Brasileirão teve emoção até última rodada e com grande campeão

A última rodada, por exemplo, mostrou o Santos disposto a tomar a vice liderança do Flamengo, o que acabou acontecendo

A última rodada, por exemplo, mostrou o Santos disposto a tomar a vice liderança do Flamengo, o que acabou acontecendo

0002050214459 img

Campinas – Não sei qual a avaliação que vocês fazem do último Campeonato Brasileiro mas, em minha opinião, foi uma competição longa mas emocionante, de briga acirrada pela ponta e pelo direito de não cair.

A última rodada, por exemplo, mostrou o Santos disposto a tomar a vice liderança do Flamengo, o que acabou acontecendo, enquanto Internacional, um dos gigantes do futebol brasileiro jogou suas últimas cartas para não cair mas acabou rebaixado.

Dudu e Alecsandro foram destaques do Palmeiras em Salvador

Dudu e Alecsandro foram destaques do Palmeiras em Salvador

O ponto frágil do campeonato foi a arbitragem. Erros demais, árbitros mal preparados ou sem nenhum talento para dirigir partidas. A troca do comando na Comissão de Arbitragens não trouxe nenhum resultado prático.

Os erros continuaram e muitos clubes foram prejudicados. No mais, com a bola correndo, os jogos foram sempre muitos disputados e emocionantes.

O Palmeiras foi disparado o melhor time. Terminou o campeonato com nove pontos de vantagem sobre seus seguidores. Foi um campeão de fato e de direito. Em compensação, o América de Minas foi sempre o time mais fraco, que demonstrou logo de inicio que seria um dos sérios candidatos ao rebaixamento, o que, acabou acontecendo.

Além do Palmeiras, dois outros times merecem destaque. O Santos e o Flamengo. Ambos fizeram ótimas campanhas. Brigaram até a última rodada pelo direito de ser vice campeão. Nesta luta, prevaleceu o Santos, muito bem dirigido por Dorival Junior, mas não se pode esquecer os bons momentos do Flamengo que brigou pelos primeiros lugares desde o inicio da competição.

OS PAULISTAS
Entre os clubes paulistas, Corinthians e São Paulo decepcionaram. O São Paulo inclusive esteve seriamente ameaçado pelo rebaixamento. Acabou reagindo e chegou ao final da última rodada com um honroso décimo lugar. Já o time da fiel bateu cabeça durante os dois turnos.

A saída de Tite pesou demais. Os técnicos que vieram foram decepcionantes, em especial, o último deles, Oswaldo de Oliveira, que provou estar em queda profissional e não ter mais condições de dirigir uma equipe com o peso de um Corinthians.

Willian Pottker foi artilheiro do brasileiro com 14 gols

Willian Pottker foi artilheiro do brasileiro com 14 gols

A Ponte Preta, de Campinas, fez até um bom campeonato. Ficou mais perto do primeiro pelotão do que do segundo. Campanha aceitável, mas dá para sonhar mais alto no próximo ano.

Maior decepção foi sem dúvida o Internacional. Contratou, mudou técnico mas não reagiu. Caiu de forma triste na última rodada e mereceu ser rebaixado. É mais um grande que não caia, mas que foi derrubado pela incompetência de sua diretoria.

Agora é juntar os cacos e buscar a reação na série B do ano que vem. Para completar, vale a lembrança triste da tragédia sofrida pela Chapecoense. Um acidente que foi motivado por falha humana e onde os culpados merecem julgamento e punição severa.

C * U * R * T * A * S

* SÓ PARA lembrar, aqui estão os resultados da última rodada do Brasileirão. Vitória 1 x Palmeiras 2. Fluminense 1 x Internacional 1. São Paulo 5 x Santa Cruz 0. Santos 1 x América MG0. Cruzeiro 3 x Corinthians 2. Grêmio 0 x Botafogo 1. Atlético Paranaense 1 x Flamengo 1.
Chapecoense x Atlético MG (não houve jogo). Ponte Preta 2 x Coritiba 0 e Sport 2 x Figueirense 0. O jogo que deveria ser disputado em Chapecó foi suspenso devido ao acidente havido com o time da casa. A CBF aprovou a não realização da partida. Atitude das mais corretas.

