Nem Flamengo, nem Corinthians... Maior torcida do Brasil é surpreendente!
Nada menos que 19,5% dos entrevistados pela "Paraná Pesquisas" disseram não torcer para time algum
Nem Flamengo, nem Corinthians... Maior torcida do Brasil é surpreendente! Nada menos que 19,5% dos entrevistados pela "Paraná Pesquisas" disseram não torcer para time algum
Campinas, SP, 26 (AFI) – Nem Flamengo, nem Corinthians, muito menos São Paulo ou Palmeiras. A maior torcida do Brasil é a torcida dos “sem camisa”. Pelo menos foi isso que apontaram os resultados de uma pesquisa realizada pela “Paraná Pesquisas” (CLIQUE AQUI E VEJA A PESQUISA NA ÍNTEGRA), no último dia 20 de dezembro. Nada menos que 19,5% dos entrevistados disseram não torcer para time algum.
Popularmente rotulado como a maior torcida do Brasil, o Flamengo confirmou sua fama. O time rubro-negro continua a ser o clube com mais adeptos, com 16,2% do total. O Corinthians, entretanto, aparece logo sem seguida com 13,7%. Bem mais abaixo, estão São Paulo (7,4%) e Palmeiras (5,8%).
Considerando as regiões do Brasil, a lógica apresentada em pesquisas recentes se manteve. O Flamengo lidera nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Somadas, nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Fla possui 24% dos torcedores, seguido por Corinthians (13,3%), São Paulo (7,2%) e Palmeiras (5,7%). O Remo é a maior torcida entre os clubes das duas regiões com 3,8%.
No Nordeste, o time da Gávea também dá um banho nos clubes da região. Hoje, aparece com 21,5% da torcida. Na sequência, estão Corinthians (9,8%), Bahia (7%), disparado a maior torcida genuinamente nordestina, e São Paulo empatado com Vasco (ambos com 5,2%).
DERROTAS DO FLA
O Fla, entretanto, perde na maior “praça” do país: o Sudeste. A região, que conta com mais de 80 milhões de pessoas, tem o Timão como clube com maior torcida com 18%. Os rubro-negros vêm em segundo, com 13,8%, seguido por São Paulo (10%) e Cruzeiro (8,8%).
No Sul, a influência flamenguista é ainda menor. A região conta com um forte “regionalismo” favorável à dupla Gre-nal. O Grêmio lidera com 20,5%, enquanto o rival Internacional tem 15,9%. Corinthians e Flamengo completam o G4, com 8,8% e 5,7%, respectivamente.
RIVALIDADES
A pesquisa da “Paraná Pesquisas” também apontou poucas novidades em relação aos tradicionais rivais brasileiros. Em São Paulo, o Corinthians continua com uma confortável vantagem sobre os principais rivais. Em todo território nacional, tem 13,7% dos torcedores contra 7,4% do São Paulo, 5,8% do Palmeiras e 3,1% do Santos. A diferença é ainda maior considerando os números do Sudeste. O Timão tem 18% contra 10% do Sampa, 7,2% do Verdão e 4,5 do Peixe.
A supremacia do Flamengo sobre os rivais cariocas é ainda mais impressionante. Afinal, somados, Vasco, Fluminense e Botafogo não chegam à metade do Fla, que tem 16,2% da torcida. O Gigante da Colina tem 4,6%, enquanto Bota e Flu têm 1,7 e 1,6%, respectivamente.
Cruzeirenses e gremistas também têm muito a comemorar. Ambos superaram os rivais e chega a rivalizar com o Vasco, que possui uma torcida mais nacional. O Cruzeiro tem 4% dos torcedores contra 3,5% do Grêmio. Atlético-MG e Inter têm um empate técnico, com 2,8% e 2,7%, respectivamente, de todo o país.

REGIONALISMO
Outros tradicionais apresentaram números pouco significativos nacionalmente, mas considerando suas regiões, há muitas curiosidades. Considerando apenas a população do Norte, o Remo venceu o embate com o Paysandu, já que soma 3,8% da torcida contra 2,2% do rival. Na amostra do Centro-Oeste, Goiás e Vila Nova estão rigorosamente empatados com 1,7%.
O Nordeste conta com mais representantes locais entre as maiores torcida, apesar do domínio flamenguista. O Bahia tem impressionantes 7%, enquanto o Vitória tem menos da metade, com 2,8%. Em outras praças, o equilíbrio é maior. O Sport tem 3,9% da torcida nordestina contra 2,1% do Santa Cruz e 1,5% do Náutico. Já o Ceará surge com 4% contra 2,8% do Fortaleza.
No Sul, além do domínio da dupla Gre-nal, outros foram citados. Com destaque para o Atlético-PR, que possui 5,3% dos torcedores sulistas, contra 4,5% do Coritiba e 1% do Paraná. O Figueirense tem a maior torcida entre os catarinenses, com 1,4%. Avaí (0,9%), Chapecoense e Joinville (ambos com 0,8%) estão abaixo.
No Sudeste, não houve resultados significativos fora os quatro grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro, além dos dois de Minas Gerais. Apenas 3,4% do total de torcedores da região disseram torcer por outros clubes que não sejam um dos dez grandes.

PARANÁ PESQUISAS
O universo desta pesquisa abrange a população Brasileira. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 10.500 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com torcedores maiores de 16 anos de 24 Estados e Distrito Federal em 288 municípios brasileiros durante os meses de março a dezembro de 2016, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 1,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 1,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 4.541 entrevistas, 2,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 2.832 entrevistas, e 2,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 1.573 entrevistas e 2,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 1.554 entrevistas.





































































































































