Com muito esforço o Palmeiras ainda garantiu um empate, que o deixa vivo na competição, mas numa situação bastante complicada, com muito maior possibilidade de ser desclassificado do que de conseguir uma vaga na próxima fase da Libertadores.

A situação do Palmeiras, por sinal, é bem parecida com a do São Paulo. Como o River na quinta feira goleou o Strongest por 6 a 0, as coisas para o Tricolor de Bauza se complicaram. Agora, a única chance de classificação é vencer o River na próxima quarta feira em São Paulo e depois tentar ganhar do Strongest em La Paz, Bolívia, onde, devido a altitude, poucos times conseguem produzir o que podem.
Diante disso, o mais provável, é que tanto o Palmeiras como o São Paulo terminem a fase de grupos da Copa desclassificados. Só uma zebra colocará um dos dois, ou mesmo os dois, na próxima fase do torneio.
C * U * R * T * A * S
* O FUTEBOL exibido pelo Corinthians contra o Santa Fé não foi dos melhores. A equipe dirigida por Tite teve apenas alguns lampejos. Graças a eles, ainda conseguiu fazer um gol através Elias e garantiu o empate depois disso com boa postura defensiva. Agora o Timão pega o Cobresal, dia 20, no Itaquerão. Deve ficar com a vaga.
* SANTA FÉ jogou mais que o Corinthians mas não soube traduzir isso em gols. Como consequência foi castigado pelo gol de Elias que igualou o resultado e permitiu ao Timão deixar o gramado com um ponto no seu ativo. Ponto importantíssimo, porque agora, com jogo fácil em casa diante do Cobresal, a vaga certamente será sua.
* DETALHE. Ficou evidente que o futebol atual do Corinthians mal dá para o gasto. Por isso, que a fiel fique de sobreaviso. Em jogos futuros, nos mata matas futuros, o time da fiel não me parece em condições de superar seus adversários e pode ser desclassificado. Pelo futebol atual o Corinthians não é candidato ao título da Copa.
* O PALMEIRAS até mostrou um bom futebol durante parte do jogo contra o Rosário. Mas uma série de erros, em especial no seu setor defensivo, tiraram dele a chance de faturar os três pontos, que seriam decisivos para sua classificação. Ao ficar no empate, sua chance de conseguir uma vaga é pequena. Deve ser desclassificado.
* SEI QUE a diretoria do Palmeiras está preocupada com os altos e baixos do time. Já está claro que a equipe vai precisar de reforços. Em particular, na meia de armação e na zaga. Se não contratar, a chance do Verdão disputar o titulo brasileiro é mínimo. Mas como Paulo Nobre promete contrações, o otimismo do torcedor cresce.
* DETALHE: numa analise fria do atual elenco verde, acho que Arouca já não suporta mais o ritmo. Machuca-se com facilidade e não tem a mesma mobilidade. Diante disso seria importante arrumar alguém para tomar seu lugar. Nas laterais também há fragilidade assim como no meio campo. Só o ataque tem opções de sobra.
* O ATLÉTICO Mineiro perdeu a primeira na Libertadores. Foi uma noite em que nada deu certo. Um futebol pequeno, frágil, sem objetividade. Ainda assim, o time mineiro está com a vaga nas mãos e vai passar para a próxima fase. Mas precisa de alguns ajustes. Caso contrário, pode ter surpresas desagradáveis na sequencia da Copa.
* O GREMIO também precisa se cuidar. No seu grupo, o Toluca já se classificou. A outra vaga está entre o Grêmio e a LDU. Qualquer descuido do tricolor gaúcho, e seu adversário na briga pela vaga pode superá-lo. O mal do Tricolor gaúcho é a irregularidade. O time sobe e desce dentro de um mesmo jogo. Precisa ser mais regular.
* NUMA projeção fria sobre as possibilidades dos clubes brasileiros passarem para a próxima fase da Libertadores, diria que Corinthians e Atlético Mineiro vão chegar lá. O Grêmio tem boa chance. Mas Palmeiras e São Paulo me parecem quase fora do torneio. Perderam pontos que não poderiam e por isso complicaram o seu futuro.
* O ADVERSÁRIO do São Paulo na terça feira à noite, no Morumbi, era fraco, limitado. Ainda assim a goleada imposta pelo Tricolor paulista ao Trujillanos, da Venezuela, por 6 a 0, foi uma clara demonstração de que o time de Bauza achou seu caminho. Foi a melhor exibição tricolor nesta temporada. Objetiva, consistente e de ótimo nível.
* DESTA vez todo time correu. Todos os jogadores mostraram sua qualidade e fizeram questão de trabalhar em função do coletivo, algo que ainda não havia ocorrido nesta temporada. Os jogadores estiveram bem colocados em campo e houve velocidade nas suas ações ofensivas ou defensivas. Um time que o torcedor gostou de ver.
* TANTO que o São Paulo deixou o gramado aplaudido por sua torcida. Até Michel Bastos que andou sendo provocado pelas Uniformizadas, foi aplaudido e teve seu nome gritado pelos que estavam no estádio. Acredito que o São Paulo renasceu neste jogo. A partir de agora, já dá para acreditar que ele possa ir mais longe na Libertadores.
