Sérgio Carvalho: Santos passa aperto mas ganha título

O Santos voltou a ganhar um título paulista. Foi seu vigésimo segundo na história do Paulistão. No jogo decisivo disputado contra o Audax, na Vila Belmiro, o placar final foi de 1 a 0 para o Peixe, mas o time de Osasco mostrou melhor futebol. Aliás, houve até domínio na posse de bola por parte do time dirigido por Fernando Diniz. Infelizmente para o Audax, no entanto, os arremates que seus jogadores tentaram nos dois tempos de jogo, não entraram no gol do excelente Wanderley.

Já o Santos marcou seu gol através Ricardo de Oliveira, que, mesmo machucado (passou a semana na tentativa de recuperação), fez um gol ao seu estilo. Ganhou na corrida de seu marcador e com muita competência arrematou sem chance de defesa para o goleiro Sidão.

0002050164202 img

A partir daí, o Peixe só administrou, porque não tinha mesmo condições de correr mais. Primeiro porque perdeu seu melhor jogador, Lucas Lima, ainda no primeiro tempo (ele jogou com botinha de gesso mas não aguentou a dor) e não contou com o artilheiro Ricardo de Oliveira em sua melhor forma durante todo o jogo.

Assim, de acordo com a tática armada por Dorival Junior, o Santos jogou como time pequeno. Pensou só em defender o 1 a 0 e chegou ao final da partida com a vitória. O Audax jogou muita bola. Mas como disse, não soube arrematar. Em razão disso, perdeu o jogo e o título. Ainda assim, merece todos os elogios. Praticou o melhor futebol do campeonato e mostrou uma nova maneira de atuar. É um time que privilegia o toque de bola em qualquer situação, que raramente dá chutão, que joga bonito e dá muito trabalho aos seus adversário.

Termina o Paulistão 2016 como melhor time do torneio. O Santos, que não jogou tanto assim, ficou com o título. Méritos divididos, mas par a o Peixe sobrou a melhor parte. Foi o legítimo campeão.

CURTAS
*DURANTE o jogo decisivo na Vila, alguns jogadores se destacaram. Pelo Santos os melhores foram o goleiro Wanderlei (um dos melhores do campeonato), David Bras (muito bem na zaga), Renato (ainda um dos melhores volantes do futebol brasileiro) e Ricardo de Oliveira (um artilheiro nato e ainda um centro avante de qualidade).
*NO AUDAX destacaram-se Sidão (um goleiro de bom nível que joga bem com as mãos e com os pés), Bruno Silva (bom zagueiro de área), Tchê Tchê (um lateral que joga dos dois lados e vai fazer seu nome no Palmeiras que o contratou) e Camacho (um criador de jogadas de excelente técnica que vai agora jogar pelo Corinthians).
*NOS BANCOS de reserva dois dos melhores treinadores o futebol paulista. Dorival Junior, que parece ter nascido para treinar o Santos) e Fernando Diniz (que criou uma nova maneira de jogar e treinar seu time). Eles só merecem aplausos.Chegaram ao final do campeonato com méritos e destacaram-se nos jogos finais do Paulistão.
*AGORA tanto o Santos como o Audax vão se armar para o futuro. O Peixe vai ficar sem três titulares durante as disputas da Copa América nos Estados Unidos (Lucas Lima, Gabigol e Ricardo de Oliveira foram convocados) durante um mês e isso deve prejudica-lo nas disputas do Campeonato Brasileiro. Vai precisar de reforços.
*O TIME de Osasco recebeu várias propostas e deve negociar alguns de seus jogadores. Dizem até que pode haver um verdadeiro desmanche. Mas já era esperado. O Audax jogou muito durante o Paulista e muitos clubes tem interesse em seus jogadores. Há possibilidades até de Fernando Diniz trocar de clube nos próximos dias.
*POR FALAR em próximos dias, o Campeonato Brasileiro de 2016 começa no final desta semana. Vamos aos jogos. No sábado o Flamengo enfrenta o Sport, no Rio. O Palmeiras recebe o Atlético Paranaense, na Arena. O Atlético Mineiro joga contra o Santos, em Minas e o Coritiba encara o Cruzeiro, em seu estádio em Curitiba.
*NO DOMINGO o Santa Cruz recebe o Vitória, da Bahia, em seu campo. O Botafogo encara o São Paulo, no Rio. Esses dois jogos serão disputados a partir das 11 horas da manhã. A tarde, o Corinthians pega um adversário difícil no Itaquerão, o Grêmio Portoalegrense e.o Figueirense joga diante da Ponte Preta em Florianópolis.
*O AMÉRICA MG joga em BH contra o Fluminense e o Internacional encara a Chapecoense, em Porto Alegre. Esse jogo é o único que começa as 18h30 e vai fechar a primeira jogada do campeonato. Dos cinco clubes paulistas que disputarão esse Brasileiro, três jogarão fora na primeira rodada e dois deles vão atuar em seus estádios.
*TAMBÉM A Copa Libertadores de América terá jogos no meio desta semana pelas quartas de final. Na quarta feira o São Paulo recebe o Atlético Mineiro, no Morumbi (segundo jogo será na quarta da próxima semana). Na quinta o Rosário Central recebe o Atlético Nacional e o Nacional, do Uruguai pega o Boca Juniors em Montevidéu.
*NA OUTRA semana terça feira, dia 17 de maio – Independiente Del Valle x Pumas, do México. Depois dos jogos de ida e volta os quatro clubes que se classificarem vão disputar as semifinais, com turno e returno. Em seguida vem as finais que serão disputadas também em dois jogos depois que a Copa América chegar ao seu final.
*SÃO PAULO tem ainda dúvida em relação ao time que vai disputar as quartas de final contra o Atlético Mineiro. Michel Bastos está em recuperação de um problema muscular na coxa direita depende de um teste. Técnico Bauza promete definir tudo na quarta feira à tarde. Ganso volta a ser o camisa dez diante do Galo Mineiro.
*NO JOGO programado para domingo de manhã contra o Botatogo, lá no Rio, pela primeira rodada do Brasileirão, o treinador argentino já pensa em colocar um time misto ou até o reserva, dependendo do placar do jogo de quarta agora contra o Atlético. Principal objetivo tricolor é a Libertadores. Depois vai pensar de novo no Brasileiro.
*O SANTOS tem dois problemas físicos para a estreia no Brasileirão. Lucas Lima e Ricardo de Oliveira estão no departamento médico e não devem jogar. A diretoria santista trabalha para vender Gabigol e arrecadar um bom dinheiro para equilibrar suas contas. Já há interessados do futebol europeu. Jogador já disse que quer ir.
*O PALMEIRAS aproveitou ao máximo o período que ficou parado devido sua desclassificação antecipada do Paulistão. Foram mais de quinze dias de treinamentos. Cuca mudou o time base e já vai começar o Brasileiro com outra equipe. Seu objetivo é brigar pelo título com todas as forças. Diretoria ainda vai contratar mais reforços.
*CORINTHIANS também vai se reforçar pois quer o título brasileiro ou ao menos garantir vaga na Libertadores. Também quer o titulo da Copa do Brasil.Tite não fala abertamente mas já pediu à diretoria para procurar alguns reforços pontuais. Ele não fala para quais posições mas o presidente Roberto Andrade promete atendê-lo.