Palmeiras ganha do Fluminense no Mané Garrincha e lidera sozinho o Brasileirão

Time de Cuca se impôs com qualidade sobre o Fluminense, que esperava parar o ataque verde mas não conseguiu.

Time de Cuca se impôs com qualidade sobre o Fluminense, que esperava parar o ataque verde mas não conseguiu.

0002050190785 img

O jogo foi em Brasília. O adversário foi o Fluminense. Final, Palmeiras 2 a 0. Com justiça. Time de Cuca se impôs com qualidade sobre o Fluminense, que esperava parar o ataque verde mas não conseguiu. Já no primeiro tempo o resultado do jogo foi decidido. Com os três pontos, o Verdão é líder absoluto do Campeonato Brasileiro com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado que é o Flamengo (que ganhou da Chapecoense por 3 a 1 em Chapecó).

Os concorrentes do Palmeiras não foram bem na rodada. O Corinthians perdeu para a Ponte Preta no sábado. O Grêmio só empatou em casa com o Atlético Mineiro (que é outro pretendente ao título). O Santos perdeu em casa para o Figueirense, numa das maiores surpresas da rodada. Só o Flamengo surpreendeu, ao bater no time de Chapecó por 3 gols, lá na casa do adversário.

Roger festeja no alambrado gol marcado contra o Corinthians. Foto: Fábio Leoni - AAPP

Roger festeja no alambrado gol marcado contra o Corinthians. Foto: Fábio Leoni – AAPP

Isso reforça nossa tese de que os dois times do momento com maiores possibilidades de disputar o título da temporada são Palmeiras e Flamengo. Os outros oscilam, perdem pontos importantes e não tem a mesma regularidade dessa dupla. Na rodada, quem surpreendeu de forma positiva foi a Ponte Preta. Ela jogou muito e mereceu derrotar o Corinthians por 2 a 0 no Moisés Lucarelli.

Com os três pontos a Macaca já sonha com o G4 e, quem sabe, até com uma classificação para a Libertadores do ano que vem. Já o Timão não tem muito a esperar. Seu elenco tem provado que é limitado, como eu sempre disso, e seu técnico também demonstra que não tem competência para dirigir uma equipe do tamanho do Timão.

Outro que atravessa péssima fase é o São Paulo. Perdeu mais dois pontos dentro do Morumbi. Uma fase terrível. Contra o Coritiba na tarde de domingo não conseguiu fazer nem um golzinho. Ficou no zero a zero com futebol limitado. Se continuar nesse ritmo certamente vai estar beirando a zona de Rebaixamento em curto espaço de tempo. Pior é que a atual diretoria tricolor é muito fraca. Não tem visão.Gasta mal o dinheiro que o clube recebe.

A rodada do último final de semana foi a vigésima primeira do campeonato. Afora faltam dezessete rodadas. Parece muito, mas não é. Que os clubes ameaçados pelo rebaixamento se cuidem ou poderão chegar a rodada trinta e oito já rebaixados. Nesta semana não há rodada do Brasileirão.

Ficou tudo para a semana do 7 de setembro, quando o torcedor paulista vai ver um clássico tradicional. Jogarão na Alianz Arena, Palmeiras e São Paulo. A Arena verde vai balançar. Antes disso, a Seleção Brasileira faz mais um jogo pelas Eliminatórias da Copa. Pega o Equador, em Quito. Jogo muito difícil. Estreia de Tite. Não dá para perder!!!

C *U * R * T * A * S

* O PALMEIRAS passou por cima do Fluminense sem medo. O fato do Tricolor carioca ter a melhor defesa do campeonato não intimidou os atacantes palmeirenses. No primeiro tempo, Dudu e Jean fizeram gols e o Verdão mostrou quem é o melhor time do campeonato nesse momento. Dessa vez a defesa verde não titubeou. Jogou sério e não deu nenhuma chance para o ataque do Flu. Uma exibição tecnicamente perfeita do Verdão que firmou-se ainda mais na liderança do campeonato e mostrou que é mesmo o maior candidato ao título máximo.

* O FLUMINENSE não é time nem para terminar a competição entre os quatro primeiros. Vai ficar no meio da tabela de classificação e talvez consiga uma vaga na Sulamericana do ano que vem. O Palmeiras, ao contrário, tem time para brigar pelo título. No jogo de domingo, disputado em Brasília, seus principais jogadores foram Jailson, que fez ótimas defesas, Dudu, que mostrou competência no ataque, Jean e Gabriel Jesus. Muito cassado o jovem meia mostrou competência. Uma vitória limpa e justa do time de Cuca fora de seu estádio.