* PARA atingir esse objetivo, no entanto, não será nada facil. O São Paulo ainda tem dois jogos. Um contra o River Plate, um dos grandes clubes do futebol argentino, no Morumbi. E outro lá nas alturas de La Paz, onde é muito dificil jogar, contra o Strongest, que tem bom time e com a ajuda da altitude será um adversário bem indigesto.
*DIANTE desse quadro o melhor que o São Paulo tem a fazer é cuidar de um jogo de cada vez. Agora importante será preparar-se para encarar o River, no Morumbi, na semana que vem. Seria importante até poupar titulares na última rodada da primeira fase do Paulistão. Além disso, que o time titular treine ainda mais forte até lá.
* NO JOGO diante do Trujillanos, Ganso foi o melhor jogador, mais uma vez (neste ano ele tem jogado muito). Outro que brilhou intensamente foi Calleri, que fez quatro gols (um recorde em Copas Libertadores). Muito bom também o trabalho de Michel Bastos, de Kelvin e do garoto João Schimidt, um volante de excelente nível técnico.
* BAUZA percebeu que seu esquema anterior não dava certo e mudou a forma de jogar do Sâo Paulo. Trocou algumas peças e mudou tudo para melhor. Finalmente o Sâo Paulo teve cara de um bom time de futebol, que pode ainda ter seus defeitos, mas já impressiona pela sua forma de jogar. Crítica e torcedores gostaram do que viram.
* O TESTE definitivo será na próxima semana quando o São Paulo recebe o River. Um time que vem de goleada por 6 a 0 sobre o Strogest e é um dos grandes do futebol da Argentina. Pode chegar aqui e vencer o Tricolor. Para que isso não ocorra, o time de Bauza vai ter que jogar ainda mais do que o fez na terça contra o Trujillanos.
* OUTRO fator importante nesta vitória do São Paulo foi que ela, por si só, já mudou o comportamento do clube em todos os seus setores. Os jogadores estão mais confiantes, mais relaxados. Os torcedores passaram a acreditar no time e deixaram as vaias de lado. Parece que a crise que existia no Morumbi foi para o espaço.
* A ÚLTIMA rodada da primeira fase do Paulistão 2016 será disputada no próximo final de semana. Todos os jogos, porque trata-se da última rodada serão disputados as 15 horas. Vamos aos jogos: em Sorocaba, São Bento x São Paulo. Os dois estão classificados. O São Bento pega o Santos na próxima fase. O São Paulo, o Audax.
* PARA O São Paulo seria importante vencer o São Bento e contar com derrota do Audax diante do Santos, na Vila., Neste caso o Tricolor passaria a liderança do grupo e poderia mandar o jogo único das quartas de final no Morumbi. Tudo indica, no entanto, que o Audax vai ter a chance de mandar essa partida em Osasco, sua casa.
* COMO dissemos, Santos e Audax jogam na Vila. Peixe leva algum favoritismo. O Botafogo encara o Capivariano que já caiu. Boa chance do tricolor de Ribeirão faturar os três pontos. O Oeste já caiu e recebe o XV que está bem ameaçado. Jogo difícil para os dois. O Linense encara a Ferroviária. Favoritismo total da equipe de Lins.
* O CORINTHIANS que é o melhor time do campeonato vai enfrentar o Novorizontino. No Itaquerão, dificilmente o Timão perde. O Mogi recebe o Palmeiras. Para o Verdão é fundamental a vitória para garantir a classificação. Deve vencer. O Rio Claro que já caiu recebe a Ponte Preta que ainda luta por classificação. Macaca é a favorita.
* O RED BULL faz boa campanha e pega um rabo de foguete nesta rodada, o Ituano. Jogo bem equilibrado, sem favorito. O Agua Santa que está muito mal colocado na tabela de classificação joga em casa contra o São Bernardo, que é muito mais time. Pela lógica, time de São Bernardo do Campo deve ficar com os três pontos.
* POR ENQUANTO já estão classificados para a próxima fase Santos e São Bento pelo grupo A, Audax e São Paulo, pelo grupo C e Corinthians e Red Bull pelo grupo D. Só falta definir quais os dois clubes que vão representar o grupo B que tem Palmeiras, Novorizontino, São Bernardo, Ponte Preta e Ituano na briga. Tudo pode acontecer.
* RIO CLARO, Capivariano e Oeste já caíram. Ao todo serão seis os rebaixados. Portanto, ainda faltam três clubes para entrar no grupo da degola. Os mais ameaçados são XV de Piracicaba, Botafogo, Ferroviária e Água Santa. Curioso foi a queda de produção do time de Araraquara. Chegou a ser um dos melhores. Agora pode até cair.





































































































