Palmeiras driblou os concorrentes e liderou por 29 das 38 rodadas

Palmeiras driblou os concorrentes e liderou por 29 das 38 rodadas

* COM ESSES resultados o G6 mostra o Palmeiras com 80 pontos ganhos (campeão). Santos e Flamengo com 71 (Peixe ficou com o segundo lugar por melhor campanha). Atlético Mineiro 62. Botafogo, 59 e Atlético Paranaense, 57. Esses clubes disputarão a Copa Libertadores em 2017. Foram rebaixados, Internacional, de Porto Alegre, com 43 pontos ganhos. Figueirense, 37. Santa Cruz, 31 e América MG, 28. O Inter cai pela primeira vez. Sua campanha foi pífia. Não há nada a fazer. Nem apelar para o STJD. A queda é real e imutável segundo a CBF.

* PRÓXIMA competição de futebol em São Paulo vai começar no dia 5 de de fevereiro de 2017. Será o Campeonato Paulista. Um torneio já defasado, mas que ainda dá retorno financeiro aos clubes, já que a FPF vendeu bem seus direitos. Em seguida, deve começar a fase inicial da Libertadores e em seguida a Copa do Brasil. O novo Brasileirão só em maio. Intercalando, jogos da Seleção Brasileira em março, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Se ganhar os próximos dois jogos, o Brasil já estará classificado para a Copa da Rússia em junho de 2018.

A MINHA SELEÇÃO

* FIZ UM levantamento do que fizeram os principais jogadores do País no último Brasileirão e cheguei a Seleção do Campeonato. Meu goleiro é Jailson, do Palmeiras, que substituiu muito bem o Prass, que era titular absoluto mas se machucou. Nas laterais escalo Jean na direita e Zeca na esquerda. O primeiro pertence ao Palmeiras e o segundo ao Santos. No miolo de zaga destaco fantástico trabalho de Geromel, do Grêmio. Já merece seleção. Na sua companhia, o excelente Mina, da Colômbia, que joga hoje pelo Palmeiras. Um grande quarto zagueiro.

* NO MEIO campo escalo Renato, do Santos, com produção acima da média, apesar da idade. Tchê Tchê, do Palmeiras, é outro que mostrou qualidade. Marca e cria com enorme facilidade. Moisés, do Palmeiras, era desconhecido. Jogou tanto no meio campo do Palmeiras que ficou conhecido em todo o Brasil. Excelente jogador.No ataque, Dudu destacou-se no Palmeiras tanto na ponta como no meio. Fez excelente campeonato. Gabriel Jesus e Ricardo Oliveira completam a seleção como atacantes. Fizeram grande campeonato. Merecem essa vaga.

Paulo Nobre foi campeão Brasileiro e antes da Copa do Brasil

Paulo Nobre foi campeão Brasileiro e antes da Copa do Brasil

* COMO MELHOR técnico destaco Cuca, do Palmeiras. Fez ótimo trabalho. É mesmo um técnico competente e vencedor. Pena que o Palmeiras não conseguiu segura-lo. Vai fazer muita falta no ano que vem. Por falar em Cuca, não poderia deixar de exaltar o brilhante trabalho do presidente Paulo Nobre, do Palmeiras. Ele montou um belo time, escolheu o técnico ideal e transformou o clube no mais organizado e qualificado do País. Por isso venceu o campeonato com sobras. Nobre saiu e já não é mais presidente. Mas saiu aplaudido pelo belo trabalho.

