ESPECIAL: Futebol Sustentável recoloca quase um milhão de torcedores no estádio
O Programa Futebol Sustentável trabalha com os quatro pilares da sustentabilidade
O Projeto Futebol Sustentável foi uma das maiores realizações recentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e este ano recolocou quase um milhão de torcedores
São Paulo, SP, 14 (AFI) – O Projeto Futebol Sustentável foi uma das maiores realizações recentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e este ano recolocou quase um milhão de torcedores nos estádios do interior. Edvaldo Ferraz, coordenador do programa, conversou com o Porta Futebol Interior para explicar o sucesso. Além disso, Ponte Preta, XV de Piracicaba e Inter de Bebedouro também comentaram a passagem do projeto.
“Então, esse ano a gente teve o apoio total da Federação Paulista de Futebol, do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, e pela primeira vez na história conseguimos colocar o projeto na segunda divisão. A Copa Paulista também ajudou bastante e teve até no Brasileirão, com a Ponte. Foi muito bom, a gente conseguiu ajudar os clubes e ainda arrecadar os resíduos sólidos”, disse Ferraz.
O Programa Futebol Sustentável trabalha com os quatro pilares da sustentabilidade – o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente diverso -, que estão consolidados desde a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. A FPF contribui efetivamente para o meio ambiente, pois cada uma das garrafas de Politereftalato de etileno (pet) pode permanecer na natureza por 800 anos até que haja sua decomposição total.
“Normalmente a Federação entrega um ofício para os clubes e, os que tiverem interesse, no procuram. A gente apresenta o projeto, apresenta os números, e fecha a parceria. Todos os clubes que nos procuraram esse ano tiveram o apoio do Futebol Sustentável”, completou Ferraz.
Marcio Roberto da Rocha Legal, presidente da Inter de Bebedouro, também comemorou o apoio sustentável: “Pra gente foi muito bom. Acho que pra todo mundo do interior foi. Porque o país nos últimos dois anos não enfrenta um momento econômico muito bom, então esse projeto veio pra ajudar os clubes, recolocou ainda mais nosso torcedor no estádio”.
“A gente ficou sabendo através do presidente Reinaldo, que passou e a gente teve interesse. Conversamos com o Edvaldo e tudo caminhou muito bem. A gente trocou mais de seis mil pets, ajudando todos as cooperativas aqui de Piracicaba. Fizemos até um levantamento e, o que a gente arrecadou em um jogo, elas costumam coletar num mês. Então foi muito bom, pra todo mundo”, disse também Celso Norberto Christofoletti, presidente do XV de Piracicaba.
Com o projeto da FPF, as garrafas pet são recolhidas e trocadas por ingressos, fazendo com que a matéria prima seja retirada do meio ambiente e os torcedores possam acompanhar seus clubes de coração.
“A gente está muito próximo de bater um milhão de pessoas, né, e quase três milhões de garrafas pets retiradas do meio ambiente. Como eu disse, a gente está buscando um parceiro pra 2017, mas é sempre bom lembrar que o projeto é graças ao Reinaldo Carneiro Bastos, que contribuiu fortemente com seus afiliados e de forma inédita apoiou todos os clubes e inclusive a segunda divisão. Resultados mostram isso”, disse Ferraz, que ainda completou.
“Estamos no caminho certo, realizando um trabalho muito sério no Programa Futebol Sustentável, trazendo novamente as famílias aos Estádios, gerando receitas aos clubes, contribuindo com o meio ambiente, e diretamente beneficiando cooperativas que recebem 100% das Garrafas Pets como doação . Essa é uma das missões do Presidente Reinaldo , trabalhando 100% aos clubes filiados da FPF.”
“Pra gente foi muito interessante. Das quatros vezes que a gente participou, duas no Paulistão e outras duas no Brasileiro, a casa estava sempre cheia, com nosso torcedor nos apoiando e além de tudo a gente ainda ajuda na parte social, né. Se a Federação tiver interesse em manter o Projeto para o ano que vem com certeza vamos procurar de novo”, comentou também Giovanni Dimarzio, vice-presidente da Ponte Preta.





































































































































