ESPECIAL ELIMINATÓRIAS: Após início difícil, Brasil praticamente se garante na Rússia

Em 2016, com Dunga, foram dois empates, mas depois de Tite assumir Brasil venceu seis seguidas

Em 2016, com Dunga, foram dois empates, mas depois de Tite assumir Brasil venceu seis seguidas

0002050215489 img
Campinas, SP, 21 (AFI) – Pensando na Copa do Mundo de 2018, o Brasil já está com o passaporte praticamente carimbado para a Rússia. Depois de um início de ano difícil, ainda com Dunga no comando técnico, a Seleção Brasileira passou para líder isolada das eliminatórias, e com Tite à frente do banco de reservas, venceu os seis últimos jogos e agora ocupa o primeiro lugar das eliminatórias com 27 pontos somados.

COMEÇO COMPLICADO
O início de 2016 não foi fácil para a Seleção Brasileira. A equipe até então comandada pelo técnico Dunga, entrou no ano com sete pontos somados e ocupando a quarta colocação das eliminatórias. Apesar de não ter perdido, o selecionado brasileiro colecionou dois empates, com Uruguai e Paraguai, ambos por 2 a 2, e encerrou a participação antes da disputa da Copa América 2016 ocupando a sexta colocação da tabela, que momentaneamente deixava a equipe fora do Copa do Mundo de 2018.

Tite deu vida nova a Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Tite deu vida nova a Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

TROCAS E REVIRAVOLTA
Depois de uma participação decepcionante na Copa América, Dunga foi desligado do cargo de técnico da Seleção Brasileira e quem assumiu a posição foi o então treinador do Corinthians, Tite. E logo na estreia do novo comandante, o time já demonstrou o que viria pelo frente. Com dois gols do estreante palmeirense Gabriel Jesus e do ex-santista Neymar, a equipe bateu o Equador fora de casa por 3 a 0.

Daí para frente foram só vitórias. Os comandados de Tite venceram mais cinco partidas contra Equador (3×0), Colômbia (2×1), Bolívia (5×0), Venezuela (2×0), Argentina (3×0) e Peru (2×0) e assumiram a ponta das eliminatórias somando 27 pontos e praticamente garantindo a vaga para a Copa do Mundo de 2018.

Dentre estes resultados, o mais expressivo foi justamente o 3 a 0 diante dos rivais argentinos, com gols marcados por Phillipe Coutinho, Neymar e Paulinho. Apesar de não ter marcado nessa partida, o destaque das eliminatórias na ‘Era Tite’ ficou para Gabriel Jesus. O palmeirense marcou 5 gols nos seis jogos que disputou e se tornou titular absoluto na equipe do novo comandante.

FONTE: FPF