Já passou da hora do São Paulo renovar o Morumbi
Morumbi passou por uma maquiagem vip, melhorou seu visual mas continua a ter os mesmos problemas do passado
Morumbi passou por uma maquiagem vip, melhorou seu visual mas continua a ter os mesmos problemas do passado
São Paulo hoje tem cinco estádios. O Itaquerão, a Arena do Palmeiras, o Morumbi, o Canindé e o Pacaembu. O melhor, na minha opinião, é a Arena palmeirense. Mais bonita, mais confortável, mais segura. O Itaquerão vem depois disso apesar dos problemas técnicos deixados pela Oderbrecht, que não terminou o estádio e garante que nem vai terminar.
O Canindé está como o deixo Oswaldo Teixeira Duarte, que foi quem o construiu e nunca foi melhorado. O Pacaembu ainda é um bom estádio, mas peca pela falta de investimentos em sua infra estrutura.

E o Morumbi passou por uma maquiagem vip, melhorou seu visual mas continua a ter os mesmos problemas do passado, quando era praticamente o único a receber os grandes jogos dos clubes paulistas e até da Seleção Brasileira.
Mal administrado, o Tricolor jamais pensou sério na reformulaçao de seu estádio. Viu o tempo passar e não investiu. Não fez um projeto para melhorar o que estava errado e dar ao torcedor comum ou vip, um tratamento mais adequado. Hoje, podemos dizer, é o pior estádio da cidade e diante dos problemas financeiros vividos pelo clube, acredita-se que tão cedo não haverá investimento na sua estrutura.
Hoje não há espaço mais para estádios como um Morumbi. Ele precisa sim ser totalmente reformulado. Precisa ter cobertura, precisa melhorar a qualidade e o conforto do setor de arquibancadas, deixando-as no mesmo nível de luxo e qualidade que tem os camarotes do estádio, que nem parecem pertencer ao mesmo estádio tal o nível de conforto que oferece aos seus usuários.
Sei que para reformar o Morumbi em todos os setores necessários, seria necessário um grande, um enorme investimento. Algo que possivelmente o São Paulo não tenha possibilidades de encarar. Mas hoje existem as parcerias, as boas parcerias. É só procurar uma grande construtora brasileira ou estrangeira e fazer uma proposta.
Mesmo que o estádio passe a ser administrado por essa empresa em parceria com o clube. Sei que muitos dos conselheiros do São Paulo são contra parcerias como essas. Mas dividir despesas e responsabilidades, me parece a única saída para transformar o Morumbi num estádio atraente e confortável.
Se essa providência não for tomada, o estádio vai ficar cada vez mais deteriorado e, num futuro próximo, nem terá mais condições de receber grandes jogos (terá de ser derrubado para a construção de outro). Que a diretoria tricolor pense seriamente nisso e tome uma providência imediata para resolver o problema. Ou reforma pra valer seu estádio ou, daqui alguns anos, não terá mais local digno para mandar seus jogos.
C * U * R * T * A * S
* O NARRADOR Galvão Bueno, da TV Globo, tem uma dívida de 30 milhões de reais. Informação foi divulgada pela revista Isto É. Dívida é relacionada com a empresa de vinhos criada por Galvão, que é um apreciador dessa bebida, e que resolveu produzir e vender no mercado brasileiro esse tipo de bebida. Galvão, segundo dizem, ganha 5 milhões de reais por mês. Tem portanto, condições de negociar essa dívida e de parcelá-la. Ainda assim, essa informação surpreende, porque, quem ganha tanto não pode ter uma dívida em aberto nesta proporção.
* FELIPE MASSA resolveu assinar contrato com a Williams e vai voltar a dirigir na Fórmula 1. Em tese, algo normal para quem achava não ter mais quem o contratasse e, de repente, voltasse a ter uma boa proposta para participar do mais importante campeonato de carros de corrida do mundo. Acho que nesse acordo quem mais vai ganhar é Massa. Ele vai colocar mais alguns milhões de euros em sua conta bancária. Mas para a Williams o negócio não será dos melhores,. Massa nunca ganhou nada e não vai virar um vencedor da noite para o dia.

* ASSIM a Williams vai pagar uma nota preta para Massa não lhe dar nenhum retorno. Um erro grave para uma escuderia que já foi grande e quer voltar aos seus melhores dias. Acontece que tendo Felipe Massa como seu primeiro piloto, a possibilidade da Williams ganhar alguma coisa neste ano é zero. Talvez nem uma pole position. Então, por que ela resolveu pagar alto para Massa voltar à Fórmula 1? Pergunta que só a Williams poderá responder. Mas, a principio, acho que houve um erro de avaliação da escuderia. Massa já era como piloto de F-1.
* INCRIVEL o que o acidente trágico com a delegação da Chapecoense trouxe de benefícios ao clube. Numa avaliação feita recentemente, chegou-se a conclusão de que o time de Chapecó ganhou mais de cinco milhões de adeptos depois daquele acidente. O clube ficou famoso e levou muita gente a inscrever-se no seu site de sócio torcedor. Inteligentemente, seus dirigentes estão aproveitando o momento para firmar ainda mais a imagem do clube e transformá-lo num dos mais prósperos do País. Tomara dê certo. Minha opinião é que não vai dar.
* LAMENTO mas concordo com Bernardinho que resolveu abandonar a Seleção masculina de vôlei depois de mais de quinze anos como seu treinador. Na verdade,o desgaste já era tão grande que começava a influir na sua saúde. A família fez um apelo e Bernardinho resolveu acatar o conselho de esposa e filho, para não aceitar mais treinar nossa seleção brasileira. A seleção e o vôlei perdem, mas Bernardinho certamente vai ganhar. Em paz, tranquilidade, menos desgaste e mais tempo para curtir seus familiares. Considero sua saída um acerto.