* AGORA O Palmeiras descansa mais de uma semana no Brasileiro, mas tem compromisso pela Copa do Brasil no meio desta semana. Tem time e elenco para disputar os dois torneios. Parece que Cuca finalmente achou a melhor formação da equipe e se não tiver problemas com contusões e cartões, deve manter o ritmo e disparar cada vez mais na liderança do Brasileiro. Na Copa do Brasil também promete fazer bonito. São duas chances de chegar a Libertadores do ano que vem. Numa delas, acho que ele emplaca. Tem elenco para chegar lá.

São Paulo não acerta o pé e só empata com o Coritiba no Morumbi

São Paulo não acerta o pé e só empata com o Coritiba no Morumbi

* MAIS UMA exibição ridícula do São Paulo, principalmente no seu ataque. Contra um Coritiba todo fechado, o Tricolor não achou espaço para fazer ao menos um gol. Por isso, apesar de seu domínio técnico, o empate em zero a zero foi justo para a partida. Uma partida que teve poucos momentos de emoção, que quase não levou os goleiros a fazer grandes defesas e que teve predomínio total dos zagueiros. Ricardo Gomes tentou tudo, mas não conseguiu ainda uma vitória que possa tirar seu time da crise em que se encontra. Tricolor em fase negra.

* ENTRE OS atletas que defenderam o Tricolor paulistano no jogo do Morumbi, poucos se sobressairam. Diria que Maicon foi bem na zaga, Thiago Mendes destacou-se no meio campo e Chaves foi o único atacante perigoso do time. Em compensação, o lateral Mena, o volante Hugo, o meia Cuevas, o ponta Kelvin e o meia Michel Bastos foram muito discretos. Denis desta vez não falhou. Até fez uma grande defesa aos 22 minutos do segundo tempo. Se não defende, o Coritiba faz o gol e a derrota seria quase uma certeza para o time das três cores.

* POUCA GENTE foi ao Morumbi apoiar o São Paulo. Durante o período com bola correndo, a torcida comportou-se muito bem. Apoiou o jogo todo. Mas no intervalo e no final da partida, as vaias voltaram a aparecer no estádio sãopaulino. O empate sem gols, portanto, não teve influência da torcida presente. O time empatou porque não teve potencial ofensivo, foi lento na maioria das jogadas de ataque, arrematou mal e foi péssimo nas jogadas aéreas onde a zaga do Coritiba ganhou todas. Tricolor reage ou a possibilidade de rebaixamento vai crescer.

Rafael Moura, camisa 9, fez de pênalti o gol do Figueirense

Rafael Moura, camisa 9, fez de pênalti o gol do Figueirense

* FOI FRUSTRANTE. Bom público, time completo, festa programada para Gabigol que acertou com a Inter, de Milão. O Santos tinha tudo para ganhar do Figueirense e entrar novamente no G4 do Brasileirão. Mas o que parecia difícil, aconteceu. O Figueirense, com muita aplicação tática e frieza, conseguiu parar o bom ataque santista e ainda fez um gol de pênalti, através Rafael Moura que lhe deu importante vitória dentro de Vila Belmiro. O pênalti foi claro de Thiago Maia em Jefferson. O jogo teve bons momentos, mas o Figueira mereceu a vitória.

* A VERDADE é que o Santos não estava num bom dia. Faltou inspiração e até um pouco de sorte nas finalizações de seus atacantes. Gabigol, por exemplo, exigiu importantes defesas do goleiro adversário que foi um dos destaques do jogo. O Figueirense deixou o domínio da bola para o Peixe e preocupou-se primeiro em não levar gols. Depois, nas poucas oportunidades que teve, foi tentar faze-los. Numa dessas, surgiu a chance através Rafael Moura que cobrou bem um pênalti claro a favor do Figueirense. Gabigol não deu sorte na sua despedida.

* A PARTIR de agora o técnico Dorival Junior será obrigado a procurar um bom substituto para Gabigol, que era peça fundamental do ataque santista. À principio, não será fácil. Não há no elenco nenhum jogador tão decisivo quanto Gabigol. Ainda assim, Dorival poderá arrumar o ataque com mudanças táticas que mantenham o setor em bom nível, já que, sem gols, o Santos não atingirá seus objetivos neste campeonato. Já o Figueirense ficou mais distante da ameaça de rebaixamento depois dessa vitória. Pode até sonhar com a Sulamericana 2017.

