FPF comemora 75 anos com administração dinâmica
O presidente Reinaldo Carneiro Bastos tem recolocado a Federação nos eixos com projetos modernos e inovadores
O presidente Reinaldo Carneiro Bastos tem recolocado a Federação nos eixos com projetos modernos e inovadores
São Paulo, SP, 22 (AFI) – O dia 22 de abril de 2016 marca uma data histórica para o futebol do Estado de São Paulo com o 75º aniversário da Federação Paulista de Futebol. A começar pelo logotipo, a FPF vem se modernizando graças à boa gestão de Reinaldo Carneiro Bastos que, desde maio do ano passado, assumiu a presidência da federação e colocou um ponto final na longa e retrograda era de Marco Polo Del Nero.
Ao contrário de seu antecessor, Reinaldo Carneiro Bastos vem apresentando propostas para que os times do interior cresçam e tenham seu espaço no futebol do Estado. Identificado e com amplo conhecimento do esporte do interior de São Paulo, o atual presidente da FPF foi presidente do Taubaté e vice de Eduardo José Farah em sua gestão na presidência da FPF.
Com Farah, o futebol paulista cresceu muito em termos de marketing e profissionalização, com projetos como a construção da bela sede da entidade na Barra Funda, em São Paulo, além de experiências que são utilizadas até hoje pela Fifa e outras federações por todo o mundo como a utilização de diversas bolas distribuídas entre os gandulas ou a equipe de arbitragem com mais de um juiz por partida.
ERA CARNEIRO BASTOS
Após o bom momento do futebol paulista com Farah, o elitista Marco Polo Del Nero assumiu o controle da Federação por onze longos anos. Pensando apenas nos interesses dos grandes clubes, a gestão de Del Nero presenciou a falência de mais de 50 clubes, alguns muito tradicionais como União São João e XV de Jaú.
Em maio do ano passado, Reinaldo Carneiro Bastos assumiu a presidência e a federação voltou ao seu trajeto normal, visando o que é melhor para todos os clubes e sempre se mantendo atualizada e moderna. Entre as contribuições do presidente para o futebol paulista destacam-se o projeto Futebol Sustentável e o amplo apoio às categorias de base e profissionalização e formação de novos treinadores, especialmente no interior.

PROJETO FUTEBOL SUSTENTÁVEL
Uma das principais inovações desde o ano passado tem sido a implementação do projeto
Futebol Sustentável, no qual os torcedores trocam garrafas pet por ingressos para as partidas em todo o Estado de São Paulo.
A promoção idealizada pela empresa E&L Marketing Esportivo, que tem como diretor-presidente Edivaldo Ferraz, tem sido um sucesso desde o ano passado e lotado os estádio no interior do estado.
É nítida a volta de mulheres, crianças e famílias aos jogos e do interesse das cidades do interior em abraçar as equipes que os representam no futebol paulista graças a essa iniciativa.
HISTÓRIA DA FPF
A Federação Paulista de Futebol foi fundada no dia 22 de abril de 1941 por onze equipes. Entre os fundadores, apenas dois não mantém o departamento de futebol ativo, o Ypiranga e o Comercial, ambos da capital.
Além deles, o grupo de clubes fundadores contava ainda com os quatro grandes times paulistas: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, bem como Portuguesa e Juventus, que atualmente disputam a Série A2, Nacional, que joga a A3 e Portuguesa Santista e Jabaquara, ambos da Segundona.
Ao longo de 75 anos, 15 presidentes comandaram a entidade, A começar por Ubirajara Pamplona, desde as primeiras reuniões em 1941, até o atual Reinaldo Carneiro Bastos.






































































































































