Paulista Sub 15 e Sub 17: XV de Piracicaba promove palestras sobre arbitragem

Para Bellote, árbitro da CBF, os ensinamentos passados podem fazer a diferença também quando os atletas não estão atuando

Para Bellote, árbitro da CBF, os ensinamentos passados podem fazer a diferença também quando os atletas não estão atuando

0002050158719 img

Piracicaba, SP, 15 (AFI) – O XV de Piracicaba realizou na tarde desta terça-feira, nas dependências do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, uma palestra sobre arbitragem com os jogadores e integrantes das comissões técnicas das equipes Sub 15 e 17 do clube.

O árbitro assistente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Fábio Rogério Baesteiro, e o árbitro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Lucas Caneto Bellote, falaram sobre regras, interpretações e critérios utilizados pelos trios de arbitragem em jogos oficiais das entidades.

A iniciativa do encontro foi do advogado do Alvinegro Piracicabano, Ramon Bisson. “Recebemos o convite do XV com o propósito de trazer um pouco mais de conhecimento aos jogadores. Trouxemos vídeos fornecidos pela própria Fifa, que tratam principalmente as pequenas mudanças que ocorreram, como a número um, do impedimento. Alguns materiais que também causam bastante discussão, como os lances de mão na bola ou bola na mão; que momento que o árbitro vai interferir, vai marcar; onde é passível para cartão amarelo ou vermelho; também foram mostrados”, disse Baesteiro.

XV de Piracicaba promove palestras sobre arbitragem para as categorias de base

XV de Piracicaba promove palestras sobre arbitragem para as categorias de base

Para Bellote, os ensinamentos passados podem fazer a diferença também quando os atletas não estão atuando.

“Os jovens entenderem o conceito disciplinar é fundamental para que o jogo ocorra de forma saudável. Eles compreendendo esse conceito, levam isso não somente para dentro de campo, mas também para fora dele. É preciso ver o adversário como companheiro de trabalho”, falou.

INICIATIVA BEM ACEITA
O técnico do Sub 17 do Nhô Quim, Geraldo Rodrigues, o Gera, aprovou a ideia. “Acho fundamental, porque é passada a didática da regra. Eles sabem jogar futebol, mas poucos, inclusive entre os profissionais, têm conhecimento de todas as regras. Isso foi muito importante. O que achei bastante válido foi os atletas participarem ativamente com muitas perguntas”, analisou.

O goleiro João, do elenco comandado por Gera, lembra que o fato de evitar expulsões pode auxiliar a equipe a chegar em uma melhor posição nos campeonatos.

Jovens do Sub 15 e 17 do XV de Piracicaba aprovam iniciativa do clube

Jovens do Sub 15 e 17 do XV de Piracicaba aprovam iniciativa do clube

“É uma coisa muito boa. Desta forma ficamos mais bem informados. Com o conhecimento da regra pelos jogadores, podemos ir mais longe nas competições, pois não perdemos atletas durante os jogos”, comentou.

O zagueiro Kaique, do Sub 15, aproveitou para obter alguns esclarecimentos. “Tirei as minhas dúvidas, assim como foi feito pelos meus companheiros, e isso nos ajuda a evitar os cartões”, declarou.