Paulista Sub 15 e Sub 17: XV de Piracicaba promove palestras sobre arbitragem
Para Bellote, árbitro da CBF, os ensinamentos passados podem fazer a diferença também quando os atletas não estão atuando
Para Bellote, árbitro da CBF, os ensinamentos passados podem fazer a diferença também quando os atletas não estão atuando
Piracicaba, SP, 15 (AFI) – O XV de Piracicaba realizou na tarde desta terça-feira, nas dependências do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, uma palestra sobre arbitragem com os jogadores e integrantes das comissões técnicas das equipes Sub 15 e 17 do clube.
O árbitro assistente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Fábio Rogério Baesteiro, e o árbitro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Lucas Caneto Bellote, falaram sobre regras, interpretações e critérios utilizados pelos trios de arbitragem em jogos oficiais das entidades.
A iniciativa do encontro foi do advogado do Alvinegro Piracicabano, Ramon Bisson. “Recebemos o convite do XV com o propósito de trazer um pouco mais de conhecimento aos jogadores. Trouxemos vídeos fornecidos pela própria Fifa, que tratam principalmente as pequenas mudanças que ocorreram, como a número um, do impedimento. Alguns materiais que também causam bastante discussão, como os lances de mão na bola ou bola na mão; que momento que o árbitro vai interferir, vai marcar; onde é passível para cartão amarelo ou vermelho; também foram mostrados”, disse Baesteiro.
Para Bellote, os ensinamentos passados podem fazer a diferença também quando os atletas não estão atuando.
“Os jovens entenderem o conceito disciplinar é fundamental para que o jogo ocorra de forma saudável. Eles compreendendo esse conceito, levam isso não somente para dentro de campo, mas também para fora dele. É preciso ver o adversário como companheiro de trabalho”, falou.
INICIATIVA BEM ACEITA
O técnico do Sub 17 do Nhô Quim, Geraldo Rodrigues, o Gera, aprovou a ideia. “Acho fundamental, porque é passada a didática da regra. Eles sabem jogar futebol, mas poucos, inclusive entre os profissionais, têm conhecimento de todas as regras. Isso foi muito importante. O que achei bastante válido foi os atletas participarem ativamente com muitas perguntas”, analisou.
O goleiro João, do elenco comandado por Gera, lembra que o fato de evitar expulsões pode auxiliar a equipe a chegar em uma melhor posição nos campeonatos.
“É uma coisa muito boa. Desta forma ficamos mais bem informados. Com o conhecimento da regra pelos jogadores, podemos ir mais longe nas competições, pois não perdemos atletas durante os jogos”, comentou.
O zagueiro Kaique, do Sub 15, aproveitou para obter alguns esclarecimentos. “Tirei as minhas dúvidas, assim como foi feito pelos meus companheiros, e isso nos ajuda a evitar os cartões”, declarou.





































































































































