Nilson de Souza Monção comandará seminário de arbitragem do SAFESP
Por indicação da Escola de Árbitros da CBF, o ex-assistente é vice-presidente da Comissão de Arbitragem Nacional e instrutor FIFA
Nilson de Souza Monção comandará seminário de arbitragem do SAFESP indicado pela Escola Nacional de Arbitragem. Evento acontece na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira
São Paulo, SP, 03 (AFI) – O presidente do Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo (SAFESP), Arthur Alves Júnior, recebeu nesta terça-feira, 31, a resposta de seu requerimento junto ao Presidente da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), Alício Pena Júnior, confirmando a presença do vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e Instrutor FIFA Futuro III, Nílson de Souza Monção, como palestrante no seminário que explicará as atualizações técnicas das regras de jogo modificadas pela International Board neste primeiro semestre.
O instrutor terá a missão de expor as atualizações para quase 100 pessoas, até o momento, já inscritas para o evento. O seminário acontecerá no dia 07 de junho (terça-feira), às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, situado no Viaduto Jacareí nº 100 – 8º andar, Bairro Bela Vista, em São Paulo e busca atingir um público composto por árbitros de futebol, Imprensa e desportistas de maneira geral. Somente pessoas inscritas pelos e-mails [email protected] ou [email protected] poderão participar do seminário. Para o presidente do SAFESP a indicação de Monção foi considerada honrosa.
“Ficamos bastante honrados pelo respeito com o SAFESP. A indicação do presidente da ENAF, Alício Pena Júnior, do Monção foi motivo de alegria. Este será o primeiro Sindicato no País a fazer tal evento que é voltado em especial aos árbitros e também aos envolvidos numa partida de futebol, caso de jogadores, treinadores e imprensa. Somente a CBF havia ministrado seminários deste tipo e nós estaremos recebendo para comandar o nosso seminário ninguém menos que um Instrutor FIFA e vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF”, falou o presidente do SAFESP.
Nílson de Souza Monção
Coronel aposentado do Exército Brasileiro, Nílson de Souza Monção tem 52 anos e formou-se na Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, em São Paulo, em 1996, e apitou pela primeira vez na principal Divisão Paulista em 2000 quando esteve em Campinas na partida em que Guarani e União Barbarense empataram por um gol. O placar se repetiu em seu primeiro jogo nacional quando Cruzeiro e Atlético Paranaense se enfrentaram pela Copa João Havelange também no ano de 2000.
Em 2009 se despediu dos gramados na partida em que Vitória (BA) e Goiás (GO) empataram por 2 a 2, e na ocasião o jogo era comandado por Sálvio Spínola Fagundes Filho, que ao ver o tempo normal ter se esgotado, levou o apito para Monção terminar a partida na lateral do campo e se despedir dos campos de futebol. Em 2012 voltou para a arbitragem e assumiu o cargo de Diretor da Escola de Árbitros Flávio Iazzetti, que é a formadora de árbitros do Quadro da Federação Paulista de Futebol no Estado de São Paulo.
Depois foi se incorporando à Comissão Nacional de Arbitragem se tornando observador de árbitros nas partidas dentro de estado de São Paulo e posteriormente pelo Brasil. Em seguida seu campo de trabalho aumentou e ele chegou ao posto de Instrutor da Escola Nacional em primeiro plano e depois na FIFA, onde hoje ocupa o cargo de Instrutor Futuro III. Monção também é vice-presidente da Comissão Nacional de Árbitros e uma pessoa muito respeitada no cenário internacional da arbitragem.





































































































