* NO SÁBADO à tarde, no Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ponte Preta confirmou sua boa fase. Fez 2 a 0 no Corinthians numa partida em que sempre foi melhor e justificou o placar tranquilo a seu favor. Pontepretanos vibraram. Afinal venceram o time de maior torcida em São Paulo e ainda faturou três pontos que a levam a ficar muito próximo do chamado G4. O veterano Roger fez o primeiro gol aos trinta e cinco minutos do primeiro tempo e Clayson fez o segundo aos 5 minutos do segundo tempo. A Macaca foi melhor nos dois tempos da partida.

* QUEM ESTEVE inspirado neste jogo foi o veterano Roger. Ele não só fez um gol mas circulou pelo campo todo. Marcou, criou, deu passes milimétricos e destacou-se como o grande nome da partida. Além dele, destacamos Douglas Grolli, que foi um paredão na zaga, Reinaldo, que jogou no São Paulo e voltou a boa forma na Macaca e Wendel, ótimo cabeça de área. No Corinthians quase que só decepções. Balbuena foi expulso aos 18 minutos. Cristhian não jogou nada e Elias, que deveria comandar o time dentro de campo foi autêntica decepção.

* MARLONE que saiu do último jogo do Corinthians como heroi não voltou a jogar tão bem e mostrou que não é jogador para começar jogo pelo Timão. O técnico Cristovão Borges também errou na escalação, na escolha do esquema de jogo e até nas substituições. É um técnico, que como disse desde o dia em que foi contratado, que não tem competência para dirigir uma equipe como a do Corinthians. Aliás, é bom a diretoria pensar também em se ver livre de Cristhian, que ganha muito e joga pouco e de Elias, que já deu o que tina de dar nesse time.

Dicá foi homenageado e Ponte ganhou camisa retrô

Dicá foi homenageado e Ponte ganhou camisa retrô

* ANTES DO jogo o jogador Dicá, um dos maiores ídolos da Ponte, foi homenageado. É que cincoenta anos atrás ele estreava com a camisa da Ponte Preta no Moisés Lucarelli. Um ídolo, um grande craque do passado. Com a vitória, a Ponte ampliou sua invencibilidade dentro de seu estádio. A Macaca não perde ali desde 22 de junho deste ano. E pelo futebol exibido diante do Corinthians ainda deve ficar um bom tempo invicta em seus domínios. Eduardo Batista, técnico pontepretano, acertou o time. Faz ótimo trabalho. A Macaca pode ir longe.

* JÁ O CORINTHIANS não me parece muito bem das pernas. Seu elenco é limitado, como já disse. O técnico é incompetente. E, me parece, também a diretoria, dormiu sobre os louros das vitórias na época de Tite. O atual treinador da Seleção tirava leite de pedra quando dirigia o seu time, fora ou dentro de casa. Mas Cristovão não sabe fazer isso e se não acontecerem mudanças urgentes, o Corinthians pode despencar na classificação e nem conseguir vaga na próxima Libertadores. O sinal vermelho, de alerta, já está ligado no Parque São Jorge.

* A SÉRIE A do Brasileirão só voltará a ter jogos na outra semana. É que o campeonato vai parar porque a Seleção Brasileira tem dois jogos pela frente pelas Eliminatórias da Copa. Assim, na quarta feira, dia 7 de setembro, jogam Botafogo x Fluminense, Figueirense x Atlético PR, Santa Cruz x Chapecó, Atlético Mineiro x Vitória, Flamengo x Ponte Preta, Palmeiras x São Paulo, Coritiba x Grêmio. Na quinta, dia 8 de setembro, Corinthians x Sport, Internacional x Santos e América MG x Cruzeiro. Será a vigésima terceira rodada do Brasileiro.

* NESTA quarta, dia 31 de agosto, mais uma rodada da Copa do Brasil, pelas oitavas de Final. Vejam os jogos. Palmeiras x Botafogo da Paraíba (favoritismo verde). Fluminense x Corinthians (ligeiro favoritismo para o tricolor carioca), Internacional x Fortaleza, em Porto Alegre e na quinta feira, dia 1 de setembro, Botafogo x Cruzeiro. Os jogos de volta da Copa começarão na outra semana, quando Santos, Vasco, São Paulo, Juventude, Atlético Mineiro e Ponte Preta vão decidir seu futuro. Quem está praticamente nas quartas de final desta Copa é o Santos.