* PRESIDENTE Paulo Nobre resolveu romper com Mauricio Galiotte, que o substituiu no cargo, devido ao apoio que este deu à diretora presidente da Crefisa, Leila Pereira, que resolveu sair candidata à presidência do Conselho Deliberativo do Palmeiras.
Nobre é frontalmente contra a presença dessa mulher no comando de um dos mais importantes órgãos diretivos do clube. Por isso, rompeu com a administração Galiotte e passou para a Oposição. À principio não vejo problemas para o Verdão. A Crefisa renovou com o Palmeiras e vai ficar no clube.
* COMO FUTEBOL é movido a dinheiro e a Crefisa tem muito, acredito que o Palmeiras ganhou com esse acordo. Perde o milionário Paulo Nobre, mas mantém a fortíssima financeira Crefisa como sua principal parceira nos negócios do futebol. No caso de Nobre, ele já fez o que podia pelo clube. O reorganizou e o recolocou de pé. Se Galiotte souber administrar o dinheiro da Crefisa, ele certamente também fará uma ótima administração. Ele não tem os mesmos recursos financeiros de Nobre, mas com o apoio da Crefisa deve dar conta do recado.
* VAMPETA resolveu insistir na tese de que vai cobrar alto dos torcedores que forem ao jogo entre o Audax e o São Paulo, na abertura do Paulistão 2017 e que não está sendo pretensioso demais com seu desejo, nem está querendo aproveitar-se do fato de ter o mando de jogo contra o São Paulo (que será no estádio do Barueri). Não concordo. Querer cobrar ingresso mínimo a 100 reais é explorar o torcedor que hoje não tem tantos recursos para assistir os jogos do seu time. Vampeta, em minha opinião, está sendo mercenário nesta sua pretensão.
* QUANDO o ex-jogador do Corinthians que hoje é o gerente de futebol do Audax anunciou essa sua pretensão, as Uniformizadas do São Paulo que já não gostam dele, resolveram iniciar um boicote. A intenção é que nenhum torcedor são-paulino vinculado as Uniformizadas compareça a esse jogo. A diretoria do São Paulo também resolveu aderir ao manifesto dos torcedores e já começou a incentivá-los no sentido de não comparecerem ao jogo Audax e São Paulo. Diante disso, parece que o tiro mercenário do Vampeta vai sair pela culatra.
* UM DOS objetivos do Vampeta era explorar a estreia de Rogério Ceni como técnico do São Paulo. Só que sua imagem diante da torcida tricolor está bastante comprometida. Ele sempre insistiu em ironizar o São Paulo e sua torcida e agora vai pagar pelo erro de ter falado demais. A diretoria tricolor afirma que o ideal é que a torcida do São Paulo não vá ao jogo diante do Audax, em Barueri, e deixe para prestigiar Rogério no jogo seguinte, que será no Morumbi diante da Ponte Preta. Certamente uma ideia melhor que os sãopaulinos de vão adotar.
* OBJETIVO da maioria dos chamados pequenos clubes paulistas vai usar o Paulistão para fazer caixa. O Linense, por exemplo, abriu mão de mandar o jogo diante do Palmeiras em Lins e resolveu programar essa partida em que o mando é seu para o moderno estádio da Ferroviária de Araraquara. O jogo será no dia 5 de fevereiro e em Araraquara certamente dará muito mais renda do que em Lins onde o estádio não tem a capacidade do construido pela Ferroviária. Acho válido esse tipo de atitude quando a chance de ganhar mais dinheiro é real.
* VEJAM só o azar que teve o Santos. Como sua diretoria não conseguiu contratar nenhum centroavante de qualidade, a esperança era a de que Ricardo Oliveira pudesse estar pronto para disputar os primeiros jogos do Paulistão como titular da camisa nove. Isso, no entanto, não vai acontecer. Ricardo está com caxumba e segundo os médicos só irá se recuperar depois da estreia do Santos no Estadual que será dia 3 de fevereiro, contra o Linense, na Vila Belmiro. Quem não gostou da noticia foi Dorival Junior que esperava contar com seu camisa 9 titular.
* BOA NOTICIA para o torcedor do Santos. A China quis levar Lucas Lima mas o jogador não aceitou a proposta. Ele vai continuar no clube por mais um ano e até já começou a discutir seu novo contrato. Diretoria promete dar-lhe como luvas um caro zerinho da marca que o jogador quiser. Para Dorival Junior a permanência dele é fundamental. Ele não teria um substituto à altura se Lucas fosse embora. Como ele no meio campo, o setor terá excelente nível e poderá levar o Santos a brigar por muitos títulos. Ganha o clube, ganha a torcida.
* PAULISTÃO vem aí. Jogo abertura será entre Santos e Linense, na Vila, no dia 3 de fevereiro. Primeiro clássico será entre Santos e São Paulo, no dia 15 de fevereiro; Campeonato está bem organizado e promete empolgar os torcedores. Grandes clubes estão bem preparados e prontos para disputar o título. Também há muita animação entre os clubes do interior que reforçaram seus elencos e vão entrar com tudo nessa disputa. Acredito num grande campeonato, talvez o melhor dos últimos tempos. Torço para que essa minha previsão se confirme.





































































































































