Seleção olimpica do Brasil, finalmente, mostrou o seu potencial

Fez quatro gols, não levou nenhum e passou para a próxima fase da competição invicta e como líder de seu grupo.

Diante de uma Dinamarca mal armada, com jogadores medianos no setor de marcação, a Seleção finalmente mostrou seu potencial.

0002050186906 img

Nos dois primeiros jogos o time olímpico brasileiro decepcionou. Contra adversários tidos como inferiores, empatou sem gols e jogou pouco. Saiu vaiado nas duas partidas. Mas diante de uma Dinamarca mal armada, com jogadores medianos no setor de marcação, a Seleção finalmente mostrou seu potencial. Fez quatro gols, não levou nenhum e passou para a próxima fase da competição invicta e como líder de seu grupo.

Nada de anormal. Anormal foram os dois jogos iniciais. O ataque brasileiro tem três jogadores acima da média: Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus. Os três são muito hábeis, muito rápidos e tecnicamente bem dotados. Impossível que juntos não produzissem nada. Algo estava errado. Muito errado. Com esse potencial ofensivo era para o Brasil ter vencido os dois primeiros jogos sem maiores dificuldades. Mas futebol é assim.

Gabriel, o Gabigol, marcou dois gols contra a Dinamarca

Gabriel, o Gabigol, marcou dois gols contra a Dinamarca

Não se sabe porque, os três talentos de frente da Seleção Brasileira não produziram o esperado. No terceiro jogo, com a corda no pescoço, voltaram a jogar o que podem e golearam. Neymar ainda não produziu tudo o que pode. Está mal nas finalizações. Mas foi preciso nos passes que ajudaram o time a fazer gols.

Gabigol é um dos melhores atacantes do futebol brasileiro ao lado de Gabriel Jesus. Ambos são artilheiros em seus times, são impetuosos, rápidos, objetivos. Por que não produziram nos dois primeiros jogos é difícil explicar, mas a verdade é que eles não conseguiram mostrar o que sabem. Já no terceiro jogo diante dos dinamarqueses voltaram com tudo.

É esse futebol de velocidade e de muitas conclusões que fazem dos dois jovens atacantes jogadores perigosos e objetivos que já produzem muito em seus clubes e deveriam produzir na seleção. Com ambos recuperados, acho que o futuro brasileiro no torneio de futebol olímpico será dos melhores.

Se vai ou não ganhar o ouro eu não sei, mas que vai jogar como um campeão de verdade não tenho nenhuma dúvida. Melhor ainda se Neymar voltar a jogar como sabe. Aí, sai da frente. Dificilmente alguma seleção vai segurar o Brasil. Sem nenhum exagero de nossa parte.

C * U * R * T * A * S

* MELHOR jogador do Brasil contra a Dinamarca foi Gabigol. Ele desequilibrou. Gabriel Jesus também jogou muito. Luan, atacante, fez bem sua parte. Os laterais desta fez jogaram como se esperava. Na defesa a dupla Rodrigo Caio e Marquinhos estiveram perfeitos. Até agora foram três jogos e nenhum gol contra. Muito boa a defesa brasileira. O estilo ousado da seleção começou a dar resultado.

Gabriel Jesus fez um gol e tem potencial para ir mais longe nas Olimpíadas

Gabriel Jesus fez um gol e tem potencial para ir mais longe nas Olimpíadas

* FICOU provado que a insistência do treinador da Seleção Brasileira com os jogadores e principalmente com sua tática ofensiva era correta. Com os jogadores que tem não havia outra alternativa. O negócio era mesmo optar pelo ataque. E não digam que o Brasil tem problemas na defesa porque o esquema é ofensivo. Ao contrário. Mesmo assim o Brasil não tem cometido falhas graves na zaga.

* PRÓXIMO jogo da Seleção Brasileira de Futebol nos Jogos Olímpicos será nesta sábado. Vai enfrentar a Seleção da Colômbia que vem fazendo um bom trabalho nesta Olimpíada. Será um adversário bem difícil para o time do Brasil. Certamente seus jogadores não darão tanto espaço para os brasileiros. Ainda assim, o Brasil tem condições de vencer e passar para a próxima fase.

* A SELEÇÃO Feminina do Brasil volta a jogar nesta sexta feira, as 22 horas, contra a Austrália, em Belo Horizonte. Australianas tem jogado um bom futebol e serão adversárias perigosas para as brasilei4ras. Ainda assim acredito em vitória de Marta e suas companheiras. Sinto o time brasileiro bem armado, confiante e bem preparado. Tem tudo para passar de fase nestas Olimpíadas.