* A SÉRIE B do Brasileiro teve jogos no último final de semana. Resultados: Sampaio Correa 1 x Avaí 2, Brasil 0 x Atlético GO 1, Londrina 0 x Goiás 1, Criciúma 0 x Joinville 1, Ceará 1 x CRB 1, Oeste 1 x Paysandu 0, Vila Nova 0 x Náutico 2, Tupi 2 x Vasco da Gama 2, Bahia 3 x Paraná 0 e Luverdense 1 x Bragantino 0. O G4 tem Vasco com 41 pontos, Atlético G com 37, Ceará com 36 e CRB com 34. Os quatro da zona de rebaixamento são Bragantino com 21 pontos, Joinville também com 21. Tupi com 19 e Sampaio Correa com 14 pontos ganhos.

* PRÓXIMOS jogos da série B. Nessa segunda, Atlético-GO x Ceará. Na terça, Joinville x Bahia, Paraná x Sampaio Correa, Avaí x Luverdense, Paysandu x Tupi, CRB x Oeste, Vasco da Gama x Vila Nova, Náutico x Londrina, Bragantino x Brasil e Goiás x Criciúma. O Vasco da Gama não ganha a quatro jogos. Ainda assim, mantém a liderança do campeonato com cinco pontos de vantagem sobre o Atlético Goianiense. Me parece, esses dois times, vão subir para a Série A no ano que vem. Sobrarão duas vagas. Vão faltar 17 rodadas para o final.

* COMO DISSE acima, a Seleção Brasileira terá dois jogos pela frente pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Um deles será dia 1 de setembro, quinta feira, diante do Equador, lá em Quito. Tite recebe os jogadores neste inicio de semana e já viajar com eles para a capital equatoriana. Para o Brasil é fundamental arrancar pontos do Equador lá em Quito porque a posição brasileira na classificação geral não é boa. Está em sexto lugar e se perder, pode piorar ainda mais essa situação. Tite, por isso mesmo, vai se esmerar em ganhar esse jogo.

* SE SEGUIR a lógica, Tite deve escalar Wewerton para o gol, já que ele vem de uma Olimpíada onde jogou bem e ganhou a medalha de ouro. Na linha de zagueiros ele provavelmente opte por Fagner, Miranda, Gil e Marcelo. No meio de campo poderá ter Rafael Carioca, Paulinho,Renato Augustoe William ou Phellippe Coutinho. E no ataque, Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus. Isso, lógico, nos baseando na lista de convocados que ele já divulgou. Mas pode ser que mude uma ou outra peça até quinta feira. Tática será a mesma do Corinthians.

*O EQUADOR é a sensação dessas Eliminatórias Sulamericanas. Joga em casa e será ainda mais forte. Terá a seu favor a altitude da capital equatoriana que sempre incomoda as seleções visitantes. Não será um jogo fácil. Tite começa um trabalho, é competente, mas não teve nem tempo para treinar bem o seu time. O entrosamento virá com o tempo. Mas se conseguir ao menos um empate neste jogo fora, já será um grande resultado. Vitória, que me parece difícil, será logicamente, muito melhor., A principio eu acredito no trabalho deste treinador.

* O SEGUNDO jogo no mês de setembro será no Brasil contra a Colômbia. Esse é outro time que está em grande forma. Já acostumou-se a surpreender a Seleção Brasileira. Mesmo em casa, nossa seleção vai precisar jogar muito se quiser ganhar os três pontos. Mas é imprescindível. Perder pontos em casa será um caminho de difícil retorno para o time brasileiro. Precisa ganhar todas em casa e faturar alguns pontos fora. Aí sim, dá para chegar ao final das Eliminatórias com a vaga garantida. Próxima Copa será em 2018, na Rússia.

* TORCIDA do São Paulo invadiu o CT da Barra Funda e chegou a agredir alguns jogadores. Foi na manhã de sábado. Uma vergonha. Mais ou menos quinhentos torcedores lá estiveram e até roubaram alguns artigos de treino que estavam ao lado do campo de treinamento. A Policia foi chamada e o tumulto foi controlado. De qualquer maneira ficou o susto, o medo, que pode levar alguns jogadores a caírem de produção nos próximos jogos do time. Situação no São Paulo está realmente muito complicada. E a diretoria é a maior culpada.