Paulista Sub 15 e Sub 17: Wendel de Freitas exalta inédita "dobradinha" do Flamengo
Infantil e Juvenil do clube já estão garantidos na próxima fase da competição, treinador diz que o mérito é totalmente dos jogadores
Infantil e Juvenil do clube já estão garantidos na próxima fase da competição, treinador diz que o mérito é totalmente dos jogadores
Guarulhos, SP, 06 – Pela primeira vez na história, o Flamengo confirmou a classificação conjunta das categorias Sub-15 e Sub-17 para a segunda fase do Campeonato Paulista. A consolidação da sonhada “dobradinha” rubro-negra veio no último sábado, diante do União Mogi, no estádio Cícero Miranda, em Guarulhos. Ao passo que a equipe mais jovem assegurou a vaga antecipada ao triunfar por 2 a 0, com gols de Allan e Breno, ambos no período inicial, a formação mais experiente já entrou em campo com o avanço de estágio decretado – e acabou derrotada por 3 a 2. Responsável por dirigir ambas as representações do Corvo, o técnico Wendel de Freitas discursou com humildade e direcionou todos os méritos aos seus jovens comandados.
“O mérito total é dos jogadores, que compreenderam a minha metodologia de trabalho. Como ex-atleta, passei a eles como é a atmosfera dos grandes clubes e o cotidiano de um profissional do futebol. Com dedicação e vontade de vencer, eles compraram a ideia da comissão técnica e realizaram uma trajetória fantástica. São os garotos que resolvem dentro de campo. E nós, professores, precisamos tomar o máximo de cuidado para não atrapalhar o desempenho dos nossos comandados. Estou aqui apenas para tentar agregar algo. E, sem dúvidas, o fato de gostar muito do Flamengo e do município de Guarulhos facilita o desenvolvimento de nosso cronograma de atividades. Eu me sinto em casa e só tenho a agradecer aos diretores e funcionários do Corvo”, discorreu o treinador.
MANTIDO
O sucesso em ambas as categorias contrastou com o desempenho da base flamenguista na temporada passada. Entretanto, Wendel de Freitas, acabando a primeira fase eliminado, teve o seu trabalho reconhecido pelo Rubro-Negro. Afinal, conseguiu revelar três atletas em uma campanha de baixo aproveitamento – somando as duas formações, a representação do Jardim Tranquilidade conquistou duas vitórias. O esforço e o legado de profissionalismo lhe garantiram uma volta triunfal, no decorrer dos estaduais de 2016.
“Fizemos uma campanha abaixo do esperado em 2015. Entretanto, conseguimos revelar o Luís Henrique, que está no Palmeiras, o meia-atacante Guilherme Orelha (Goiás) e o Ramón, atualmente no Barras, um dos braços do Internacional. A diretoria reconheceu todo esse esforço e me ofereceu o desafio de comandar a base novamente. Só tenho a agradecer por essa confiança. Graças a esse suporte, pude me dedicar de coração e corresponder à altura. Digo aos atletas que não sou melhor do que ninguém, mas, se tenho um mérito, é viver intensamente cada jogo ou treinamento. Faço o que amo e me dedico com afinco para extrair o percentual máximo de rendimento dos meus jogadores, que são verdadeiros guerreiros, comprometidos com o Flamengo”, sintetizou o técnico, que, antes de aceitar o convite, estava no União Suzano, onde protagonizou um bom aproveitamento durante a campanha no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Bezinha.
ESPERANÇOSO
Ao traçar um diagnóstico sobre o trabalho com as categorias de base no Brasil, Wendel de Freitas apontou inúmeras dificuldades, todavia, demonstrou esperança na evolução do departamento de formação de atletas nacional, que, em sua concepção, necessitam de maior atenção e infraestrutura para gerar bons resultados em um curto intervalo de tempo.
“Lidar com as categorias de base no Brasil não é tarefa fácil. Afinal, trabalhamos com crianças e pré-adolescentes. É complicado introduzir e cobrar dos garotos o que queremos. E, dentro desse cotidiano, ainda podem aparecer as figuras dos pais e empresários. Portanto, devo exaltar o trabalho da diretoria do Flamengo, que luta diariamente para manter o esporte vivo em Guarulhos e proporcionar um ambiente bom de trabalho à nossa comissão técnica. Assim, ficamos tranquilos e respaldados para impor a metodologia que julgamos coerente para as equipes sub-15 e sub-17, onde o fator psicológico deve ser tratado com o máximo de importância”, explicou.
Quando questionado sobre a última rodada, diante do São José dos Campos FC, no Vale do Paraíba, o comandante rubro-negro descartou a atmosfera de classificação antecipada e garantiu um Flamengo determinado a selar os seis pontos, coroando, assim, uma prolífica e histórica trajetória nos estaduais sub-15 e sub-17.
“Não existe acomodação em nosso elenco. Vamos encarar os duelos contra o São José dos Campos FC como decisões, respeitando o adversário e lutando por cada bola. Nosso diferencial sempre foi a entrega e a humildade. Portanto, não vamos perder a bela identidade que construímos ao longo do campeonato. Nosso adversário encontrará um Flamengo guerreiro, longe de qualquer zona de conforto. O pensamento está somente no oponente. Depois de uma grande apresentação, projetaremos a segunda fase”, evidenciou.
BOAS PERSPECTIVAS
Por fim, emocionado, Wendel de Freitas destacou a construção da trajetória inédita e prometeu um Flamengo ainda mais fortalecido e concentrado durante o estágio seguinte dos estaduais.
“Sempre digo aos atletas que existem dois tipos de pessoas: as que resolvem e as que reclamam. Graças a Deus, faço parte do primeiro grupo. Dou a vida no trabalho e cobro o máximo de empenho dos meus comandados. Com esse espírito de entrega, chegamos até aqui e já estamos colhendo bons frutos. Porém, sei que é apenas o início de uma caminhada exemplar. Vamos fazer história em Guarulhos”, finalizou.





































































































