Mayra Aguiar conquista medalha de bronze para o Brasil no judô

Mayra Aguiar conquista medalha de bronze para o Brasil no judô

* MAIRA Aguiar nos deu mais uma medalha. Dessa feita, a de bronze no judô. Ela lutou bem em busca do terceiro lugar na sua categoria e foi feliz em sua empreitada. Até essa conquista o Brasil só tinha duas medalhas, uma de ouro e outra de prata. Pouco para quem sedia uma Olimpíada e teve tempo de sobra para preparar seus atletas. Infelizmente o COB não fez o que era preciso.

* NESTE sábado começam as eliminatórias do atletismo. Bolt, maior velocista do mundo, participará delas representando a Jamaica. É uma prova que eu pretendo ver. Em minha opinião, Bolt e Phelps são os maiores atletas que vi em ação em Jogos Olímpicos. Eles extrapolam. São perfeitos em suas modalidades. Se tiver tempo não deixe de ver a estreia de Bolt nessa Olimpíada.

* O SEGUNDO turno da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016 começa neste final de semana. Já no sábado, dois bons jogos. O Flamengo que é um dos melhores times desta competição visita o Sport, lá no Recife. Apesar de jogar fora o rubro negro carioca é favorito. O outro jogo do sábado será disputado em Campinas. Ponte Preta e Figueirense. Jogo bom e ligeiro favoritismo da Macaca.

Palmeiras, de Barrios, defende a liderança do Brasileirão

Palmeiras, de Barrios, defende a liderança do Brasileirão

* NO DOMINGO mais sete jogos. Logo cedo Fluminense e América Mineiro. Tricolor carioca vai passar apertado. O América de Minas está em ascensão. O Grêmio encara o Corinthians em sua casa. Lá o time de Roger é difícil de ser batido. Como o Corinthians atravessa fase irregular, indico o Tricolor gaúcho como favorito. Em Salvador o Vitória recebe o Santa Cruz. Tem tudo para vencer.

* O SANTOS volta a jogar na Vila onde é quase imbatível. Pega o bom time do Atlético Mineiro que está em fase ascensional. Será jogo duro, equilibrado. Sem favorito. O Cruzeiro joga em Belo Horizonte diante do Coritiba. Deve ganhar sem problemas. O São Paulo recebe o Botafogo carioca no Morumbi. Tem obrigação de vencer. Se o fizer, vai encostar nos clubes que integram o G4.

* O ATLÉTICO Paranaense enfrenta o Palmeiras. Em casa o time curitibano sempre joga mais. Tem chance de bater no Verdão, mas não será uma tarefa fácil de ser concretizada. O Palmeiras é o líder do campeonato e tem um bom elenco. Pode perfeitamente derrubar o Atlético neste jogo. Na segunda feira a Chapecoense enfrenta o Internacional. Acredito que o time da casa vai vencer.

* NO MOMENTO o G4 da Série A conta com o Palmeiras em primeiro lugar com 36 pontos ganhos. O Flamengo é o segundo colocado com 34. Santos e Corinthians estão com 33. Na Zona de Rebaixamento estão Botafogo com 20, Santa Cruz e Cruzeiro com 18 e América MG com 13. Se não passar pelo Grêmio, o time da fiel pode terminar a rodada fora do G4. Cristovão que se cuide.

0002050186916 img

* A SÉRIE B do Brasileiro só segue na semana que vem. Na terça-feira três jogos: Bahia x Atlético GO, Sampaio Correa x Goiás e Paysandu x Ceará. Na sexta feira jogam Bragantino x Vila Nova, Atlético GO x Oeste, Joinville x Luverdense e Paraná x Brasil. No sábado entram em campo Náutico x Criciúma, CRB x Londrina, Vasco da Gama x Sampaio Correa, Avaí x Bahia e Goiás x Tupi.

* ANTES desta que será a vigésima rodada do campeonato e a primeira do segundo turno o G4 conta com o Vasco da Gama que tem 39 pontos ganhos. O Ceará tem 35. O CRB conta com 33 pontos e o Atlético-GO com 32. No Z4 estão Goiás com 19 pontos, Tupi com 18, Joinville com 17 e Sampaio Correa com 12. O Vasco faz a melhor campanha e é o favorito a conquista do título máximo.