RECOMEÇAR PARA 2017

* AGORA os clubes começam a pensar em 2017. Dispensas e contratações em todos eles. Dizem que o Corinthians vai mandar nada menos do que dez jogadores embora. Uma verdadeira limpeza. Acho justo. O elenco é bem limitado e precisa reforços. Rodriguinho e Romero estão na lista de dispensas. Os dois goleiros, também. Acho que, se a diretoria for inteligente, manda o técnico Oswaldo de Oliveira embora. É um técnico superado, assim como Wanderley Luxemburgo. São técnicos em baixa. Cabe ao Corinthians procurar um técnico melhor.

* O SÃO PAULO corre atrás de mais um meio campista e um centro avante. Se Rodrigo Caio sair, será necessária a contratação de mais um zagueiro de área. Rogério Ceni já foi apresentado e fez algumas exigências. Quer que as contratações sejam realizadas com urgência para ele saber com quem realmente vai contar. No trabalho de Rogério os garotos da base serão bastante aproveitados. O São Paulo tem hoje uma elite de atletas sub 20 que podem dar outro poder técnico a equipe principal. Se Ceni souber utiliza-los, o São Paulo só vai ganhar.

* O PALMEIRAS vai depender de seu novo técnico para definir o elenco 2017. Há jogadores que vão ser dispensados. As contratações serão pontuais. Só jogadores que realmente possam chegar para serem titulares. Dinheiro não falta. 2016 foi o ano que o Palmeiras mais arrecadou. Assim, se quiser contratar um medalhão internacional, há recursos para tanto. Em razão disso, prevejo o Palmeiras muito forte no ano que vem, quando terá potencial para ser campeão mais de uma vez. Tudo vai depender do novo técnico que será contratado.

* O SANTOS já tem uma base excelente. Mas precisa se reforçar e segurar os jogadores que deram certo. Dorival Junior continua e até já renovou. Acho que é hoje um dos melhores técnicos do País. Ele já se manifestou. Quer reforços. E pede que as contratações sejam feita à curto prazo. Assim ele poderá moldar a nova equipe que vai disputar campeonatos importantes em 2017. Bom lembrar que o Santos é um dos clubes brasileiros classificados para a Libertadores. Em 2017 todo esforço da comissão técnica será voltado para este torneio.

* PORTUGUESA trocou de presidente. O estádio não foi leiloado. Chegou a hora da diretoria trabalhar sério e começar um trabalho para recuperar o clube em todos os sentidos. É importante que seja montado um time competitivo e que o novo treinador seja realmente competente. Será um trabalho de formiguinha. Detalhe por detalhe, sem gastar muito mas sempre objetivando montar uma equipe confiável. Neste esquema, é fundamental que haja arrecadação para manter a folha de pagamentos em dia. Salários atrasados prejudicam qualquer trabalho.

CREDENCIAL DA ACEISP É PRIMEIRO PASSO

* MAIS UMA vez insisto com meus companheiros da crônica esportiva do interior paulista. Façam seu credenciamento para 2017 através da ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. Até dia 21 de dezembro cada credencial vai custar 90 reais. No mês de

0002050214470 img

janeiro o custo sobe para 120 reais. Em fevereiro estará em 150 reais. Prestigie a Associação que foi fundada com objetivo único de defender seus interesses. Vamos apoiar a ACEISP. Importante lembrar que os preços das credenciais são bem inferiores ao de outras entidades.

* O CUSTO benefício, no entanto, é o mesmo. Com a credencial da ACEISP você vai poder entrar em qualquer estádio de São Paulo para realizar seu trabalho. Fiscais da FPF já estarão avisados para facilitar seu serviço.

O regulamento do Campeonato Paulista, por exemplo, já menciona a ACEISP como responsável pelo credenciamento dos cronistas esportivos do interior, sejam eles jornalistas da mídia impressa ou integrantes de equipes de rádio ou televisão. Confie em nosso trabalho e o apoie. Com seu apoio estaremos muito mais fortes.