Paulistão: Eduardo Baptista é apresentado na Ponte Preta e já fala em títulos

O treinador chegou para assumir a vaga deixada por Gallo, que foi demitido da Macaca com 62% de aproveitamento

O treinador chegou para assumir a vaga deixada por Gallo, que foi demitido da Macaca com 62% de aproveitamento

0002050159330 img

Campinas, SP, 18 (AFI) – A Ponte Preta apresentou de forma oficial o seu mais novo técnico para a sequência da temporada. Trata-se de Eduardo Baptista, que chegou falando em conquistar títulos na Macaca, time no qual se diz torcedor. O comandante foi anunciado na sexta logo após a saída de Alexandre Gallo.

Com a eliminação precoce no Campeonato Paulista e a classificação à Segunda Fase na Copa do Brasil, Eduardo Baptista terá cerca de um mês de preparação antes de estrear no comando da Ponte Preta diante do Figueirense pelo Brasileirão. Neste tempo deve indicar alguns nomes à diretoria para reformular o time.

A cobrança que tem dentro de uma Série A já é um desafio grande. Ser da casa, e eu me considero assim, pois Campinas é a minha cidade Natal, se torna até mais difícil. A exigência é maior. Venho para a Ponte para construir uma história de vitórias. E dentro dessa história eu penso em títulos. Eu não posso chegar na Ponte hoje e falar que não tem condições de ganha uma Copa do Brasil. A Ponte entra muito forte nessa competição. Se resgatarmos um pouco do ano passado, no Moisés Lucarelli, eu senti o peso que tem esse estádio, como a torcida joga junto e apoia o time. É extremamente difícil jogar aqui dentro. Esse fator casa é importante. E falo aos atletas que aquele que estiver na Ponte Preta e não pensa em título, não pode estar aqui”, disse o treinador, em entrevista coletiva.

Eduardo Baptista foi apresentado como novo treinador da Ponte Preta

Eduardo Baptista foi apresentado como novo treinador da Ponte Preta

“Não podemos desprezar a questão financeira. Mas antes de falar de esquema tático, de time, os jogadores tem que olharem para a comissão técnica e sentir segurança. Sentir que todos falam a mesma língua e que ao se dirigirem ao Felipe Moreira, eles estão falando comigo também. Todos tem que remar para o mesmo lado. Isso se dissemina no vestiário e facilita o trabalho. Eu sou um treinador que não sou dono da verdade. Todos os atletas tem palavra e voz dentro do clube para questionar. Essa comunhão também é dos atletas, para que consigamos chegar nos nossos objetivos. Da rouparia ao capitão, todos tem que estar juntos. Isso faz diferença para competir com times que tem folhas de R$100 milhões. A Ponte Preta mostrou isso ano passado. Todos corriam por todos. Essa segurança que vamos procurar dar e esperamos conseguir”, completou.

DIRETORIA ASSUME CULPA POR FRACASSO NO PAULISTÃO
A diretoria da Macaca assumiu a responsabilidade pelos resultados insatisfatórios no Campeonato Paulista. Mais do que isso, salientou que o clube busca reforços, nesta reformulação que entendem como necessária, para o sucesso do clube em 2016.

“A responsabilidade do time não ter conseguido avançar no Campeonato Paulista é do Departamento de Futebol. Se os resultados não vieram dentro de campo é da nossa responsabilidade. Quem trouxe a comissão técnica e elaborou o elenco fomos nós. Assumimos totalmente a responsabilidade. Da mesma maneira que o time correspondeu em 2014 e 2015, infelizmente no Paulista de 2016 não foi dessa forma. Assumimos o erro, aprendemos com ele e esperamos que não aconteça mais, afirmou Hélio Kazuo, segundo vice-presidente da Ponte e diretor de futebol.

“Todo pós jogo temos o hábito de fazer uma reunião. E nessa foram definidos dois assuntos. O primeiro foi a saída do Gallo do comando técnico e o segundo assunto foi a vinda do Eduardo Baptista. Houve um consenso da diretoria. Queremos deixar bem claro que sempre na Ponte Preta trabalhamos com ética e respeito aos profissionais. Nessa reunião onde houve essa decisão, o primeiro passo nosso foi marcar com o Gallo no período da tarde, em sua residência em Santos, para que ele nos recebesse e informaríamos a ele pessoalmente. Entramos em contato com ele, que quis saber qual o assunto e colocamos que seria o desligamento dele do clube, mas que iríamos para Santos explicar o porque da troca. A partir desse momento, ele deu a negativa da nossa ida e disse que não haveria necessidade. Nós insistimos na decisão, porque é conduta da Ponte Preta com todos os treinadores que passaram por aqui, mas ele não quis nos receber”, disse Gustavo Bueno, sobre a saída de Gallo da equipe.

“A partir dessa decisão e após a conversa com o Gallo, passamos par a assessoria de imprensa no período da tarde, para que fosse oficializado no nosso site e saída dele. Entramos em contato logo em seguida com o Eduardo Baptista, para que pudéssemos fazer uma reunião no final da tarde, início da noite. Foi isso que aconteceu. Nos reunimos, não havia segredo nenhum e agimos com transparência, nos encontramos em uma padaria próxima na sua residência e discutimos sobre o contrato. Prontamente o Eduardo aceitou porquê sabe da grandeza do clube e o interesse dele de trabalhar aqui. A partir desse momento houve o acerto, voltamos a conversar com a nossa assessoria, para que formalizasse a contratação do nosso novo treinador. Essa foi a seqüência cronológica dos fatos”, finalizou.