Nem Flamengo, nem Corinthians... Maior torcida do Brasil é surpreendente!

Nada menos que 19,5% dos entrevistados pela "Paraná Pesquisas" disseram não torcer para time algum

Nem Flamengo, nem Corinthians... Maior torcida do Brasil é surpreendente! Nada menos que 19,5% dos entrevistados pela "Paraná Pesquisas" disseram não torcer para time algum

0002050216091 img

Campinas, SP, 26 (AFI) – Nem Flamengo, nem Corinthians, muito menos São Paulo ou Palmeiras. A maior torcida do Brasil é a torcida dos “sem camisa”. Pelo menos foi isso que apontaram os resultados de uma pesquisa realizada pela “Paraná Pesquisas” (CLIQUE AQUI E VEJA A PESQUISA NA ÍNTEGRA), no último dia 20 de dezembro. Nada menos que 19,5% dos entrevistados disseram não torcer para time algum.

Popularmente rotulado como a maior torcida do Brasil, o Flamengo confirmou sua fama. O time rubro-negro continua a ser o clube com mais adeptos, com 16,2% do total. O Corinthians, entretanto, aparece logo sem seguida com 13,7%. Bem mais abaixo, estão São Paulo (7,4%) e Palmeiras (5,8%).

Considerando as regiões do Brasil, a lógica apresentada em pesquisas recentes se manteve. O Flamengo lidera nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Somadas, nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Fla possui 24% dos torcedores, seguido por Corinthians (13,3%), São Paulo (7,2%) e Palmeiras (5,7%). O Remo é a maior torcida entre os clubes das duas regiões com 3,8%.

Flamengo tem menos torcedores que o time dos

Flamengo tem menos torcedores que o time dos “sem camisa”, mas segue como clube mais popular do país

No Nordeste, o time da Gávea também dá um banho nos clubes da região. Hoje, aparece com 21,5% da torcida. Na sequência, estão Corinthians (9,8%), Bahia (7%), disparado a maior torcida genuinamente nordestina, e São Paulo empatado com Vasco (ambos com 5,2%).

DERROTAS DO FLA
O Fla, entretanto, perde na maior “praça” do país: o Sudeste. A região, que conta com mais de 80 milhões de pessoas, tem o Timão como clube com maior torcida com 18%. Os rubro-negros vêm em segundo, com 13,8%, seguido por São Paulo (10%) e Cruzeiro (8,8%).

No Sul, a influência flamenguista é ainda menor. A região conta com um forte “regionalismo” favorável à dupla Gre-nal. O Grêmio lidera com 20,5%, enquanto o rival Internacional tem 15,9%. Corinthians e Flamengo completam o G4, com 8,8% e 5,7%, respectivamente.

RIVALIDADES
A pesquisa da “Paraná Pesquisas” também apontou poucas novidades em relação aos tradicionais rivais brasileiros. Em São Paulo, o Corinthians continua com uma confortável vantagem sobre os principais rivais. Em todo território nacional, tem 13,7% dos torcedores contra 7,4% do São Paulo, 5,8% do Palmeiras e 3,1% do Santos. A diferença é ainda maior considerando os números do Sudeste. O Timão tem 18% contra 10% do Sampa, 7,2% do Verdão e 4,5 do Peixe.

Corinthians domina a praça de maior apelo midiático e publicitário do país: o Sudeste

Corinthians domina a praça de maior apelo midiático e publicitário do país: o Sudeste

A supremacia do Flamengo sobre os rivais cariocas é ainda mais impressionante. Afinal, somados, Vasco, Fluminense e Botafogo não chegam à metade do Fla, que tem 16,2% da torcida. O Gigante da Colina tem 4,6%, enquanto Bota e Flu têm 1,7 e 1,6%, respectivamente.

Cruzeirenses e gremistas também têm muito a comemorar. Ambos superaram os rivais e chega a rivalizar com o Vasco, que possui uma torcida mais nacional. O Cruzeiro tem 4% dos torcedores contra 3,5% do Grêmio. Atlético-MG e Inter têm um empate técnico, com 2,8% e 2,7%, respectivamente, de todo o país.

Torcida do Grêmio supera rival Internacional no Sul e em todo o país
Torcida do Grêmio supera rival Internacional no Sul e em todo o país

REGIONALISMO
Outros tradicionais apresentaram números pouco significativos nacionalmente, mas considerando suas regiões, há muitas curiosidades. Considerando apenas a população do Norte, o Remo venceu o embate com o Paysandu, já que soma 3,8% da torcida contra 2,2% do rival. Na amostra do Centro-Oeste, Goiás e Vila Nova estão rigorosamente empatados com 1,7%.

Embora os números decepcionem, o Remo é a maior torcida entre times do Norte

Embora os números decepcionem, o Remo é a maior torcida entre times do Norte

O Nordeste conta com mais representantes locais entre as maiores torcida, apesar do domínio flamenguista. O Bahia tem impressionantes 7%, enquanto o Vitória tem menos da metade, com 2,8%. Em outras praças, o equilíbrio é maior. O Sport tem 3,9% da torcida nordestina contra 2,1% do Santa Cruz e 1,5% do Náutico. Já o Ceará surge com 4% contra 2,8% do Fortaleza.

No Sul, além do domínio da dupla Gre-nal, outros foram citados. Com destaque para o Atlético-PR, que possui 5,3% dos torcedores sulistas, contra 4,5% do Coritiba e 1% do Paraná. O Figueirense tem a maior torcida entre os catarinenses, com 1,4%. Avaí (0,9%), Chapecoense e Joinville (ambos com 0,8%) estão abaixo.

No Sudeste, não houve resultados significativos fora os quatro grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro, além dos dois de Minas Gerais. Apenas 3,4% do total de torcedores da região disseram torcer por outros clubes que não sejam um dos dez grandes.

Bahia tem vantagem confortável sobre outros times nordestinos
Bahia tem vantagem confortável sobre outros times nordestinos

PARANÁ PESQUISAS
O universo desta pesquisa abrange a população Brasileira. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 10.500 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com torcedores maiores de 16 anos de 24 Estados e Distrito Federal em 288 municípios brasileiros durante os meses de março a dezembro de 2016, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 1,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 1,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 4.541 entrevistas, 2,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 2.832 entrevistas, e 2,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 1.573 entrevistas e 2,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 1.554 entrevistas.

Fonte: Paraná Pesquisas/2016

Fonte: Paraná Pesquisas/2016