O gol é Grafite e falta bom time para Verdão-73 no Campeonato Brasileiro

Palmeiras parece motel de luxo, de tanto entra e sai; e clássico com uma torcida é burrice

O que tem acabado por aqui é o nosso futebol, cada vez mais pobre na sua qualidade pela escassez de talentos

0002050169894 img

O Campeonato Brasileiro é surrealista e acontece cada coisa que até Deus duvida. A irregularidade passeia por esse Brasil afora e aquela paixão carbonaria do torcedor já virou cinzas e nem isso desperta o instinto animal dos nossos jogadores. Compreende-se isso porque futebol não é mais só vontade de vencer.

Não adianta ter vontade se há um déficit enorme de qualidade na maioria dos nossos times. Claro que o campeonato está no começo e quem sabe a coisa possa melhorar. Afinal somos brasileiros e os mais otimistas não se cansam de dizer que não devemos desistir do Brasil, apesar de toda a roubalheira que existe por aí, depois que o crime de colarinho branco raspou os nossos cofres e temos um enorme déficit de indignação.

Aliás, certa vez no programa do Jô Soares, um personagem contabilizava os roubos que aconteceram no país. Lá pelas tantas, com sua verve e a ironia, Jô botou o auditório abaixo, diante de tantas gargalhadas:

– Puxa, o Brasil é um país maravilhoso. Roubam tanto o nosso dinheiro e o dinheiro do Brasil nunca acaba.

FUTEBOL TÁ ACABANDO
Não acaba mesmo. O que tem acabado por aqui é o nosso futebol, cada vez mais pobre na sua qualidade pela escassez de talentos. Por isso, um Grafite vira destaque nacional. Num time que veio do rebaixamento, surpreende com sua campanha, alavancado pelos gols de um jogador que parecia acabado. Quem conhece os caminhos do gol nunca esquece e vira artilheiro.

Grafite tem marcado gols pelo Santa Cruz e feito a diferença

Grafite tem marcado gols pelo Santa Cruz e feito a diferença

E assim, o Santa Cruz, com investimentos de pouco mais de 15 milhões surpreende o chamado primeiro escalão do futebol. Não se pode garantir que o Santa vai ser campeão e talvez comece a desabar o castelo de ilusões de sua torcida. Ou mesmo que ocorra o fim do estoque de gols de Grafite.

Num futebol tão irregular como o nosso tudo é possível. Assim mesmo é saudável que surjam os Grafites da vida para empolgar a fanática torcida do Santa Cruz.

Isto, em tese, pode estimular uma reação dos times de maior prestígio. Afinal, os campeões de investimentos não podem ficar para trás. Querem um exemplo? Como pode o Palmeiras oscilar tanto de produção? Até parece caminhãozinho de gás que bate às portas da periferia com o slogan semana sim, semana não.

Paulo Nobre assina os cheques. E quando cobrar o clube?

Paulo Nobre assina os cheques. E quando cobrar o clube?

PALMEIRAS PARECE MOTEL DE LUXO
Como pode um time que custa mais de 10 milhões de reais por mês, que contratou nos últimos anos, com Paulo Nobre, 73 jogadores? Com o estádio que tem, o Palmeiras não pode exibir um time tão oscilante como esse aí. A Torcida é enorme, apaixonada e rivaliza-se com a Fiel Torcida – ainda é a maior torcida – e sempre lota a luxuosa Arena.

O maior desafio do Palmeiras é montar um time, pronto e acabado e não esse entra e sai que mais parece um motel de alta rotatividade. Claro que o nível dos nossos jogadores caiu muito e a mídia até compreende. Temos muita quantidade e pouca qualidade. Cuca não é curioso da bola. Está na hora de montar o time, definir os reservas e rifar o resto. Porque o resto é resto. Custa caro e não resolve nada.

Palmeiras gasta milhões em contratações e sua maior estrela é Gabriel Jesus, prata da casa

Palmeiras gasta milhões em contratações e sua maior estrela é Gabriel Jesus, prata da casa

Não adianta ter estádio bonito, bons patrocinadores se o time mais parece eletrocardiograma de um paciente com cardiopatia grave. Por aquilo que o Palmeiras já gastou, e pelo jeito vai gastar muito mais porque o milionário da Granja Viana, mesmo quando o caixa do clube está baixo, ele usa seu talão de cheques, mas cobra do clube depois.

Só que um dia, o dinheiro acaba e só o título da Copa do Brasil é pouco pelo caminhão de dinheiro que saiu do Palestra Itália.

O Palmeiras-73 (quase 7 times comprados na gestão Paulo Nobre) precisa ter um bom time. Não precisa ser do nível do campeão da Parmalat, ou dos campeões da Primeira e Segunda Academia. Se não, o Santa Cruz vai surpreender ou surgir outra força emergente e mais os gols de Grafite.

É hora de mudar. Sem milongas e cascatas.

TORCIDA ÚNICA É BURRICE

Essa história de reduzir as rendas com torcidas proibidas, é uma vergonha. Uma prova da falência da autoridade num país de bagunças. A sociedade virou refém dos violentos. O torcedor não se encanta mais com o futebol. Um público de 21 mil pessoas no Morumbi é uma prova de que a sociedade virou refém dos bandidos das uniformizadas. Por que a Polícia não investiga a infiltração do crime organizado nessas torcidas?

Bom duelo no Morumbi entre São Paulo e Palmeiras com arquibancadas vazias

Bom duelo no Morumbi entre São Paulo e Palmeiras com arquibancadas vazias

Se a Polícia procurar vai encontrar rastros do crime organizado nessas torcidas. Segundo um jornalão, o crime organizado está em todo lugar. Por que não teria se metido em alguns segmentos do futebol?

Pior é que muita gente da mídia fez campanha para torcida única nos clássicos. Assim, fez-se um acordo, os bons torcedores não vão aos jogos, e os clubes perdem dinheiro. Mas não importa: sempre haverá um Bom-Senso para pleitear parcelamentos das dívidas dos clubes junto ao governo. No fim, o povo paga mais uma conta e não tem mais o direito de curtir o futebol.